Quem sobe e quem desce: análise da rodada dupla da Stock Car em Buenos Aires

Ao lado dos vencedores Daniel Serra e Gabriel Casagrande, Felipe Massa foi um dos grandes destaques do fim de semana. Mesmo sem a vitória, o #19 conseguiu assumir a liderança da tabela

A Stock Car encerrou neste domingo (6) a nona etapa da temporada 2024, realizada em Buenos Aires. Daniel Serra e Gabriel Casagrande foram os grandes destaques deste fim de semana e venceram, respectivamente, as provas sprint e principal. O triunfo do #83, no entanto, chega com um gosto especial, uma vez que agora se coloca de vez na briga pelo título.

Felipe Massa também teve um fim de semana extremamente positivo no que diz respeito à briga pelo título. Depois de ser desclassificado da corrida principal no Velopark, o titular da TMG conseguiu bons resultados no fim de semana na Argentina e ainda viu os principais rivais cometerem grandes deslizes. O #19, novamente, se coloca no páreo.

E por falar em deslizes, Felipe Baptista e Dudu Barichello tiveram uma etapa para esquecer. Embora o titular da Crown ainda esteja muito vivo na briga pelo campeonato, a situação começa a apertar um pouco para o piloto da Mobil Ale.

O GRANDE PRÊMIO traz, agora, o sobe e desce da etapa em Buenos Aires, com três destaques positivos e negativos após as corridas. Confira:

Gabriel Casagrande conquistou sua segunda vitória em 2024 (Foto: Duda Bairros)

SOBE

De volta ao topo

Felipe Massa teve um fim de semana de redenção durante a passagem da Stock Car por Buenos Aires. O piloto da TMG sofreu um duro baque depois de ser desclassificado por uma irregularidade técnica e perder o segundo lugar conquistado na corrida principal no Velopark. Com isso, caiu para quarto lugar na classificação, com uma desvantagem de 94 pontos para o líder Felipe Baptista.

Porém, na etapa na Argentina o #19 conseguiu dar a volta por cima. Além de conquistar o terceiro lugar tanto na corrida sprint quanto na principal, Massa viu Dudu Barrichello, Felipe Baptista e Julio Campos terem um fim de semana difícil. Com isso, assumiu a liderança do campeonato.

Corrida cerebral

Gabriel Casagrande também teve um grande desempenho em Buenos Aires e entrou na briga pelo título. Apesar da corrida apagada no sábado em que foi apenas o sétimo, o #83 brilhou no domingo. Comboiando Thiago Camilo ao longo de quase toda a prova, Casagrande atacou no momento certo para conquistar a segunda vitória da temporada.

O #83 chegou a ter 2s de desvantagem para Camilo quando faltavam menos de cinco minutos para o final. Porém, forçou o ritmo nos últimos instantes e soube gerenciar melhor o uso do botão de ultrapassagem. Assim, superou o rival logo no começo da última volta. Agora, Casagrande é o quarto colocado na classificação com 656 pontos.

Serra ficou com a vitória na sprint após punição de Arthur Leist (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Vitória de Serra

É bem verdade que em condições normais, Daniel Serra não teria vencido a etapa sprint da Stock Car em Buenos Aires, uma vez que não conseguiu fazer frente a Arthur Leist. Porém, depois de largar em quarto e escalar o pelotão até o segundo, era o piloto da Eurofarma quem estava em posição de se beneficiar da punição de Leist para herdar a vitória — segunda da temporada 2024.

DESCE

Tropeço dos líderes do campeonato

Felipe Baptista teve um fim de semana para esquecer em Buenos Aires. Além de ter feito uma classificação ruim e ter largado de 24º nas duas corridas, o #121 sequer conseguiu fazer uma prova de recuperação para somar mais pontos.

Na sprint, se afobou ao tentar ultrapassar Gaetano Di Mauro e acabou com a corrida dos dois. Para piorar, foi considerado pelos comissários como responsável pelo acidente e vai ter de largar do fundo do grid na próxima corrida no Uruguai. No domingo, também não teve bom ritmo e concluiu apenas em 24º. Com isso, perde a liderança para Felipe Massa e é o segundo colocado na classificação da Stock Car 2024.

Dudu Barrichello, que chegou na Argentina na vice-liderança, também teve um desempenho ruim. Depois de se classificar apenas em 19º, se envolveu em um acidente com Cacá Bueno na sprint, rodou, teve problemas no carro, e abandonou a prova. No domingo, também não escalou o pelotão e terminou na mesma posição que começou. Assim, caiu de segundo para sétimo na tabela.

Júlio Campos teve um fim de semana difícil na Argentina (Foto: Rodrigo Guimarães)

Julio Campos perde força na disputa

O cenário de Julio Campos é bem parecido com o de Felipe Baptista. Também com uma classificação ruim, o #4 largou apenas de 15º. No entanto, foi considerado o culpado pelo acidente com Thiago Camilo na sprint e, além de abandonar, recebeu exatamente a mesma punição do #121. Assim, também larga do fundo do grid na sprint no Uruguai.

Por fim, ainda conseguiu minimizar os impactos no domingo e fechou a prova em 11º. Porém, agora figura apenas em sexto na classificação, com 637 pontos.

Primeira vitória jogada fora

Arthur Leist poderia entrar para essa lista como um dos destaques positivos do fim de semana da Stock Car em Buenos Aires. Afinal, fez uma boa sprint e pela primeira vez cruzou a linha de chegada na primeira colocação. No entanto, o titular da Full Time foi punido com 20s por usar o botão de ultrapassagem antes do complemento da primeira volta após relargada.

Com isso, o que seria a primeira vitória na Stock Car acabou se tornando um 18º lugar na sprint. 

Stock Car retoma suas atividades entre os dias 25 e 27 de outubro com a etapa no Uruguai. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da categoria.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.