Red Bull defende Cacá após suspensão e diz que “interferências extra-pista tiram tesão pela competição”

A Red Bull também se manifestou neste domingo (16), pouco antes do início da Corrida do Milhão em Goiânia, sobre a punição aplicada a Cacá Bueno pelo STJD. A equipe sai em defesa de seu piloto e afirmou que, embora sem a mesma alegria, vai continua lutando por vitórias e títulos. Ainda assim, o time de Andreas Mattheis criticou a atitude do tribunal e disse que “interferências extra-pista tiram tesão pela competição”

Pouco antes da largada da Corrida do Milhão deste domingo (16), a Red Bull enviou um comunicado em que voltou a defender Cacá Bueno, que retornou em Goiânia ao cockpit do Stock Car #0, depois de ter cumprido a suspensão que lhe foi aplicada pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva). O pentacampeão foi punido por ter criticado e chamado os comissários da CBA de um "bando de imbecis" depois da confusão no fim da corrida de Ribeirão Preto, na segunda rodada da temporada 2015.

Ao GRANDE PRÊMIO, o piloto de 39 anos, agora quarto colocado no campeonato, também reagiu à sanção, dizendo que o sentimento é "terrível" e que há uma inversão de pesos e valores. Cacá também se mostrou abatido, disse que está indignado, frustrado e triste com todos o episódio, mas reafirmou que nunca vai se calar.

Red Bull voltou a defender Cacá Bueno (Foto: Red Bull/Bruno Terena)

E a equipe carioca compartilhou da opinião do piloto. "Sem ter a mesma alegria de antes, mas com a mesma vontade, o pentacampeão e a Red Bull continuam com a certeza de que Cacá não fez nada que merecesse uma punição desta amplitude e que o piloto deve, sim, ter o direito de conversar e se expressar em particular com os demais integrantes da equipe. Apesar destas dificuldades, o desafio continua o mesmo de sempre: lutar pelo título, como aconteceu nas outras seis temporadas em que o carioca fez parte do time", afirmou a Red Bull em nota.

"Atitudes como estas fazem com que a Red Bull compartilhe da opinião do pentacampeão. O esporte a motor e espírito esportivo sempre fizeram parte do nosso DNA, mas interferências extra pista nos fazem perder o tesão de competir em um ambiente como este. De qualquer maneira, seguimos com a mesma mentalidade de quando entramos na categoria, em 2007: brigar por vitórias e títulos", encerrou.

Entenda o caso

Quebrando um jejum que durava desde 2013, Cacá venceu a primeira bateria da rodada dupla de Ribeirão Preto da Stock Car, em abril. No entanto, o piloto não recebeu a bandeirada e, estranhando a ausência de sinalização na pista na volta de desaceleração, continuou andando rápido e se defendendo dos ataques de Marcos Gomes, segundo colocado.

A situação o deixou indignado e, em conversa pelo rádio com a equipe Red Bull, ele disparou contra os "imbecis" da CBA. O áudio foi captado e exibido na transmissão da corrida na TV.

“Não sei [o que aconteceu], a CBA tem que explicar o que aconteceu”, disse o piloto logo após aquela prova. “Falaram que era a última volta, não deram a bandeirada. Na reta oposta, nenhuma bandeira amarela parada, mas tinha o carro do Cesinha parado. Eu não sabia se era por isso ou se acabou. O rádio me dizia que acabou. O Marquinhos tentava me passar, e ele mesmo se deu conta de que acabou quando entrou na última reta e tinha gente na pista.”

No dia seguinte, em entrevista ao programa 'Tá na Área, do SporTV, Cacá se explicou: "Acabei usando uma palavra chula. Que se entenda também que foi recuperado um rádio, eu não estava dando uma entrevista, uma declaração, não estava fazendo um pronunciamento. Estava falando com uma pessoa, que era meu chefe de equipe, respondendo porque dei uma volta a mais, de capacete e cruzando a linha. Aquele é um rádio recuperado. Você vê que acabou acontecendo alguma coisa errada e acaba falando algum palavrão".

O piloto também chegou a ir à sala da direção de prova, segundo o próprio, para se explicar do porquê de não ter tirado o pé na volta da vitória, atitude pela qual também se desculpou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.