Stock Car planeja investimento em tecnologia para atenuar excesso de punição aos pilotos

Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, Fernando Julianelli garante que a Stock Car não está satisfeita com os excessos de punição em 2022 e garante estar atento às soluções tecnológicas que minimizem mudanças de resultado de pista nos próximos anos

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A Stock Car encerra a temporada neste domingo (11) em Interlagos querendo olhar para a frente. Sobretudo, no que tange a questão das excessivas punições aplicadas aos pilotos em 2022. E o investimento em tecnologia é palavra de ordem na categoria.

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Em entrevista ao GRANDE PRÊMIO, o CEO da Stock Car, Fernando Julianelli, reconheceu que também não está satisfeito com as mudanças de resultado após o fim das provas. Desta maneira, a categoria resolveu se mexer para tentar aplacar os problemas.

“Sem dúvida, a insatisfação número um é nossa. É nosso produto e temos de tomar o maior cuidado possível. Não é positivo que um piloto ganhe, mas que um outro, na verdade, seja declarado vencedor depois de três horas”, afirmou.

Julianelli apontou que uma das principais dificuldades em uma prova é enxergar tudo o que acontece, afinal, em um grid com 33 pilotos, são 33 corridas diferentes que acontecem simultaneamente. “Diferente de outras categorias, a Stock Car tem vários bons pilotos andando no mesmo segundo, correndo a 250 km/h. O tempo todo é um carro se sobrepondo ao outro”, disse.

Fernando Julianelli planeja investimentos em tecnologia para os próximos anos da Stock Car (Foto: Marcelo Machado de Melo)

Para atenuar as polêmicas interpretações dos resultados de pista, a categoria implementou em 2022 uma espécie de VAR que, como no futebol, tem a função de auxiliar os comissários de pista na averiguação de possíveis irregularidades durante paradas nos boxes.

“Temos mais de 40 câmeras espalhadas que nos deram a possibilidade de filmar todos os pit-stops, e isso já nos ajudou a aliviar um monte de interpretações pós-corrida. Afinal, durante a prova é tudo muito intenso”, justificou Fernando.

Para o futuro, serão necessárias diversas adaptações tecnológicas que já estão no radar da Stock Car, como telemetria e câmeras on-board em todos os carros do grid. Julianelli garantoi ainda estar atento às soluções que já existem para trazer à categoria.

Stock Car implementou um VAR durante a parada dos pilotos nos boxes ainda em 2022 (Foto: Marcelo Machado de Melo)

“Essas ferramentas buscam minimizar as mudanças de resultado da corrida e acredito que, com nosso novo protótipo, vai haver uma melhora. Vai resolver? Não sei, mas nós vamos chegar lá. A tecnologia é a resposta, mas demanda custo, tempo, testes e o que não tiver de soluções, vamos desenvolver”, completou.

A Stock Car decide seu campeão neste domingo (11) a partir das 14h15 com a corrida 1 e 14h55 para a segunda prova (ambas no horário de Brasília). O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades que transcorrem em Interlagos.

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