Stock Car

Stock Car e Goodyear rompem acordo, e Pirelli volta a ser fornecedora da categoria em 2013

Pneus da Stock Car eram fornecidos pela Goodyear desde 2008, mas não agradavam pilotos, e a empresa também não estava satisfeita com o lado financeiro do acordo. Anúncio acontecerá na próxima terça-feira (18)
Warm Up / RENAN DO COUTO, de São Paulo / VICTOR MARTINS, de São Paulo
 (Foto: Rodrigo Berton/Agência Warm Up)

A Stock Car terá novos pneus em 2013. O Grande Prêmio apurou que a Vicar, promotora da categoria, e a Goodyear, fornecedora exclusiva desde 2008, chegaram a um acordo mútuo e romperam o contrato que era válido até 2014. A partir do ano que vem os compostos usados nas 12 etapas do certame nacional serão fabricados pela Pirelli, e o anúncio oficial acontecerá na próxima terça-feira (18).

Segundo apurou o GP, a parceria com a Stock Car não rende financeiramente aos cofres da Goodyear. Por outro lado, pilotos e equipes vêm demonstrando certa insatisfação com o produto que lhes foi entregue. Para a Pirelli, que voltará a atuar no certame após cinco temporadas, o acordo é tratado com tamanha importância que Paul Hembery, diretor-esportivo da marca, virá ao Brasil para acompanhar o anúncio. Também estará presente o superintendente da empresa na América do Sul, Gianfranco Sgro.

Durou cinco temporadas a parceria da Goodyear com a Stock Car (Foto: Rodrigo Berton / Agência Warm Up)

Na Corrida do Milhão, disputada no último fim de semana, em Interlagos, já corria pelo paddock o rumor da troca. Uma fonte relatou ao GP que deixou o autódromo no domingo com a sensação de a Goodyear seguir como fornecedora de pneus "era quase zero". A Vicar, no entanto, negava a possibilidade e reafirmava o comprometimento com a empresa que foi a patrocinadora-máster da corrida mais importante do ano. "Não, não tem nada disso. A gente tem contrato com a Goodyear até 2014 e a Vicar nunca esteve insatisfeita com os pneus", afirmou Maurício Slaviero em entrevista à reportagem.

Na última vez que foi fornecedora, em 2007, os pilotos e equipes se queixaram dos P Zero, nacionais, cujo desempenho deixava a desejar, sobretudo nas corridas. Desta vez, os compostos fornecidos pelos italianos serão importados, como foram entre 2004 e 2006. Antes disso, a Pirelli fora parceira da Stock Car desde 1982, sempre com pneus de fabricação nacional.

Com o retorno à principal categoria do automobilismo brasileiro, a Pirelli terá sua marca exposta em todas as principais classes do turismo nacional. Além da Stock, a marca já é parceira da Vicar no Brasileiro de Marcas, e também fornece compostos para o GT Brasil e a Copa Fiat.