Maurício anota primeira pole em 2021 e comanda 1-2 da RC Eurofarma em Curitiba

Ricardo Maurício venceu duelo interno da RC Eurofarma e anotou com 1min20s515 a pole-position para a etapa de Curitiba da Stock Car

Líder do TL2 de mais cedo, Ricardo Maurício fez valer os dados obtidos para conquistar a pole-position da etapa de Curitiba da Stock Car, na tarde deste sábado (31). Na prova de casa da RC Eurofarma, a equipe viu seus pilotos dominarem. Com o tempo de 1min20s515, a posição de honra no grid ficou para o atual campeão da categoria.

Daniel Serra, 0s112 atrás, foi segundo, trancando a primeira fila para a equipe mais vencedora dos últimos anos. Gabriel Casagrande deu sequência, ao passo que Cesar Ramos, Galid Osman e Bruno Baptista fecharam os seis primeiros na classificação.

A largada para a primeira corrida de Curitiba está marcada para as 13h (de Brasília).

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Ricardo Maurício celebrou a pole-position conquistada em Curitiba (Foto: Reprodução)

Confira como foi a classificação para a Etapa de Curitiba:

Passado os treinos livres, liderados por Felipe Lapenna e Ricardo Maurício, respectivamente, a Stock Car iniciou a classificação para a sexta etapa do campeonato. Com tudo pronto no Autódromo Internacional de Curitiba, o Q1 começou na hora.

Com o frio de companheiro, já que o termômetro marcava 15ºC, os carros do grupo 1 deixaram os boxes na busca pelas primeiras voltas rápidas da tarde. Rubens Barrichello puxou o pelotão e deu início aos trabalhos na capital paranaense. Sem perder tempo e logo de cara, 15 carros do primeiro grupo apareceram na pista.

Rubens Barrichello foi o primeiro a ir para a pista na classificação (Foto: Reprodução)

Por conta da baixa temperatura, os pilotos sofriam para aquecer os pneus e levaram em média três voltas para otimizar a borracha. O primeiro a assumir a ponta foi Ricardo Maurício, com 1min23s146. Ricardo Zonta veio logo atrás e 0s013 mais lento.

Cesar Ramos foi o primeiro a baixar para a casa de 1min20s e desbancou Maurício. A 50s do fim do trecho inicial, os tempos caíram e a briga pela ponta começou. Vice-líder da temporada, Gabriel Casagrande saltou à frente com 1min20s616.

Já com o cronômetro zerado, os pilotos tentaram a última volta rápida. Mas a ponta de Casagrande ficou sob ameaça. Os cinco melhores do grupo foram: Casagrande, Maurício, Bruno Baptista, Daniel Serra e Ramos.

Gabriel Casagrande foi o melhor do Grupo 1 no Q1 (Foto: Reprodução)
Paddockast 114 | Às vésperas das férias, mercado de pilotos para F1 2022 ferve: quem fica e quem sai

Logo após rápidos ajustes, o Grupo 2 foi à pista. O primeiro a entrar no grupo dos 15 primeiros foi Marcos Gomes, com o tempo de 1min20s967, sendo logo superado por 0s24 por Julio Campos. A dois minutos do fim, Guga Lima foi outro que aproveitou para se colocar no top-15, posição de corte para os pilotos classificados ao Q2.

A felicidade do piloto da Vogel durou pouco, porém. Allam Khodair assumiu a 15ª posição e logo foi superado por Rafael Suzuki. Se o grupo 2 não disputava as primeiras posições, a briga pela ida ao Q2 era intensa.

Já com o cronômetro zerado, Felipe Massa anotou 1min20s960 e subiu para a nona colocação, logo abaixo do companheiro de Lubrax Podium, Julio Campos.

Beto Monteiro foi o único piloto que disputará a prova que não foi ao classificatório, já que cumpre punição levada em Cascavel. Com isso, o piloto da Crown Racing largará em último na corrida 1 do domingo.

Q1: Gabriel Casagrande, Ricardo Maurício, Cacá Bueno, Bruno Baptista, Daniel Serra, Cesar Ramos, Rubens Barrichello, Julio Campos, Felipe Massa, Galid Osman, Marcos Gomes, Chris Hahn, Átila Abreu, Thiago Camilo e Guga Lima avançaram.

Na sequência, o Q2 foi iniciado. Com a regressiva em andamento, os pilotos deixaram o box e começaram a aquecer os pneus, grande desafio do dia, em busca de uma vaga no Q3. Marcos Gomes foi o primeiro a assumir a dianteira da sessão, com a marca de 1min20s909, seguido de Bueno, Abreu, Osman e Massa, que completavam o top-5.

Com 2 minutos restantes, Maurício tomou a ponta com 1min20s507, seguido do companheiro de RC Eurofarma, Serra. Gomes, Campos e Barrichello assumiram o novo top-5. Já com poucos segundos no relógio, os pilotos tentavam uma nova chance de melhorar os tempos e, com o cronômetro zerado, Casagrande pulou para terceiro, seguido de Baptista, alterando as posições entre os seis pilotos que rumaram ao Q3.

Q2: Ricardo Maurício, Daniel Serra, Bruno Baptista, Cesar Ramos e Galid Osman avançaram.

Instantes após o término do Q2, a parte definitiva do classificatório começou e logo com a briga pela pole-position. Ramos foi o primeiro a enfrentar o desafio e inaugurou a pista. O piloto da Ipiranga anotou tempo, mas Serra rapidamente diminuiu a marca.

No duelo pela posição de honra, a RC Eurofarma viu os dois carros duelarem. Logo após Serra assumir a ponta, Maurício anotou 1min20s515, 0s172 mais rápido que o tricampeão, e tomou a dianteira. Casagrande vinha atrás, na terceira posição.

Cronômetro zerado e a última chance para os pilotos, porém, nenhum piloto conseguiu superar a marca de Maurício. Assim, o campeão anotou a 18ª pole-position da carreira, primeira da temporada, e levou o box da equipe ao êxtase.

Stock Car 2021, Curitiba, classificação:

1R MAURÍCIORC EUROFARMA CHEVROLET1:20,515 4
2D SERRARC EUROFARMA CHEVROLET1:20,627+0,1124
3G CASAGRANDEVOGEL CHEVROLET1:20,939+0,4243
4C RAMOSIPIRANGA TOYOTA1:20,985+0,4703
5G OSMANPOLE/SHELL CHEVROLET1:21,089+0,5744
6B BAPTISTARCM TOYOTA1:21,210+0,6953
7M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET1:20,859+0,3444
8J CAMPOSLUBRAX PODIUM CHEVROLET1:20,898+0,3834
9R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA1:20,965+0,4504
10C BUENOCROWN CHEVROLET1:21,031+0,5164
11A ABREUPOLE/SHELL CHEVROLET1:21,072+0,5575
12T CAMILOIPIRANGA TOYOTA1:21,074+0,4474
13F MASSALUBRAX PODIUM CHEVROLET1:21,295+0,7805
14C HAHNBLAU II CHEVROLET1:21,385+0,8704
15G LIMAVOGEL CHEVROLET1:21,402+0,8874
16R SUZUKIFULL TIME BASSANI TOYOTA1:21,005+0,4905
17A KHODAIRBLAU CHEVROLET1:21,063+0,5485
18D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET1:21,147+0,6325
19R ZONTARCM TOYOTA1:21,159+0,6445
20G SALASKTF CHEVROLET1:21,194+0,6793
21G DI MAUROKTF RACING CHEVROLET1:21,209+0,6943
22N PIQUETMX PIQUET TOYOTA1:21,276+0,7614
23D NUNESBLAU CHEVROLET1:21,320+0,8055
24S JIMENEZMX PIQUET TOYOTA1:21,335+0,8205
25M ROSSIFULL TIME TOYOTA1:21,381+0,8664
26T KANAANFULL TIME BASSANI TOYOTA1:21,398+0,8835
27L FORESTIKTF CHEVROLET1:21,447+0,9325
28P CARDOSOKTF RACING CHEVROLET1:21,634+1,1195
29F LAPENNAHOT CAR CHEVROLET1:22,076+1,5613
30T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET1:24,398+3,8835
31B MONTEIROCROWN CHEVROLET
32G FRIGOTTORKL CHEVROLET
TEM MAIS GUERRA NA F1! HAMILTON SEGURA VERSTAPPEN E É POLE DO GP DA HUNGRIA | Briefing

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar