Stock Car confirma volta ao Rio e anuncia etapa no Aeroporto do Galeão para 2022

A Stock Car vai novamente correr na cidade do Rio de Janeiro, após dez anos de lacuna, com uma novidade: um circuito montado no Aeroporto Internacional do Galeão

A Stock Car divulgou um vídeo com os detalhes do projeto (Vídeo: Divulgação)

A Stock Car está de volta à cidade do Rio de Janeiro na próxima temporada. Após dez anos de ausência, a categoria vai disputar uma prova na capital fluminense, especificamente no Aeroporto Internacional do Galeão, localizado na Ilha do Governador, no dia 10 de abril. Será a quarta etapa do campeonato de 2022. O acordo foi anunciado nesta quarta-feira (15), no Palácio da Guanabara, sede do Governo do Rio de Janeiro.

A prova terá o tradicional formato de rodadas duplas, com duas corridas disputadas no domingo, e vai marcar o retorno do Rio de Janeiro ao cenário do automobilismo nacional. A última etapa na cidade foi em julho de 2012, quando Allam Khodair venceu no extinto Autódromo Nelson Piquet, em Jacarepaguá.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Stock Car ainda não definiu o calendário completo do próximo ano (Foto: Duda Bairros/Vicar)

“Há um sentimento de grande orgulho em todos os membros da Stock Car pela façanha que estamos construindo para o ano que vem, isso vai dos pilotos aos engenheiros, mecânicos e patrocinadores. Certamente os fãs sentirão o mesmo. Será um momento histórico”, destaca Fernando Julianelli, CEO da Vicar, promotora da Stock Car.

O circuito, montado em uma pista auxiliar do aeroporto, foi idealizado por Luís Ernesto Morales, presidente da Comissão Nacional de Circuitos da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Pelas imagens do projeto, a pista terá apenas quatro curvas, sendo uma chicane, mas se assemelha muito a um anel externo.

Apesar da novidade, o local não terá as operações impactadas pelo fim de semana da corrida, pois o circuito será montado em uma pista auxiliar. De acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto do Galeão foi o oitavo mais movimentado do Brasil, com 4,4 milhões de passageiros passando pelos seus corredores no ano passado.

Em outubro, a Vicar, promotora da categoria, anunciou as datas do novo calendário para a temporada 2022. O cronograma compreende 12 etapas, sendo duas em regime de rodada dupla, com início em 13 de fevereiro e encerramento em 20 de novembro, antes do início da Copa do Mundo do Catar.

A grande novidade é o retorno da Corrida de Duplas, realizada pela última vez em 2018, e que retornaria em 2020, mas foi adiada e, posteriormente, cancelada por decorrência da pandemia do novo coronavírus. A prova vai representar justamente a abertura do campeonato, ainda sem praça definida.

Ainda que os locais não tenham sido divulgados pela Stock Car, o calendário da próxima temporada tem a mesma quantidade de etapas deste ano. A nova programação contará com duas rodadas duplas, realizadas em dois finais de semana: 19 e 20 de março e 2 e 3 de julho. O campeonato continuará com o formato de duas largadas por etapa.

Confira as datas do calendário da Stock Car para a temporada de 2022:

 DataEtapaLocal
113/2Corrida de DuplasA definir
219/3A definirA definir
320/3A definirA definir
410/4GP do GaleãoRio de Janeiro
515/5A definirA definir
62/7A definirA definir
73/7A definirA definir
831/7A definirA definir
94/9A definirA definir
1025/9A definirA definir
1123/10A definirA definir
1220/11A definirA definir
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.