Stock Car contabiliza desclassificações da TMG e Crown no Velopark. Casagrande é novo líder

Felipe Massa, Felipe Baptista, Rafael Suzuki e Enzo Elias perderam pontos da etapa do Velopark. Gabriel Casagrande assume liderança da Stock Car 2024

A Stock Car utilizou as redes sociais para comunicar a alteração na classificação da temporada 2024 da categoria, já contabilizando a eliminação dos pilotos da TMG e Crown da etapa do Velopark. Entre eles, está Felipe Massa, que deixou a liderança do campeonato. Bicampeão, Gabriel Casagrande assumiu a ponta, com 766 pontos.

A desclassificação de Massa, Felipe Baptista, Enzo Elias e Rafael Suzuki da corrida em Nova Santa Rita (RS) após a CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) confirmar a adulteração nos pneus da Hankook utilizados na etapa do Velopark, no Rio Grande do Sul, disputada em 8 de setembro, apurou o GRANDE PRÊMIO com duas fontes próximas ao caso.

A entidade chegou a enviar os compostos à Coreia do Sul para que a fornecedora investigasse a, até então, suspeita de alteração química. Após o recebimento do laudo, veio a confirmação da desclassificação das equipes na etapa.

“Após as decisões recentes do CTDN [Conselho Técnico Desportivo Nacional da CBA], que desclassificou os carros das equipes TMG e Crown da etapa do Velopark com base no artigo 15.5 do Regulamento Técnico, uma nova pontuação foi oficializada pela CBA nesta semana”, disse a Stock Car, em sua conta no Instagram.

Massa perdeu a liderança na Stock Car faltando duas etapas para o fim (Foto: Duda Bairros)

“A Vicar, promotora do campeonato, reitera que a integridade das competições e a segurança de todos os envolvidos são prioridades absolutas para o campeonato e conta com a colaboração de todas as equipes para o cumprimento rigoroso do regulamento técnico e desportivo”, completou.

Além de Casagrande ganhar uma posição, Ricardo Zonta pulou para o segundo lugar no certame, com 742 tentos. Massa caiu para o terceiro posto, com quatro pontos a menos. Dudu Barrichello é o quarto, com 734 e Bruno Baptista fecha o top-5, com 716 tentos — tabela completa abaixo.

Entenda o caso

GRANDE PRÊMIO apurou, após a corrida gaúcha, que o desempenho dos carros de Massa, Suzuki, Elias e Baptista levantou dúvidas durante a classificação no circuito gaúcho, visto que, em alguns momentos, chegou a ser até 2s mais rápido que o restante do pelotão.

Inicialmente, aventou-se a possibilidade do uso de uma graxa utilizada em competições de arrancada. Mas, no fim das contas, a suspeita recaiu mesmo sobre uma alteração química no processo chamado ‘vulcanização’ dos pneus.

Pneus Hankook da TMG e Crown foram o centro das atenções nos bastidores da Stock Car (Foto: Duda Bairros)

Esse processo consiste em colocar o pneu numa espécie de forno, provocar alteração molecular em alta temperatura e depois posicionar a borracha em água fria para refixar as moléculas modificadas. Com isso, altera-se a maciez dos compostos, proporcionando maior aderência. À época, a suspeita era que o procedimento havia sido realizado tanto nos pneus de chuva quanto nos slicks, os de pista seca.

Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) reteve os pneus dos quatro carros e os entregou para a Hankook, que enviou direto para a central esportiva da marca, na Coreia do Sul, para abrir investigação. Após o laudo ser finalizado e encaminhado para a Stock Car, a CBA foi comunicada e definiu as penalidades para os envolvidos.

Antes mesmo do laudo e possíveis consequências, a Stock Car optou pela criação de um ‘Parque Fechado dos pneus’, com o intuito de limitar o tempo em que os compostos ficam com as equipes, diminuindo as chances de qualquer ação fraudulenta por parte dos times. Assim, as equipes passaram a receber os pneus minutos antes das atividades de pista e, agora, devolvem os compostos imediatamente após o fim das atividades.

O intuito da medida foi limitar o tempo das equipes com os pneus, o que diminui a possibilidade de fazer algum tipo de tratamento não autorizado pelo regulamento.

Confira a classificação atualizada da Stock Car

Pos.CarroPilotoEquipePontos
183G CASAGRANDEA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET766
210R  ZONTARCM MOTORSPORT TOYOTA742
319F MASSATMG RACING CHEVROLET738
491D BARRICHELLOMOBIL ALE TOYOTA734
544B BAPTISTARCM MOTORSPORT TOYOTA716
64J CAMPOSPOLE MOTORSPORT CHEVROLET715
729D SERRAEUROFARMA-RC CHEVROLET628
8121F BAPTISTACROWN RACING TOYOTA627
98R SUZUKITMG RACING CHEVROLET614
10111R BARRICHELLOMOBIL ALE TOYOTA608
1188F FRAGABLAU MOTORSPORT CHEVROLET605
1228E ELIASCROWN RACING TOYOTA602
1321T CAMILOIPIRANGA RACING TOYOTA570
1490R MAURICIOEUROFARMA-RC CHEVROLET524
1581A LEISTFULL TIME SPORTS TOYOTA507
1612L FORESTIA.MATTHEIS VOGEL CHEVROLET505
1730C RAMOSIPIRANGA RACING TOYOTA498
1833N PIQUET JR.CAVALEIRO SPORTS CHEVROLET479
1911G DI MAUROCAVALEIRO SPORTS CHEVROLET473
2051A ABREUPOLE MOTORSPORT CHEVROLET427
2185G SALASKTF RACING CHEVROLET398
22101G PETECOFFULL TIME SPORTS TOYOTA358
2338Z MUGGIATIKTF RACING CHEVROLET358
240C BUENOKTF RACING CHEVROLET352
25120V BAPTISTASCUDERIA CJ TOYOTA339
2618A KHODAIRBLAU MOTORSPORT CHEVROLET322
2795L KOHLGARRA RACING CHEVROLET186
2880M GOMESKTF SPORTS CHEVROLET166
2935G ROBEGARRA RACING CHEVROLET93
3099L LOPESSCUDERIA CJ TOYOTA16
3137R TEIXEIRAASR COMPETIÇÕES CHEVROLET7

Stock Car volta nos dias 23 e 24 de novembro, com a rodada dupla em Goiânia, penúltima etapa da temporada 2024 da categoria. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.