Serra vibra com volta da pole em Tarumã, mas prevê corrida "muito dura" devido ao desgaste dos pneus

Pole-position para a etapa de Tarumã da Stock Car, o líder do campeonato Daniel Serra elegeu seu companheiro de equipe Cacá Bueno como principal adversário para a corrida deste domingo

A briga pela pole-position para a etapa de Tarumã da Stock Car foi bem apertada entre os pilotos da Red Bull, Daniel Serra e Cacá Bueno, com o líder da temporada 2013 levando a melhor sobre o pentacampeão por apenas 0s073. A vantagem do paulista sobre o carioca foi conquistada com uma volta perfeita no Q2 do treino classificatório, daquelas que, segundo Daniel, seriam motivo de comemoração mesmo sem que a pole viesse.

Serra faturou a pole-position neste fim de tarde em Tarumã (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)

“Foi uma volta extremamente no limite e ainda bem que deu certo”, declarou o piloto após a conclusão da tomada de tempos deste sábado (27). “Passei perto de sair da pista várias vezes. Foi uma volta que, independente de ser a pole ou não, todo piloto gosta, pois sabe que conseguiu tirar 100% do equipamento”, continuou o rubrotaurino.

Só que largar na pole-position não parece um indicativo de muita coisa para este domingo por conta da preocupação com os pneus. O traçado de Tarumã, que possui um asfalto bastante abrasivo, costuma ser muito desgastante com os compostos, e Serra vê a estratégia de pit-stops e o trato com a borracha como fundamentais para transformar essa pole em uma vitória.

“A equipe fez um trabalho muito bom até agora, com cada piloto testando uma coisa diferente. Mas temos de colocar os pés no chão porque a corrida amanhã será muito dura por causa da questão do desgaste dos pneus”, afirmou. “O asfalto aqui é abrasivo demais, faz com que a temperatura dos pneus suba muito. Vamos conversar com calma e estudar como fazer para ter um bom ritmo do começo ao fim”, acrescentou Serra, que não sabe dizer se dá para completar a corrida sem efetuar uma troca de pneus. “Até é possível, mas este asfalto realmente acaba com os pneus muito cedo”, falou.

As imagens do sábado da Stock Car em Tarumã
Vídeo: acelerador trava e provoca capotagem de Gomes

Além da questão da abrasividade, a alta velocidade – a média registrada por Serra na volta da pole foi de mais de 177 km/h – e as muitas curvas rápidas da pista provocam um consumo exagerado no pneu traseiro direito, o pneu de maior apoio da tração.

Apesar da incerteza com relação à estratégia, Serra está certo de quem será seu principal oponente: Cacá Bueno. “Ele é o maior adversário, é pentacampeão e vem dominando os últimos anos. Ele é experiente e é o maior adversário, não o único, mas o maior”, opinou o pole-position.

A largada para a etapa de Tarumã da Stock Car, a terceira corrida de 2013, está marcada para as 11h deste domingo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.