Após um começo tenso pelo céu fechado e a chuva que caiu com força na sequência, o treino classificatório que definiu o grid de largada para a etapa de Goiânia da Stock Car, realizado na tarde deste sábado (3), terminou com uma eletrizante disputa entre os postulantes ao título da temporada. No fim, foi de Daniel Serra a pole-position. Felipe Fraga parte no segundo posto.
Ainda com a pista totalmente seca, Serra levou a melhor sobre Fraga no Q1. O tocantinense respondeu no Q2, com traçado bastante molhado. Na hora da decisão, sem chuva e com a pista ainda um pouco molhada, Serra caprichou e anotou 1min31s726. Fraga foi o último a ir para a pista, começou melhor, mas terminou 0s026 mais lento. Pole para o atual campeão, que visualiza a chance de confirmar o bi no domingo.
O terceiro posto ficou com Ricardo Zonta, que apareceu numa divisão própria. Bem à frente de Diego Nunes, o quarto colocado, também não se aproximou dos ponteiros. Felipe Lapenna e Nelsinho Piquet não conseguiram completar voltas no que foi o primeiro Q3 de ambos na temporada. O motivo foi falta de combustível, já que os dois deram voltas extras na pista após a chuva interromper o Q1.
Fora do Q3, Marcos Gomes, Gabriel Casagrande, Allam Khodair e Átila Abreu completaram o top-10. Do 11º ao 15º lugar, Júlio Campos, Rafael Suzuki, Lucas Di Grassi, Rubens Barrichello e César Ramos também estiveram no Q2.
O treino ficou interrompido por mais de 30 minutos após a chuva que caiu durante o segundo grupo do Q1. Embora a pequena tempestade tenha de fato parado, as consequências dela tiveram efeito no restante do treino com a chuva molhada.
A largada para a primeira prova do domingo está marcada para as 13h (do horário brasileiro de verão).
Daniel Serra (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-area” });
Confira como foi a classificação:
Q1 – Chuva cai com tudo no segundo grupo e tumultua sessão
A briga pelo título da Stock Car chegou pulsante a Goiânia e, portanto, a classificação não poderia começar sem que o desafiante #1 pulasse para a pista imediatamente que fosse possível. Felipe Fraga, assim logo partiu na frente do grupo dos 15 ponteiros do campeonato.
Na primeira rodada de voltas rápidas, entretanto, foi Daniel Serra, o grande favorito a ser campeão, que anotou o giro mais veloz: 1min24s750. Como era o bastante para avançar para o Q2, foi para os boxes e começou a mexer no carro para o restante da classificação.
Fraga assegurou o segundo lugar e também voltou já satisfeito com o que fizera: 1min24s865. No restante da briga, luta de foice. Júlio Campos segurava o terceiro posto, já na casa do 1min25s, até o cronômetro zerar. Lucas Di Grassi, então, surgiu e pulou para o P3. Campos ficou em quarto.
César Ramos, Rubens Barrichello, Gabriel Casagrande e Marcos Gomes fecharam no top-8. Depois dele, os dois pilotos da Shell, com Átila Abreu e Ricardo Zonta. Allan Khodair, Cacá Bueno, Thiago Camilo, Max Wilson e Ricardo Maurício fecharam o primeiro grupo.
O segundo grupo esperava com medo. Isso porque a chuva se aproximava e, caso caísse, impediria que os pilotos do segundo grupo entrassem na briga para o Q2. A chuva já chegava nos entornos do autódromo, mas a pista ainda escapava.
Ainda na volta de inicial, Nelsinho Piquet rodou na área de escape. Valdeno Brito foi o primeiro a completar volta, mas quem andou forte mesmo foi Diego Nunes, que saltou para o sexto posto com o tempo de 1min25s092. Felipe Lapenna e Rafael Suzuki também entraram no top-15. Na bacia das almas após a rodada, Piquet pulou para o 12º posto e entrou na lista de classificados.
A chuva, então, apareceu. E apareceu em forma de tempestade em parte da pista. Bandeira vermelha, pois.
Após 32 minutos de paralisação, boxes abertos e Bia Figueiredo, Lapenna e Piquet e Suzuki partiram para testar a pista molhada. Na curva 1, Bia, Lapenna e Suzuki passaram por fora na curva um, na tentativa de encontrar um traçado diferente.
A chuva que caiu em Goiânia (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-2-area” });
Q2 – Fraga supera Serra, mas destaque fica para Nunes, Lapenna e Piquet classificados para Q3
Ainda com pista molhada, embora sem chuva, foi Campos o primeiro a anotar volta rápida. Quando Serra e Fraga, logo na sequência, ficou na cara que o giro não era bom. Serra ficou na ponta com 0s351 de vantagem, mas Fraga, quando tentou responder, saiu da pista e sujou os pneus na grama.
Lapenna andou muito bem também e saltou para o terceiro posto, impressionando. Com 2min45s restantes, Gomes andou muito bem. Passou com 1min32s501 e assumiu a ponta.
Suzuki foi outro a andar fora da pista e parecia bem longe da briga pelas primeiras colocações. Na virada para o minuto final, Nunes partiu para o primeiro lugar – e logo depois rodou na grama também. Mas Fraga não deixou barato e fez o relógio cair para a casa de 1min31s777.
Di Grassi e Barrichello, apesar das expectativas, nem passaram perto da classificação para o Q3. Piquet, por outro lado, classificou-se para o primeiro Q3 dele na temporada.
Fraga na ponta, com Serra, Zonta, Lapenna, Nunes e Piquet eram os classificados.
Felipe Fraga (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
window.uolads.push({ id: “banner-300×250-3-area” });
Q3 – Serra ri por último
Com as mudanças provocadas pela chuva em Goiânia, Piquet e Lapenna estavam no Q3 pela primeira vez no ano. Antes do começo da última parte, porém, a notícia: sem combustível, Piquet sequer partiria para a pista. Foi, então, Lapenna. Também com falta de combustível, sofreu uma pane seca no meio da volta e teve que contar com a ajuda dos comissários para empurrar o carro.
Fugindo de qualquer erro, Nunes deu uma volta correta e que logo foi superada por Zonta. Os dois se puseram assim, com o piloto da Shell antes do da Full Time na segunda fila.
O favorito ao título era o próximo. Serra forçou, tirou uma excelente volta no braço e fechou em 1min31s726. Fraga tentou fazer o mesmo na sequência e também foi muito bem. Mas 0s026 mais lento que o rival. Serra, assim, confirmou a pole na capital de Goiás.
Stock Car, Goiânia, Classificação, Final:
1 |
D SERRA |
RC Eurofarma |
|
1:31.726 |
|
2 |
F FRAGA |
Cimed |
|
1:31.752 |
+0.026 |
3 |
R ZONTA |
Shell |
|
1:32.112 |
+0.386 |
4 |
D NUNES |
Full Time |
|
1:32.425 |
+0.699 |
5 |
F LAPENNA |
Cavaleiro |
|
|
|
6 |
N PIQUET |
Full Time |
|
|
|
7 |
M GOMES |
Cimed |
|
1:32.501 |
|
8 |
G CASAGRANDE |
Vogel |
|
1:32.684 |
|
9 |
A KHODAIR |
Blau |
|
1:32.886 |
|
10 |
A ABREU |
Shell |
|
1:32.898 |
|
11 |
J CAMPOS |
Prati Donaduzzi |
|
1:33.317 |
|
12 |
R SUZUKI |
Hot Car Bardahl |
|
1:33.381 |
|
13 |
L DI GRASSI |
Hero |
|
1:33.384 |
|
14 |
R BARRICHELLO |
Full Time |
|
1:33.445 |
|
15 |
C RAMOS |
Blau |
|
1:33.759 |
|
16 |
C BUENO |
Cimed |
|
1:25.331 |
|
17 |
G LIMA |
Vogel |
|
1:25.331 |
|
18 |
T CAMILO |
A. Mattheis/Ipiranga |
|
1:25.340 |
|
19 |
L FORESTI |
Cimed |
|
1:25.422 |
|
20 |
M WILSON |
RC Eurofarma |
|
1:25.432 |
|
21 |
A PIZZONIA |
Prati Donaduzzi |
|
1:25.454 |
|
22 |
G OSMAN |
Cavaleiro |
|
1:25.464 |
|
23 |
V BRITO |
Carlos Alves Eisenbahn |
|
1:25.493 |
|
24 |
B BAPTISTA |
Hero |
|
1:25.501 |
|
25 |
R MAURÍCIO |
Full Time |
|
1:25.533 |
|
26 |
D NAVARRO |
Cavaleiro |
|
1:25.625 |
|
27 |
R SPERAFICO |
Hot Car Bardahl |
|
1:25.707 |
|
28 |
V GENZ |
Carlos Alves Eisenbahn |
|
1:25.768 |
|
29 |
B FIGUEIREDO |
A. Mattheis/Ipiranga |
|
1:26.186 |
|
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.