“Quer saber como ganhar R$ 1 milhão em dois segundos? Pergunta lá no posto Ipiranga”, brinca Camilo

Prêmio das vitórias de 2011 e de 2012 foi dividido entre o piloto e a equipe RCM. Vencedor credita triunfo à estratégia diferenciada

Por mais que Thiago Camilo tenha enfrentado problemas que lhe custaram a briga pelo título da Stock Car, não dá para dizer que o desfecho da temporada de 2012 foi ruim para ele. O piloto paulista venceu a Corrida do Milhão depois de largar na 21ª posição, graças a uma estratégia que fugiu à regra e rendeu muitas posições – e com uma pitada de sorte.

Embora tenha vencido a edição de 2011 da corrida milionária, foi só com o segundo triunfo que os seis dígitos foram alcançados na conta bancária. Isso porque a premiação, tanto no ano passado quanto neste ano, foi dividida meio a meio com a equipe RCM.

Todos os três melhores da Corrida do Milhão saíram na foto em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)

Após a vitória, Camilo, que já havia vencido em Tarumã neste ano, não conseguia esconder a felicidade. “Estou muito feliz. Foi um sonho o que aconteceu hoje”, declarou, em entrevista coletiva no autódromo de Interlagos. No Twitter, brincou com o bordão da rede de postos de combustível que o patrocina: “Quer saber como ganhar R$ 1 milhão em dois segundos? Pergunta lá no posto Ipiranga”.

Apesar de Cacá Bueno ter liderado até a poucos metros do fim, era a aproximação de Ricardo Maurício que Camilo mais temia. “Sabia que seria complicado segurar o Ricardo na reta, não tinha mais o push. Aí eu vi o Cacá tirando o pé, achei que só ia acelerar só quando estiver pertinho. Ele gosta de tirar o pé na última volta… Aí foi chegando perto, chegando perto e eu pensei: ‘opa, acho que não está tirando o pé não’”, narrou. O combustível do carro da Red Bull havia acabado e Camilo pôde cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

O vencedor da Corrida do Milhão lamentou que um problema na classificação tenha tornado a sua tarefa mais complicada e creditou a estratégia certeira pela vitória. “Entrei no box logo na primeira volta, era uma estratégia combinada. Quando estava saindo do box,olhei pelo retrovisor e avisei pelo rádio que o safety-car estava entrando na pista”, contou. Chefe da RCM, André Bragantini afirmou que a intervenção do carro de segurança seria fundamental: “Na hora que entrou o safety-car nós tínhamos certeza da vitória”.

Camilo ainda demonstrou ter certeza de que o título da Stock Car, um dia, virá. “Estou aqui há oito anos, brigo por vitórias desde 2004, mas, na reta final, as coisas parecem não dar certo. Mas eu tenho certeza que uma hora vai chegar a minha vez na categoria”, cravou.

Em uma coletiva bastante bem-humorada, o piloto do carro número 21 ainda brincou com o pentacampeão Cacá Bueno. "Duas vitórias na Corrida do Milhão não valem o título?", questionou. "Eu não trocaria", rebateu o carioca, arrancando risos dos presentes.

Com os 44 pontos somados pela vitória, Camilo ganhou posições na tabela de pontuação e terminou o ano em quinto, com 158 pontos. Cacá fechou o campeonato com 195.

O Grande Prêmio cobre ‘in loco’ a Corrida do Milhão, etapa decisiva da Stock Car, com os repórteres Fagner Morais, Felipe Giacomelli e Renan do Couto e o fotógrafo Rodrigo Berton.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.