Prévia: Stock Car abre novembro decisivo com fim de semana quente em Goiânia

Com 44 pontos de vantagem para Rubens Barrichello, Felipe Fraga pode ‘matar’ o campeonato e se tornar o mais jovem campeão da Stock Car neste ‘Novembro Azul’, um mês decisivo para a temporada 2016. A começar com a etapa de Goiânia, neste fim de semana. Se o jovem piloto da Cimed fechar o mês com mais de 60 pontos à frente do segundo colocado, garante matematicamente o título. Mas seus adversários prometem não aliviar

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A Stock Car, definitivamente, vive momentos de decisão. E o ‘Novembro Azul’ será a chave para a definição do título da temporada 2016 da principal categoria do automobilismo brasileiro. A décima etapa do campeonato marca o retorno do certame a Goiânia com a expectativa de uma disputa verdadeiramente quente dentro e fora da pista. A Stock Car esteve no Autódromo Internacional Ayrton Senna em maio e viu as vitórias de Marcos Gomes na corrida 1 e de Galid Osman na prova 2, mas tem claramente Felipe Fraga, na melhor fase da carreira, como grande favorito neste fim de semana. 
 
A vantagem de 44 pontos do jovem piloto da Cimed para o vice-líder, Rubens Barrichello, mostra a enorme temporada que tem feito. Claro, o grid da Stock Car é de qualidade ímpar e o velho chavão de que “tudo pode acontecer” é perfeitamente aplicável, mas também é inegável que Fraga está, sim, a três passos do título, talvez apenas dois. Se Felipe ampliar a dianteira e abrir mais de 60 pontos para o vice-líder ao fim da rodada dupla de Curvelo, em 20 de novembro, então o piloto vai conseguir um feito raro nos últimos tempos: conquistar o título da Stock Car por antecipação.
 
Mas com um conjunto tão qualificado de pilotos, a Stock Car vai para Goiânia com a disputa ainda bastante aberta. Afinal, são 120 pontos em disputa nas cinco corridas que restam para o fim da temporada. Considerando os números e também a regularidade, que é o fator-chave em um campeonato como o da Stock Car, é possível apontar que quatro pilotos ainda lutam com Fraga pelo título de 2016: além de Barrichello, que soma 183 pontos, Valdeno Brito, com 167, Max Wilson, com 148 e Daniel Serra, com 140. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Fraga faturou nada menos que 90 pontos vencendo as três últimas das corridas principais da Stock Car (Foto: Duda Bairros/RF1)
Outros tantos ainda sustentam chances matemáticas, indo do sexto colocado, Cacá Bueno, com 138, até Vitor Genz, décimo com 130, mas para esses o título trata-se de um cenário bem mais improvável.
 
“Meu objetivo é sempre continuar lutando para estar entre os primeiros, mas se surgir a oportunidade para vencer a prova, como fiz na Corrida do Milhão, em Londrina e em Curitiba, é claro que vou buscar essa quarta vitória seguida, até porque garantir 30 pontos na corrida principal é excelente para o campeonato”, comentou Felipe.
 
“Tenho recebido um carro perfeito da Cimed Racing e tenho certeza que estaremos competitivos novamente em Goiânia”, acrescentou o piloto, que já teve a chance de vencer em Goiânia no ano do seu debute na Stock Car, em 2014. Em contrapartida, seu maior adversário na luta pelo título, Rubens Barrichello, também já triunfou no Autódromo Internacional Ayrton Senna, também em 2014, na Corrida do Milhão.
Um cenário de muito calor espera pelos pilotos neste fim de semana (Foto: Miguel Costa Jr.)
Fraga vem aproveitando bem o melhor carro da temporada, como de fato mostrou nas últimas provas. O desempenho em ritmo de classificação está ali, ao nível dos melhores, e nas corridas o tocantinense sobressai. As últimas vitórias lhe garantiram nada menos que 90 pontos, o que é fundamental para o título. Por outro lado, Barrichello vem se mostrando como o Sr. Estratégia da Stock Car. 

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Na busca pelo maior número possível de pontos, o campeão de 2014 repetiu em Curitiba as estratégias bem-sucedidas em Cascavel e Londrina: se colocar no pelotão da frente, antecipar o pit-stop na corrida 1, voltar na prova e ainda conseguir somar pontos muito importantes e se colocar em condições de vencer a segunda disputa. Quase deu certo de novo em Curitiba, mas veio o safety-car para arruinar sua tática e ajudar Thiago Camilo a conquistar uma merecida 21ª vitória na Stock Car.
 
Tudo vai depender do desempenho dos carros no fim de semana. Fraga e Barrichello ostentam bons retrospectos em Goiânia e tendem a proporcionar outro grande espetáculo ao público, mas mesmo pilotos como Valdeno, Max Wilson, Marcos Gomes, Ricardo Maurício e Cacá Bueno, além de Daniel Serra, tem tudo para estar no meio da ‘brincadeira’ no seletivo circuito goiano.
 
Em Goiânia, na prova realizada em 22 de maio, a Cimed mostrou mais uma vez que conta com o melhor carro do grid. Além da vitória de Gomes na prova 1, Fraga faturou seu primeiro pódio no ano na segunda corrida daquele escaldante domingo. Portanto, as chances de um novo domínio neste fim de semana são grandes. 
Marcos Gomes brilhou em Goiânia na corrida 1 em maio (Foto: Duda Bairros/Vicar)
A previsão do tempo para os próximos dias em Goiânia indica forte calor, mesmo com o céu parcialmente nublado. E as altas temperaturas tendem a ser um desafio a mais para os pneus, considerando sempre o limite de um jogo e meio de pneus novos por cada piloto para o fim de semana. 
 
Na corrida vencida por Gomes, por exemplo, Cacá Bueno largou na pole e liderou parte da disputa até ver seu pneu estourar, permitindo a Marquinhos faturar sua segunda vitória na temporada. O triunfo de Galid na prova 2 veio na combinação sempre certeira entre grande pilotagem e mérito da equipe RCM com uma estratégia perfeita.
 
 
Novidade no grid
 
A RZ Motorsport terá Guilherme Salas em um dos seus carros para a etapa deste fim de semana, em Goiânia, e também para a rodada dupla de Curvelo, 15 dias depois. O jovem piloto de Jundiaí vai substituir Danilo Dirani, que substituiu César Ramos a partir da etapa de Cascavel, e certamente vai adicionar talento ao grid da Stock Car. Depois de correr como convidado de Popó Bueno em 2015 e de Ricardo Maurício em 2016 nas Corridas de Duplas, chegou a hora de Salas, dono do título do Brasileiro de Turismo em 2014 e que esteve nos dois últimos anos pela Renault no Brasileiro de Marcas, enfim fazer sua estreia como piloto titular na Stock Car.
 
Salas mostrou suas credenciais na principal categoria do automobilismo brasileiro ao ajudar Maurício a faturar a pole da Corrida de Duplas deste ano em Curitiba, impressionando pela sua maturidade e performance. Desde então, paralelamente à sua participação no Brasileiro de Marcas, o interiorano se mostrava ativo no paddock negociando com equipes e buscando seu lugar ao sol, que veio na reta final desta temporada.
Depois de se emocionar com a pole ao lado de Ricardinho em Curitiba, Salas vai estrear como piloto oficial na Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Uma curiosidade: Guilherme, que habitualmente usa o #17, não poderá estampá-lo em seu carro na Stock Car porque trata-se de um número eternizado pelo mítico Ingo Hoffmann. Assim, Salas vai com o #117 nas duas provas e com esperança de marcar terreno e garantir uma vaga para 2017.
 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Programação do fim de semana

 
O cronograma das atividades de pista do fim de semana, que também compreende a disputa das penúltimas etapas da F3 Brasil e do Mercedes-Benz Challenge, começa na sexta-feira. A Stock Car vai à pista a partir das 10h15 com a disputa do primeiro treino livre, com 60 minutos para cada um dos dois grupos de pilotos. A categoria volta à pista para um sábado bem intenso, com o segundo treino livre a partir de 8h15, com cada um dos grupos tendo 40 minutos de sessão. Já o treino classificatório, que vai acontecer ao meio-dia, terá transmissão ao vivo pelo canal por assinatura SporTV.
 
No domingo, a Vicar, empresa que promove e organiza a Stock Car, promoveu alterações e atrasou o cronograma em uma hora. Assim, a largada da corrida 1 está prevista para 14h (horário brasileiro de verão), enquanto o desfecho da rodada dupla acontece às 15h10, também com transmissão ao vivo do SporTV.
 
Sexta, 4 de novembro
9h – 9h40: F3 Brasil – 1º Treino
9h55 – 10h05: Stock Car – shakedown
10h15 – 11h15: Stock Car – 1º Treino (Grupo 1)
11h20 – 12h20: Stock Car – 1º Treino (Grupo 2)
12h35 – 13h15: F3 Brasil – 2º Treino
14h30 – 15h30: Mercedes-Challenge – 1º Treino (CLA AMG)
15h40 – 16h40: Mercedes-Challenge – 1º Treino (C 250)
 
Sábado, 5 de novembro
8h15 – 8h55: Stock Car – 2º Treino (Grupo 1)
9h – 9h40: Stock Car – 2º Treino (Grupo 2)
9h55 – 10h15: F3 Brasil – Classificação
10h30 – 11h30: Mercedes-Challenge – 2º Treino (CLA AMG/C 250)
12h – 13h: Stock Car – Classificação
13h55 – 14h30: F3 Brasil – Corrida 1
15h – 15h20: Mercedes-Challenge – Classificação CLA AMG Cup
15h30 – 15h50: Mercedes-Challenge – Classificação C 250 Cup
 
Domingo, 6 de novembro
9h25 – 10h: F3 Brasil – Corrida 2
12h0 – 12h50: Mercedes-Benz Challenge – Corrida
14h0 – 14h45: Stock Car – Corrida 1
15h10 – 15h35: Stock Car – Corrida 2
 
fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.