Tarumã tem rodada dupla cheia de ação, mas punições após corridas deixam ar de anticlímax na Stock Car

É bem ruim quando o resultado na pista é mudado por conta de decisões, seja dos comissários ou dos tribunais. Porque o fã, sobretudo aquele que acompanha nas arquibancadas, fica sem entender o que aconteceu. Foi um pouco o que houve neste domingo na Stock Car na rodada dupla de grandes provas em Tarumã. Ricardo Zonta venceu na pista, mas foi punido e viu o triunfo ser herdado por Daniel Serra. Na segunda prova, Felipe Fraga foi sancionado e perdeu o pódio

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Quem pode acompanhar a rodada dupla da Stock Car neste domingo (22), até como esquenta para o GP dos EUA de F1, pode ver duas corridas bem empolgantes no desafiador circuito de Tarumã. Mas o resultado que o fã viu na pista quanto aos três primeiros colocados não foi o declarado oficial em cada uma das provas do fim de semana, por uma razão ou outra.

 
Na primeira corrida, a vitória na pista ficou com Ricardo Zonta, que fez uma baita prova depois de ter largado em sexto e superou Átila Abreu, Max Wilson, Thiago Camilo, Galid Osman e o líder do campeonato, Daniel Serra, para alcançar o que seria seu terceiro triunfo no ano. Seria, não fosse por conta de uma queda do tanque de combustível ao fim do seu pit-stop obrigatório. 
 
A punição imposta pelos comissários a Zonta foi declarada no fim da prova. Um anticlímax total para o público, que viu na pista um vencedor e, no pódio, outro. Serrinha foi declarado o dono da vitória na corrida 1, enquanto o curitibano, com os 20s acrescidos ao seu tempo total de prova, despencou para 13º. 
Zonta foi punido após o reabastecimento nos boxes da Shell Racing em Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shel Racing)
História parecida foi vista na corrida 2. Outra grande disputa, empolgante, cheia de ultrapassagens, estratégias e alternativas. Felipe Fraga foi um dos bons nomes da disputa e lutou pela vitória até o fim, protagonizando as ações com Márcio Campos e, no fim, com Ricardo Maurício, o vencedor, e Átila Abreu. Ao fim da prova, o atual campeão cruzou a linha de chegada em segundo, atrás de Maurício e à frente de Átila.
 
Levou duas horas para que os comissários de prova anunciassem o que Átila tinha explicado na cerimônia do pódio: Fraga foi punido por ter feito ultrapassagem sob regime de bandeira amarela e sofreu a mesma sanção imposta a Zonta: 20s no seu tempo de prova. Como resultado, Felipe caiu de segundo para sétimo, enquanto Márcio Campos herdou um pódio merecido.
 
Não cabe aqui questionar a natureza, justiça ou o motivo das punições. Isso, aliás, diz respeito às equipes, pilotos e comissários como um todo. A questão é sobre QUANDO tais punições são aplicadas. Entende-se que há todo um trabalho de avaliação de cada um dos casos antes que se tome uma decisão, contestações e tudo mais, mas é difícil compreender que uma sanção que mude o resultado do pódio, por exemplo, seja tomada depois, ou bem depois de uma determinada corrida.
Fraga foi ao pódio. Mas perdeu o troféu horas depois em Tarumã (Foto: Bruno Terena/RF1)
Tal fato é ruim sobretudo para o fã que assiste à corrida e vê um resultado diferente do que se refletiu no pódio. Claro, pode-se argumentar que isso é mais comum do que se imagina, ainda mais no automobilismo, mas é de fato um anticlímax. Até mesmo na F1, neste mesmo domingo em Austin, aconteceu cenário parecido quando Max Verstappen perdeu o terceiro lugar após a bandeirada por ter tirado vantagem após passar Kimi Räikkönen cortado caminho ao exceder os limites da penúltima curva do Circuito das Américas. 
 
Neste caso, contudo, sequer havia tempo hábil para puni-lo antes, já que a manobra aconteceu restando poucos metros para o fim da corrida. O que não foi o caso das duas provas da Stock Car em Tarumã. O ideal seria um processo mais ágil que não gerasse situações como as vistas neste domingo.
 
Punições à parte, a Stock Car teve um domingo cheio de ação em Tarumã. E uma tarde completamente favorável a Serra, que deu outro passo importante rumo ao título com a vitória na corrida 1. “Foi muito bom para o campeonato. Quando recebi o aviso da punição ao Zonta, eu desisti de brigar pela vitória. Ele tinha um ritmo muito bom e seria uma disputa muito dura. Foi uma oportunidade que apareceu, aproveitamos e estamos saindo daqui com uma boa vantagem no campeonato”, festejou.
Daniel Serra herdou a vitória com a punição imposta a Ricardo Zonta (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
A se destacar o trabalho feito por Galid Osman. A vitória não veio, mas o segundo lugar foi um alento para um piloto que busca viver novamente melhores dias na Stock Car. O piloto da Ipiranga Racing disse que ajudaria Thiago Camilo se ele estivesse atrás, mas foi Max Wilson quem finalizou em terceiro. 
 
“Se o Thiago estivesse logo atrás de mim eu o deixaria passar, era o nosso combinado. Estava com um bom ritmo de corrida e o Max Wilson estava entre a gente, impossibilitando que a gente fizesse esse jogo de equipe. Acabei perdendo alguns segundos antes da parada para reabastecimento que me tiraram a chance de brigar pela vitória, mas estou feliz pelo resultado”, falou Galid.
 
Na corrida 2, o que se viu foram inúmeras ultrapassagens e a vitória da estratégia. Ricardo Maurício deixou o melhor para o fim e logrou êxito ao conseguir poupar pneus e acionamentos do botão de ultrapassagem. Depois de largar em 16º na esteira de um fim de semana difícil, o bicampeão deu a segunda vitória do domingo à RC/Euforarma. “Nosso ritmo de corrida era forte e é sempre bom voltar a ganhar mesmo enfrentando algumas dificuldades”, explicou o segundo vencedor do dia.
Átila subiu um degrau no pódio após punição a Fraga na corrida 2 em Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Por sua vez, Átila conseguiu amenizar o prejuízo depois de uma primeira corrida difícil após ter largado em quinto. O piloto do TMG/Shell Racing #51 deu a volta por cima na corrida 2 e ainda tirou proveito da punição imposta a Fraga. No mesmo dia, a equipe chefiada por Thiago Meneghel sofreu com uma sanção, mas acabou sendo beneficiado por outra. 
 
“Foi um final de semana um pouco atípico. Me compliquei um pouco na primeira corrida, esperava ir melhor, mas o carro consumiu muito pneu. No fim da segunda corrida, teve uma briga interessante com o Márcio Campos pela posição. Conseguimos amenizar o prejuízo, ainda temos chances de brigar pelo título e vamos lutar por essas oportunidades”, destacou o sorocabano.
 
Por fim, vale a menção ao trabalho feito por Márcio Campos. Em seu primeiro ano na Stock Car, o gaúcho fez sua melhor corrida logo em casa, em Tarumã. Por um bom tempo, o piloto da Blau até deu pinta de que lutaria pela vitória. Mas o pódio, ainda que depois da punição imposta a Fraga, é um alento e tanto para o bicampeão do Brasileiro de Turismo. 
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“É um resultado para ser muito comemorado. Tanto eu quanto a equipe trabalhamos muito por este momento, passamos muitas dificuldades ao longo do ano e, com muito esforço e dedicação, chegamos a este pódio. Hoje tivemos uma estratégia perfeita, um carro muito competitivo, e isso foi determinante para esta conquista”, vibrou Campos.

 
Para a próxima etapa da Stock Car, marcada para 19 de novembro em Goiânia, a expectativa é uma só: de outro fim de semana empolgante e imprevisível. Como o que se viu em Tarumã.
RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.