TMG/Shell Racing vai ao pódio com Átila, mas recorre de punição que tirou vitória de Zonta em Tarumã na Stock Car

Foi um domingo de sentimentos mistos nos boxes da equipe chefiada por Thiago Meneghel em Tarumã. Na corrida 1, a festa pela grande forma e a vitória de Ricardo Zonta contrastou com a punição imposta pelos comissários da CBA por conta da queda do tanque de combustível após o reabastecimento. Na segunda prova, Átila Abreu largou em 20º e, após grande reação, fechou em segundo

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Definitivamente, o domingo (22) foi de fortes emoções dentro e fora da pista na Stock Car em Tarumã para a TMG/Shell Racing. Dentro da pista, a equipe chefiada por Thiago Meneghel alcançou um resultado praticamente perfeito: vitória com Ricardo Zonta na corrida 1, com grande ritmo do paranaense, que largou da sexta colocação e superou fortes concorrentes, como os líderes do campeonato Daniel Serra e Thiago Camilo, para alcançar o terceiro triunfo do ano. Na segunda prova, Átila Abreu partiu da 20ª colocação no grid e, com estratégia, forte desempenho e também com o ‘Hero Push’, sendo agraciado com os fãs em votação no site da Stock Car, conseguiu o segundo lugar. Mas, ao mesmo tempo, ficou o gosto amargo por conta da punição imposta a Zonta, que acabou perdendo a vitória por conta da queda do tanque de combustível após o reabastecimento.

 
Desde o começo, Zonta se impôs com um desempenho muito consistente e conseguiu ganhar terreno. Primeiro, passou o companheiro de equipe e ganhou a quinta colocação. Em seguida, se aproximou do bloco da frente e superou Max Wilson na volta 11. Perto da metade da corrida, Ricardo já era o mais rápido da pista e encostava de vez em Camilo, Serra e Galid Osman. 
 
Restando 20 minutos para o fim do embate, Serra foi aos boxes e fez seu reabastecimento obrigatório. Zonta parou na volta seguinte, quando ocorreu o incidente com o tanque de combustível, que caiu dentro da área delimitada para o pit-stop. Com o fim da janela para o pit-stop, Zonta voltou atrás de Galid. Pouco depois, Zonta tirou proveito do fato de Galid não ter conseguido negociar bem a ultrapassagem sobre Vitor Genz, que vinha com um pneu furado logo à frente, colou na reta e fez a ultrapassagem. Serrinha também passou o piloto gaúcho.
Tanque de combustível caiu em área delimitada para o pit-stop da equipe em Tarumã (Foto: Duda Bairros/Vicar)
Zonta caminhou para uma vitória contundente, mas os comissários de prova optaram por punir o curitibano com o acréscimo de 20s ao seu tempo total de prova, o que resultou em sua queda para o 13º lugar. Mas a equipe chefiada por Meneghel vai recorrer para tentar buscar a vitória garantida na pista.
 
“Foi uma performance muito boa dos dois carros durante o fim de semana, não só hoje, como também no sábado”, declarou o engenheiro, destacando a performance de Átila e Zonta na classificação, levando a TMG/Shell Racing para o Q3 pela primeira vez com seus dois pilotos na temporada. “O Zonta fez uma primeira corrida maravilhosa, ultrapassando os carros na pista e ganhando a prova na pista. Realmente, o galão de combustível caiu no momento em que ele arrancou com o carro. Mas sobre isso, o regulamento é claro: o piloto não pode sair do seu local de pit-stop carregando o galão nem com vazamento de combustível, o que não foi o caso. O carro saiu do seu espaço de pit-stop em perfeitas condições e foi até o fim da corrida”, explicou.
 
“No nosso entendimento, a vitória é nossa e vamos até às últimas consequências para esclarecer isso por uma questão de considerar o que é moralmente correto”, acrescentou Meneghel.
 
O chefe da equipe sediada em Americana também abordou a jornada de Átila em Tarumã. Com o segundo lugar na corrida 2, subindo um degrau depois da punição imposta a Felipe Fraga por ultrapassar em bandeira amarela, o sorocabano do carro #51 voltou a ocupar o terceiro lugar no campeonato, com 223 pontos.
 
“Ele teve um desgaste prematuro muito rápido no pneu traseiro esquerdo, uma grande surpresa para nós, uma anormalidade que até então não havia aparecido para nós no fim de semana. Vínhamos com desgaste maior dos pneus dianteiros e não traseiros. Temos de olhar todos os dados para entender o que houve, e isso comprometeu muito a primeira corrida dele. O Átila vinha fazendo uma prova para chegar entre os dez, já tínhamos colocado mais combustível, mas tivemos de pará-lo para trocar os pneus. Ele fez uma segunda corrida muito boa largando de 20º e chegando no pódio, o que mostra que ele tinha ritmo”, acrescentou.
Átila Abreu reverteu uma corrida 1 difícil e foi ao pódio no desfecho da etapa de Tarumã (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Em que pese a punição, Zonta destacou a grande jornada em Tarumã e a vitória na pista. “Fiz o que tinha de fazer na pista. Fiz uma corrida limpa, passando os concorrentes sem nenhum toque, sem nenhuma confusão, nenhum enrosco, e é claro que não era o desfecho que esperávamos. Mas valeu pelo trabalho da Shell Racing, pela velocidade que a equipe mostrou em todo o fim de semana. Vamos para a próxima. O meu papel eu fiz, na pista”, comentou o veterano do carro #10, que foi décimo lugar na corrida 2.
 
Por sua vez, Átila sabe que ficou mais difícil buscar o título por conta do aumento da diferença para o líder do campeonato, Daniel Serra, que agora soma 289 pontos. 
 
“Não está fácil, mas vamos lutar até o fim. A primeira corrida foi difícil, mesmo poupando, meus pneus acabaram e ficaram na lona antes do fim da prova. Tive de fazer o pit-stop, não sei o que aconteceu. Na segunda corrida, os pneus ficaram bem melhores. Uma pena porque adotamos uma boa estratégia para fazer pontos. Mas o resultado da segunda corrida foi muito bom. Primeiro pela briga ali com o Márcio Campos no fim da prova e, segundo, ganhei o fan push, que me ajudou bastante. A galera fez a diferença ali no fim. Vamos trabalhar para superar esse fim de semana, que não foi tão positivo”, completou o sorocabano.
RITMO DE FESTA

PADDOCK GP CHEGA À EDIÇÃO 100 COM HISTÓRIAS IMPERDÍVEIS DE EDGARD MELLO FILHO

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.