Stock Car contabiliza desclassificações da TMG e Crown no Velopark. Casagrande é novo líder
Felipe Massa, Felipe Baptista, Rafael Suzuki e Enzo Elias perderam pontos da etapa do Velopark. Gabriel Casagrande assume liderança da Stock Car 2024
A Stock Car utilizou as redes sociais para comunicar a alteração na classificação da temporada 2024 da categoria, já contabilizando a eliminação dos pilotos da TMG e Crown da etapa do Velopark. Entre eles, está Felipe Massa, que deixou a liderança do campeonato. Bicampeão, Gabriel Casagrande assumiu a ponta, com 766 pontos.
A desclassificação de Massa, Felipe Baptista, Enzo Elias e Rafael Suzuki da corrida em Nova Santa Rita (RS) após a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) confirmar a adulteração nos pneus da Hankook utilizados na etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul, disputada em 8 de setembro, apurou o GRANDE PRÊMIO com duas fontes próximas ao caso.
A entidade chegou a enviar os compostos à Coreia do Sul para que a fornecedora investigasse a, até então, suspeita de alteração química. Após o recebimento do laudo, veio a confirmação da desclassificação das equipes na etapa.
“Após as decisões recentes do CTDN [Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA], que desclassificou os carros das equipes TMG e Crown da etapa do Velopark com base no artigo 15.5 do Regulamento Técnico, uma nova pontuação foi oficializada pela CBA nesta semana”, disse a Stock Car, em sua conta no Instagram.
“A Vicar, promotora do campeonato, reitera que a integridade das competições e a segurança de todos os envolvidos são prioridades absolutas para o campeonato e conta com a colaboração de todas as equipes para o cumprimento rigoroso do regulamento técnico e desportivo”, completou.
Além de Casagrande ganhar uma posição, Ricardo Zonta pulou para o segundo lugar no certame, com 742 tentos. Massa caiu para o terceiro posto, com quatro pontos a menos. Dudu Barrichello é o quarto, com 734 e Bruno Baptista fecha o top-5, com 716 tentos — tabela completa abaixo.
Entenda o caso
O GRANDE PRÊMIO apurou, após a corrida gaúcha, que o desempenho dos carros de Massa, Suzuki, Elias e Baptista levantou dúvidas durante a classificação no circuito gaúcho, visto que, em alguns momentos, chegou a ser até 2s mais rápido que o restante do pelotão.
Inicialmente, aventou-se a possibilidade do uso de uma graxa utilizada em competições de arrancada. Mas, no fim das contas, a suspeita recaiu mesmo sobre uma alteração química no processo chamado ‘vulcanização’ dos pneus.
Esse processo consiste em colocar o pneu numa espécie de forno, provocar alteração molecular em alta temperatura e depois posicionar a borracha em água fria para refixar as moléculas modificadas. Com isso, altera-se a maciez dos compostos, proporcionando maior aderência. À época, a suspeita era que o procedimento havia sido realizado tanto nos pneus de chuva quanto nos slicks, os de pista seca.
A Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) reteve os pneus dos quatro carros e os entregou para a Hankook, que enviou direto para a central esportiva da marca, na Coreia do Sul, para abrir investigação. Após o laudo ser finalizado e encaminhado para a Stock Car, a CBA foi comunicada e definiu as penalidades para os envolvidos.
Antes mesmo do laudo e possíveis consequências, a Stock Car optou pela criação de um ‘Parque Fechado dos pneus’, com o intuito de limitar o tempo em que os compostos ficam com as equipes, diminuindo as chances de qualquer ação fraudulenta por parte dos times. Assim, as equipes passaram a receber os pneus minutos antes das atividades de pista e, agora, devolvem os compostos imediatamente após o fim das atividades.
O intuito da medida foi limitar o tempo das equipes com os pneus, o que diminui a possibilidade de fazer algum tipo de tratamento não autorizado pelo regulamento.
Confira a classificação atualizada da Stock Car
Pos. | Carro | Piloto | Equipe | Pontos |
1 | 83 | G CASAGRANDE | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | 766 |
2 | 10 | R ZONTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | 742 |
3 | 19 | F MASSA | TMG RACING CHEVROLET | 738 |
4 | 91 | D BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | 734 |
5 | 44 | B BAPTISTA | RCM MOTORSPORT TOYOTA | 716 |
6 | 4 | J CAMPOS | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | 715 |
7 | 29 | D SERRA | EUROFARMA-RC CHEVROLET | 628 |
8 | 121 | F BAPTISTA | CROWN RACING TOYOTA | 627 |
9 | 8 | R SUZUKI | TMG RACING CHEVROLET | 614 |
10 | 111 | R BARRICHELLO | MOBIL ALE TOYOTA | 608 |
11 | 88 | F FRAGA | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | 605 |
12 | 28 | E ELIAS | CROWN RACING TOYOTA | 602 |
13 | 21 | T CAMILO | IPIRANGA RACING TOYOTA | 570 |
14 | 90 | R MAURICIO | EUROFARMA-RC CHEVROLET | 524 |
15 | 81 | A LEIST | FULL TIME SPORTS TOYOTA | 507 |
16 | 12 | L FORESTI | A.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET | 505 |
17 | 30 | C RAMOS | IPIRANGA RACING TOYOTA | 498 |
18 | 33 | N PIQUET JR. | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | 479 |
19 | 11 | G DI MAURO | CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET | 473 |
20 | 51 | A ABREU | POLE MOTORSPORT CHEVROLET | 427 |
21 | 85 | G SALAS | KTF RACING CHEVROLET | 398 |
22 | 101 | G PETECOF | FULL TIME SPORTS TOYOTA | 358 |
23 | 38 | Z MUGGIATI | KTF RACING CHEVROLET | 358 |
24 | 0 | C BUENO | KTF RACING CHEVROLET | 352 |
25 | 120 | V BAPTISTA | SCUDERIA CJ TOYOTA | 339 |
26 | 18 | A KHODAIR | BLAU MOTORSPORT CHEVROLET | 322 |
27 | 95 | L KOHL | GARRA RACING CHEVROLET | 186 |
28 | 80 | M GOMES | KTF SPORTS CHEVROLET | 166 |
29 | 35 | G ROBE | GARRA RACING CHEVROLET | 93 |
30 | 99 | L LOPES | SCUDERIA CJ TOYOTA | 16 |
31 | 37 | R TEIXEIRA | ASR COMPETIÇÕES CHEVROLET | 7 |
A Stock Car volta nos dias 23 e 24 de novembro, com a rodada dupla em Goiânia, penúltima etapa da temporada 2024 da categoria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.