Temporal em Interlagos joga Gomes e Cacá para fim do grid, e Valdeno crava pole para corrida decisiva de 2015

A forte chuva que desabou em Interlagos na metade final do treino classificatório ajudou Valdeno Brito a faturar a pole-position na despedida da A. Mattheis e, de quebra, embaralhou de vez a decisão do título, já que Marcos Gomes e Cacá Bueno vão largar em 27º e 26º, respectivamente, tornando a grande final ainda mais emocionante em Interlagos

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

A previsão do tempo foi certeira: a chuva veio com tudo e desabou em Interlagos justamente durante a realização do treino classificatório que definiu o grid de largada da etapa decisiva da Stock Car, na tarde deste sábado (12). Mas o temporal veio na pior hora para os postulantes ao título. Isso porque, por conta da pista encharcada, Marcos Gomes e Cacá Bueno sequer tiveram a chance de buscar tempos verdadeiramente competitivos e vão largar das últimas posições. Cacá parte em 26º, uma posição à frente de Gomes. Já Valdeno Brito, alheio à disputa pela taça, se despede da A. Mattheis em São Paulo com sua terceira pole-position em 2015.

E a grande final da Stock Car, no fim das contas, ganha contornos ainda mais imprevisíveis. Primeiro, por conta da própria posição no grid de Gomes e Cacá. E também porque a meteorologia aponta grande chance de chuva também para a disputa da prova, que terá duração de 40 minutos mais uma volta.

Átila Abreu, que persegue a sua primeira vitória em 2015, fecha a primeira fila do grid em Interlagos. Na sequência, Sergio Jimenez e Diego Nunes vão compor a segunda fila, com Felipe Fraga, que pode ser o fiel da balança na decisão por ser companheiro de equipe de Gomes, fecha o rol dos cinco primeiros. Vitor Genz, Luciano Burti, Gabriel Casagrande, Denis Navarro e Cesar Ramos completam o improvável top-10 do grid. 

Valdeno Brito dá adeus à A. Mattheis com pole-position em Interlagos (Foto: Rafael Gagliano/Hyset)

Saiba como foi a classificação da etapa de Interlagos da Stock Car

 
O primeiro grupo a deixar os boxes para a disputa do treino classificatório da tarde deste sábado foi composto pelas três novidades em Interlagos: Constantino Jr., que substitui o sobrinho Lucas Foresti na AMG, Beto Monteiro, que corre a última prova da temporada pela Hot Car, e Néstor Girolami, substituindo o suspenso Raphael Matos na Carlos Alves. Além deles, também foi à pista Felipe Guimarães, que fez sua estreia na Stock Car em 2015.
 
O mais rápido do grupo foi o argentino Girolami. Vencedor da corrida de duplas, que abriu a temporada 2015, ao lado de Ricardo Maurício, ‘Bebu’ anotou 1min40s561 como melhor tempo, com Constantino Jr., Guimarães e Monteiro vindo na sequência.
 
O chamado G2 foi à pista com Bia Figueiredo, Raphael Abbate, Felipe Lapenna e Guga Lima. De todos os citados, dois pilotos conseguiram superar a marca do argentino: justamente Lapenna, seu companheiro de equipe, e Abbate. Bia e Gustavo Lima figuravam de forma provisória nas últimas posições do grid.
Marcos Gomes teve de encarar a forte chuva no fim da classificação e ficou na parte final do grid (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Em seguida, vieram Popó Bueno, Cesar Ramos, Denis Navarro e Rafael Suzuki foram à pista para a tentativa de voltas rápidas em Interlagos. Aí, a ordem da classificação mudou um tanto nas primeiras posições, com Navarro assumindo a pole provisória, seguido por Ramos e Popó vindo em quarto, atrás de Lapenna. Suzuki, por sua vez, não conseguiu encaixar uma grande volta e ficou apenas em décimo.
 
Na sequência era a vez de Gabriel Casagrande, Tuka Rocha, Galid Osman e Luciano Burti, que surpreendeu e liderou o treino livre pela manhã. E foi o veterano, desta vez com o carro azul e preto, que assumiu a pole provisória, tirando a ponta de Navarro ao marcar 1min39s746, sendo seguido por Casagrande. Entretanto, restavam 17 pilotos, mais da metade do grid, para buscar tempo em Interlagos.
 
Os grupos estavam cada vez mais fortes: o próximo era formado por Vitor Genz, Antonio Pizzonia, Átila Abreu e Diego Nunes. Coube ao gaúcho levar o #46 assumir a ponta, ao menos provisoriamente, ao registrar 1min39s677, mas Nunes acabou superando Genz em seguida, e por apenas 0s003. Só que Átila, na sua despedida da AMG, fez um ‘temporal’: 1min39s139. O sorocabano estava mesmo disposto a fechar 2015 com uma vitória para não passar em branco.
Como precisava muito mais de uma posição à frente no grid, Cacá Bueno foi o mais prejudicado pelo temporal (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)
Líder do primeiro treino do fim de semana, Jimenez foi à pista pouco depois com o G6, tendo como concorrentes na pista Felipe Fraga, Ricardo Zonta e Valdeno Brito. Outro grupo mito forte na classificação em Interlagos. E essa força se provou na pista justamente com Valdeno, que completou uma grande volta e marcou 1min38s992, fazendo a melhor parcial nos dois primeiros setores. Zonta, seu companheiro de equipe até esta etapa, tentou se aproximar, mas rodou pouco antes de completar a volta.
 
Aí, a chuva deu as caras em Interlagos quando restavam nove pilotos para as tentativas de volta. E isso seria decisivo para a definição do grid, sobretudo de Cacá Bueno e Marcos Gomes, que fariam suas tentativas no fim da classificação. Aí, a chuva apertou de tal forma que, mesmo depois de a direção de prova liberar os carros de Max Wilson, Thiago Camilo e Julio Campos, partiu dela a orientação de interromper a sessão com bandeira vermelha.

A chuva não cessou mesmo com a interrupção do treino, e a direção de prova não teve outra alternativa a não ser levar adiante a sessão, mesmo com a pista molhada. Fatalmente, Valdeno conquistaria a pole-position e os postulantes ao título, Cacá e Gomes, largariam no fim do grid. Mas antes, a pista teve a presença de Maurício, Allam Khodair e Daniel Serra, que antecederam Rubens Barrichello e os candidatos à taça de 2015.
Thiago Camilo foi outro piloto prejudicado pela chuva na metade final da classificação em Interlagos (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

O asfalto, que estava muito encharcado quando a chuva desabou, estava bem melhor quando os três últimos pilotos da classificação foram à pista. Foi assim que Cacá anotou a 25ª melhor marca, cinco posições à frente de Gomes. Entre eles, em 27º, estava Barrichello. Mas ainda restava uma tentativa para cada piloto. E aí, Gomes encostou de vez no seu oponente na briga pelo título, se colocando em 26º. Mas em seguida foi a vez de Barrichello se colocar à frente. Assim, Cacá larga em 26º, uma posição à frente de Gomes.

Stock Car, São Paulo, grid de largada:

1 77 VALDENO BRITO PB A.MATTHEIS Chevrolet 1:38.992  
2 51 ÁTILA ABREU SP AMG Chevrolet 1:39.139 +0.147
3 73 SÉRGIO JIMENEZ SP C2 Chevrolet 1:39.403 +0.411
4 70 DIEGO NUNES SP VOGEL Chevrolet 1:39.459 +0.467
5 88 FELIPE FRAGA PA VOXX Peugeot 1:39.676 +0.684
6 46 VITOR GENZ RS BOETTGER Peugeot 1:39.677 +0.685
7 14 LUCIANO BURTI SP RZ Chevrolet 1:39.746 +0.754
8 83 GABRIEL CASAGRANDE PR C2 Chevrolet 1:39.803 +0.811
9 5 DENIS NAVARRO SP VOGEL Chevrolet 1:39.834 +0.842
10 11 CÉSAR RAMOS RS CAVALEIRO Peugeot 1:40.041 +1.049
11 10 RICARDO ZONTA PR A.MATTHEIS Chevrolet 1:40.045 +1.053
12 28 GALID OSMAN SP RCM Chevrolet 1:40.066 +1.074
13 110 FELIPE LAPENNA SP CARLOS ALVES Peugeot 1:40.284 +1.292
14 1 ANTONIO PIZZONIA AM MICO'S Peugeot 1:40.332 +1.340
15 74 POPÓ BUENO RJ CAVALEIRO Peugeot 1:40.480 +1.488
16 26 RAPHAEL ABBATE SP HOT CAR Chevrolet 1:40.535 +1.543
17 63 NÉSTOR GIROLAMI ARG CARLOS ALVES Peugeot 1:40.561 +1.569
18 42 CONSTANTINO JR. DF AMG Chevrolet 1:40.721 +1.729
19 66 FELIPE GUIMARÃES SP BOETTGER Peugeot 1:40.729 +1.737
20 69 BETO MONTEIRO PE HOT CAR Chevrolet 1:40.755 +1.763
21 25 TUKA ROCHA RJ BASSANI Peugeot 1:40.790 +1.798
22 8 RAFAEL SUZUKI SP RZ Chevrolet 1:40.822 +1.830
23 3 BIA FIGUEIREDO SP BASSANI Peugeot 1:41.045 +2.053
24 9 GUSTAVO LIMA DF PROGP Chevrolet 1:41.548 +2.556
25 111 RUBENS BARRICHELLO SP FULL TIME Chevrolet 1:47.608 +8.616
26 0 CACÁ BUENO RJ RED BULL Chevrolet 1:47.844 +8.852
27 80 MARCOS GOMES SP VOXX Peugeot 1:48.032 +9.040
28 18 ALLAM KHODAIR SP FULL TIME Chevrolet 1:48.627 +9.635
29 29 DANIEL SERRA SP RED BULL Chevrolet 1:48.661 +9.669
30 90 RICARDO MAURÍCIO SP RC Chevrolet 1:48.913 +9.921
31 21 THIAGO CAMILO SP RCM Chevrolet 1:49.735 +10.743
32 65 MAX WILSON SP RC Chevrolet 1:49.968 +10.976
33 4 JÚLIO CAMPOS PR MICO'S Peugeot 1:50.629 +11.637

Quer assistir à decisão da Stock Car em Interlagos? Está de volta o 'TRAZ MAIS UM PRO GP'.Chame seus amigos para…

Posted by Grande Prêmio on Terça, 8 de dezembro de 2015

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

PADDOCK GP EDIÇÃO #10: ASSISTA JÁ

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.