Shell Racing soma bons pontos na Corrida de Duplas com top-5 de Zonta e Vanthoor e grande reação de Átila e Winterbottom

A jornada da equipe chefiada por Thiago Meneghel na prova que abriu a temporada 2018 da Stock Car foi bastante positiva. Ricardo Zonta e seu convidado, Laurens Vanthoor, brigaram por um lugar no pódio e terminaram em quarto Sem conseguir fazer a classificação na sexta-feira, Átila Abreu partiu no fim do grid, em 32º. O sorocabano, um dos vencedores do Hero Push, e Mark Winterbottom ganharam nada menos que 21 posições em Interlagos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Diante de todas as condições adversas enfrentadas pelos pilotos na Corrida de Duplas que abriu a temporada 2018 da Stock Car, no último sábado (10), dá para dizer que o resultado obtido pela Shell Racing foi bastante positivo. Os dois carros da equipe chefiada pelo engenheiro Thiago Meneghel, o #10 de Ricardo Zonta e o convidado Laurens Vanthoor, e o #51 de Átila Abreu e seu parceiro, o australiano Mark Winterbottom, se destacaram durante a prova em Interlagos e conseguiram fechar a disputa com bons pontos no bolso. Zonta e Vanthoor fecharam em quarto lugar, enquanto Átila e Winterbottom, depois de começarem em 32º e penúltimo — a dupla não conseguiu fazer a classificação em razão de um problema elétrico no carro —, o 11º veio quase que como uma vitória.

 
Zonta foi um dos bons nomes da primeira e caótica primeira parte da prova, quando a chuva desabou em Interlagos na volta de apresentação, o que forçou a direção de prova a intervir com bandeira vermelha para que as equipes pudessem trocar os pneus slicks pelo de chuva. O curitibano largou em quinto e foi ganhando posições importantes até alcançar o segundo lugar, quando entrou nos boxes para dar lugar a Vanthoor. 
 
As condições já eram melhores, mas o europeu teve de lidar com a maior experiência de pilotos habituados às relargadas e ao uso do push-to-pass da Stock Car. Ainda assim, Laurens cruzou a linha de chegada em quinto com o #10. A dupla ganhou uma posição depois da punição imposta a César Ramos e Kelvin Van der Linde.
Laurens Vanthoor acelera com a pista mais seca na segunda parte da corrida (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Zonta salientou as condições complicadas da pista no início da disputa em Interlagos e destacou o trabalho feito em conjunto com Vanthoor.
 
“O começo da corrida estava perigoso, mesmo em quinto lugar eu não enxergava nada. É um problema dos carros de turismo, mas consegui escapar do acidente na primeira curva. Estava com o carro muito bem balanceado, sem usar o push eu ultrapassava os outros carros. Quando eu estava em segundo, deu um safety-car e juntou todo mundo. O pit stop foi bom e na relargada os pilotos mais acostumados às relargadas na Stock Car se deram bem em relação aos convidados e perdemos posições”, pontuou o paranaense, feliz com a performance demonstrada ao longo da semana.
 
“É super bom mostrarmos uma competitividade tão grande. O acerto de Interlagos é bem diferente do que nas outras pistas e nos outros lugares já vínhamos mostrando bom desempenho, vamos trabalhar para a próxima etapa e manter essa performance de andar entre os três primeiros”, disse.
O pit-stop decisivo para Zonta e Vanthoor (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Por sua vez, Vanthoor só lamentou a falta de uma maior experiência com um carro da Stock Car para lutar de igual para igual na parte final da disputa. “Foi uma corrida interessante, com muita chuva no começo. O Ricardo fez um ótimo trabalho ao me entregar o carro em segundo. Fiquei um pouco desapontado, porque não consegui ter o mesmo ritmo para brigar com os outros. Dava para ter chegado mais à frente mas os pontos foram bons para o Ricardo”, declarou.
 
 
Átila e Mark viram o jogo e ganham 21 posições
 
Átila Abreu e Mark Winterbottom, depois de uma sexta-feira frustrante, pouco tinham a perder ao largar do fim do grid. Mas a dupla do carro #51 teve uma das melhores performances do grid. De quebra, o titular do carro #51 ainda foi um dos vencedores da eleição do Hero Push, feita com os fãs da Stock Car, e ganhou um botão de ultrapassagem extra. 
 
Abreu enfrentou uma série de situações adversas, como partir nas últimas posições e tendo de lidar com a falta de visibilidade, ainda mais crítica com o spray jogado pelos carros que vinham atrás. Mas o sorocabano fez uma grande prova de recuperação, foi galgando posições durante seu turno na pista e entregou o carro a Winterbottom na 11ª posição. O australiano, que teve a chance de acelerar com a pista seca, evoluiu ainda mais e alcançou o oitavo lugar. 
Átila Abreu teve um dos melhores desempenhos individuais da corrida (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Mark acabou sofrendo um contato de um oponente no S do Senna e caiu para 12º, posição na qual terminou a prova. Mas com a punição imposta a Ramos e Linde, Átila conseguiu marcar dois pontos com o 11º lugar. 
 
“Foi um grande desafio vir de último e o Átila foi maravilhoso na chuva, foi impressionante como ele veio de trás. Perdemos tempo no pit stop e ficamos atrás de outro carro. Poderíamos ter chegado em sexto, mas outro carro me fez rodar e cair para 12º. Mas nos divertimos, é um grande time e ainda terminamos nos pontos. Amei a experiência, o time foi todo muito amigável”, comemorou Winterbottom.
 
Átila agradeceu aos fãs pela votação que lhe deu um Hero Push. E festejou a grande reação em Interlagos. 
 
“Foi uma corrida muito boa, a chuva veio para bagunçar no começo, mas consegui passar muitos carros. A visibilidade era pouca mas ainda assim consegui aproveitar. Teve a intervenção do safety-car e eu consegui entregar o carro em 12º lugar. Perdemos algumas posições no pit stop, mas o Mark fez um ótimo trabalho, pegou o carro na fogueira, um outro piloto o jogou para fora e acabamos ainda em 12º [que virou 11º]. Bora para a frente, corridas são corridas e começou o ano. Queria agradecer aos fãs por mais um prêmio do Fan Push!”, destacou.
Átila acelera no asfalto molhado de Interlagos nas primeiras voltas (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Thiago Meneghel ficou satisfeito com o que a prova mostrou e o resultado obtido pelos seus pilotos, ainda que considere que houve grande chance de marcar um pódio com Zonta e Vanthoor.
 
“Foi uma corrida legal, esperamos sempre mais. No caso do carro #10, chegamos a estar na frente, em quarto na pista, mas com outros ainda por parar. Mas a parada era dura pro Vanthoor contra os pilotos titulares, talvez tenha faltado experiência para ele usar os pushes, perdeu algumas oportunidades e algumas posições nisso. Pelo menos um pódio estava no nosso alcance. O Átila fez uma corrida fantástica, ganhou muitas posições com um push só. O Mark já era o oitavo pelas nossas contas mas acabou tocado mas mesmo assim salvou um ponto. Para quem largou em último, valeu, vamos para a próxima”, encerrou.
 
E a segunda etapa da Stock Car já tem data marcada. Curitiba recebe a primeira rodada dupla do ano em 8 de abril.
ENQUANTO A MERCEDES RESPIRA CALMARIA

CONCORRÊNCIA MOSTRA ARES DE PREOCUPAÇÃO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.