Barrichello faz valer pole-position e vence sem sustos corrida 1 de domingo no Velocitta

Pole-position e vitória. Rubens Barrichello mandou e desmandou na corrida 1 do domingo da Stock Car no Velocitta

Verstappen voa em Paul Ricard e é pole: os melhores momentos da classificação do GP da França (GRANDE PRÊMIO com Reuters)

Rubens Barrichello foi soberano na primeira corrida da Stock Car neste domingo (20) no Velocitta. O piloto da Full Time começou a prova na pole e se fez valer da posição de honra, de um excelente ritmo e de uma estratégia de parada tardia para vencer sem sustos e ameaças a 16ª prova em sua carreira na Stock Car. O campeão de 2014 repetiu o triunfo logrado no sábado, ainda que no dia anterior a conquista tenha sido confirmada apenas seis horas depois após a oficialização de punição a Lucas Foresti.

Diego Nunes, da Blau, e Gabriel Casagrande, com a A.Mattheis/Vogel, completaram o pódio. Casagrande, inclusive, teve de segurar o ímpeto de Daniel Serra ao longo das voltas finais para garantir o quarto pódio da temporada, o segundo do fim de semana

Ricardo Zonta que largou em segundo, mas perdeu posições na largada, acabou em décimo, tendo como alento a primeira posição para a corrida seguinte, em virtude da regra de grid invertido entre os dez primeiros colocados da corrida 1.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Saiba como foi a corrida 1 da Stock Car neste domingo no Velocitta

Antes mesmo da bandeira verde, a organização da Stock Car anunciou os vencedores do prêmio Fan Push Claro 5G: Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Chris Hahn, Allam Khodair e Diego Nunes.

Com Barrichello na pole-position, o grid se alinhou para a largada da terceira prova do fim de semana da Stock Car no Velocitta, desta vez, pela quarta etapa do campeonato de 2021. O piloto do carro #111 controlou o pelotão e largou bem, criando vantagem na primeira curva.

Diego Nunes foi outro que teve bom início e tomou a segunda posição de Ricardo Zonta, que acabou em oitavo após largada ruim. A primeira rodada do fim de semana foi de Tuca Antoniazi, que sozinho, escapou no fim da reta principal. Completavam o top-3 na primeira volta Barrichello, Nunes e Gabriel Casagrande.

Com uma largada limpa, muitas posições foram trocadas no pelotão intermediário. Na briga pelo pódio, Allam Khodair partia para cima de Casagrande logo no início, utilizando o botão de ultrapassagem para entrar no top-3. Na liderança, na terceira volta, o #111 da Full Time já abria 1s683 de vantagem para o carro #70, da Blau.

O primeiro a ir para os boxes, com problemas, foi Felipe Lapenna. Uma volta depois, Gaetano Di Mauro foi outro a ter problemas e abdicou da corrida 1 para tentar voltar mais competitivo na segunda prova do domingo.

Largada da corrida 1, da quarta etapa da Stock Car (Foto:Reprodução)

Após 6 giros, Barrichello mantinha a ponta com 1s992 de vantagem, além de ter a melhor volta até aquele momento com 1min33s014. Na parte intermediária do grid, as disputas começavam a se desenhar, com os pilotos gastando os pushes disponíveis. Com 18 minutos para o fim, a direção de prova interveio pela primeira vez e notificou Antoniazi, da Hot Car, por exceder os limites de pista.

Na sétima volta, o box abriu para os pilotos e as estratégias começaram a ser traçadas com os pit-stops obrigatórios. Christian Hahn foi o primeiro a parar. Felipe Massa levou cerca de 40s na parada e trocou os pneus em busca de uma estratégia para a segunda corrida.

Rubens Barrichello se manteve na ponta após largar na pole-position (Foto: Reprodução)

Enquanto isso, no topo, Barrichello imprimia um bom ritmo de volta, acionando push, inclusive, para aumentar a vantagem e postergar a parada, feita somente quando a contagem regressiva apontava 13 minutos para o fim.

A Full Time apenas trocou o pneu traseiro direito do carro #111, permitindo que o campeão de 2014 da Stock Car voltasse a frente de Nunes, na segunda colocação. Com 10 minutos para o fim, a Crown chamou Cacá Bueno, único que ainda não tinha parado, para trocar os pneus e iniciar a estratégia para a corrida 2, retornando na 14ª posição.

Caca Bueno foi o último a parar (Foto: Reprodução)

Na 15ª volta da corrida, com 6 minutos para o fim, o top-3 seguia com Barrichello, Nunes e Casagrande. Christian Hahn voltou a enfrentar problemas e se envolveu em um contato com Tuca Anoniazi. Duas voltas depois, um susto: o carro de Lucas Foresti começou a perder potência e ficou parado entre a pista e a grama. Após alguns instantes, o piloto conseguiu sair do local e seguiu lentamente para os boxes.

Carro de Lucas Foresti ficou parado por alguns instantes na pista do Velocitta (Foto: Reprodução)

Na briga pelo pódio, Casagrande e Serra duelavam na pista por um lugar no pódio. Os dois concorrentes faziam uso do push e lutavam entre si. Com poucos segundos para o fim, outra vez, sozinho, Antoniazi viu o mundo girar ao rodar novamente no circuito do interior paulista.

No topo, sem sustos, Barrichello trouxe o carro #111 rumo a bandeira quadriculada e marcou a segunda vitória do fim de semana, 16ª na carreira na Stock Car. Nunes fechou em segundo, seguido de Casagrande, que segurou o ímpeto de Daniel Serra e garantiu o segundo pódio do fim de semana.

Stock Car 2021, Velocitta, quarta etapa, corrida 1, final:

1R BARRICHELLOFULL TIME TOYOTA31:52.154 20 voltas 
2D NUNESBLAU CHEVROLET+2.482 
3G CASAGRANDEVOGEL CHEVROLET+4.094 
4D SERRARC EUROFARMA CHEVROLET+5.131 
5R MAURÍCIO RC EUROFARMA CHEVROLET+13.058 
6M ROSSIFULL TIME TOYOTA+15.785 
7A KHODAIRBLAU CHEVROLET+18.693 
8M GOMESCAVALEIRO CHEVROLET+20.823 
9G SALASKTF CHEVROLET+26.263 
10R ZONTARCM TOYOTA+26.814 
11T CAMILOIPIRANGA TOYOTA+27.957 
12C BUENOCROWN CHEVROLET+1 volta 
13C RAMOSIPIRANGA TOYOTA+1 volta 
14A ABREUPOLE/SHELL CHEVROLET+1 volta 
15R. SUZUKIFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta 
16F MASSALUBRAX PODIUM CHEVROLET+1 volta 
17T KANAANFULL TIME BASSANI TOYOTA+1 volta 
18D NAVARROCAVALEIRO CHEVROLET+1 volta 
19J CAMPOSLUBRAX PODIUM CHEVROLET+1 volta 
20G OSMANPOLE/SHELL CHEVROLET+ 1 volta 
21G FRIGOTTORKL CHEVROLET+ 1 volta 
22P CARDOSOKTF RACING CHEVROLET+ 1 volta 
23N PIQUETMX PIQUET TOYOTA+1 volta 
24G LIMAVOGEL CHEVROLET+1 volta 
25B MONTEIROCROWN CHEVROLET+1 volta 
26T ANTONIAZIHOT CAR CHEVROLET+2 voltas 
27L FORESTIKTF CHEVROLET+3 voltas 
28C HAHNBLAU II CHEVROLET+12 voltas 
29F LAPENNAHOT CAR CHEVROLET+14 voltas 
30G DI MAUROKTF RACING CHEVROLET+16 voltas 
31B BAPTISTARCM TOYOTA+18 voltas 
32S JIMENEZMX PIQUET TOYOTA 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar