Stock Car

Top-10 no grid, Shell aposta em ritmo de corrida e estratégia em Santa Cruz do Sul

Ricardo Zonta vai largar em oitavo lugar na corrida 1 em Santa Cruz do Sul, duas posições à frente do companheiro de equipe Shell V-Power, Átila Abreu. Galid Osman vai partir em 13º, enquanto Gaetano di Mauro, da Shell Helix Ultra terá de buscar a recuperação com o 22º no grid de largada. A estratégia é a grande esperança para que os pilotos possam somar pontos importantes neste domingo no interior gaúcho

Grande Prêmio, de Santa Cruz do Sul / Redação GP, de Sumaré
O intenso sábado (20) que abriu o fim de semana da etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car teve nada menos que três treinos livres e a sessão que definiu o grid de largada da corrida 1 válida pela quinta etapa da temporada 2019. Na esteira de muito trabalho nos boxes e na pista, a Shell garantiu duas posições no top-10 do grid, com Ricardo Zonta largando em oitavo lugar e seu companheiro de Shell V-Power, Átila Abreu, fechando a quinta fila. Mais atrás, Galid Osman, da Shell Helix Ultra, vai partir em 13º, enquanto Gaetano di Mauro, em seu primeiro ano completo na Stock Car, saindo em 22º lugar.
 
A mudança de temperatura, com um surpreendente calor para os padrões de Santa Cruz do Sul, foi o que marcou o treino classificatório nesta tarde. Nos treinos livres, a temperatura ambiente e da pista foi mais fria.
 
No Q1, primeira parte da classificação, Gaetano não conseguiu avançar para a segunda fase da sessão e se posicionou na 11ª fila do grid. Galid passou em nono lugar com o fim do primeiro grupo, destinado aos 15 primeiros colocados do campeonato. Com a entrada dos outros 14 pilotos oriundos do grupo 2, Osman terminou em 14º, garantindo sua vaga no Q2 por pouco. Átila, com grande volta, passou em quarto lugar, enquanto Zonta finalizou em sétimo.
Ricardo Zonta aposta no bom ritmo de corrida em Santa Cruz do Sul (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
Em um Q2 muito equilibrado, a Shell colocou Zonta em oitavo, com o paranaense ficando a 0s254 de avançar para a luta pela pole em Santa Cruz do Sul. Átila Abreu garantiu o décimo tempo, enquanto Galid completou a segunda parte da classificação em 13º.
 
Com o desfecho das atividades de sábado na pista, as equipes agora trabalham visando a estratégia para as duas corridas deste domingo. Melhor colocado dentre os carros da Shell no grid deste domingo no interior gaúcho, Zonta aposta também no ritmo de corrida para marcar bons pontos e subir na classificação do campeonato.
 
“É positivo largar entre os dez, a largada aqui é bem complicada. Temos um carro rápido e estável, mas ainda falta um pouco de ajuste. É um carro um pouco para a corrida. Para a classificação, faltou ser um pouco mais agressivo com os pneus e, com certeza, o carro que temos, com esse balanço, é perfeito para a corrida”, destacou.
Átila Abreu vai fechar o top-10 do grid da corrida 1 em Santa Cruz do Sul (Foto: José Mario Dias/Shell)
Quanto à estratégia, Átila tem uma experiência recente muito positiva em Santa Cruz do Sul. No ano passado, o sorocabano iniciou sua reação no campeonato com vitória no circuito e, com uma boa estratégia para a rodada dupla, tem as esperanças em garantir outro bom resultado neste domingo depois de um sábado um tanto difícil. 
 
“Começamos mal os treinos, bem complicado. Um carro que gastava muito pneu, mas sem competitividade e velocidade. Fomos trabalhando pouco a pouco, com o pneu novo no último treino já tinha sido melhor, e abusamos um pouquinho para a classificação. Avançamos, terminamos o Q1 em quarto, mas passamos um pouquinho e gastamos um pouquinho de pneu”, explicou o #51.

Paddockast #25
Bênçãos e Maldições da Fórmula E


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM
 
“Tivemos queda de performance, o que já esperávamos, mas maior do que o esperado. É óbvio que esperamos sempre um pouquinho mais, mas largando entre os dez fico na briga e consigo trabalhar a estratégia para as duas corridas”, complementou.
 
Por sua vez, Galid aposta na estratégia para seguir a curva ascendente mostrada nas últimas corridas com o objetivo de avançar ainda mais na tabela de pontos da temporada. “Em relação às últimas corridas, sem dúvida que é a que está sendo mais difícil. Ainda estamos distantes do carro ideal, e por isso a 13ª posição é boa, o máximo que dava era talvez um top-10. Estou satisfeito, é uma boa posição, fazer uma boa estratégia para a corrida e conseguir o objetivo de sair entre os dez primeiros do campeonato”.
Galid Osman tem como meta terminar o fim de semana no top-10 do campeonato (Foto: José Mario Dias/Shell)
Di Mauro lamentou por não ter avançado mais na classificação. O foco do estreante na temporada 2019 da Stock Car está em buscar uma estratégia que o ajude a subir na corrida, provavelmente com foco na segunda prova deste domingo.

“A classificação me pegou de surpresa. Estávamos com um carro para pelo menos ir para o Q2. Tentamos uma coisinha a mais, mas talvez tenhamos ido pelo caminho errado. Agora é rever a estratégia e ir para cima, vamos ver o que vai acontecer”, disse o jovem.
Gaetano Di Mauro está elegível na votação do Fan Push neste fim de semana (Foto: José Mario Dias/Shell)
Dentre os pilotos da Shell, Galid e Di Mauro estão elegíveis para a votação do Fan Push, que fica aberta até o desfecho da corrida 1 deste domingo em Santa Cruz do Sul. Os internautas podem votar no site oficial da Stock Car.
 
O GRANDE PRÊMIO cobre ‘in loco’ a etapa de Santa Cruz do Sul neste fim de semana com o repórter Felipe Noronha. Siga tudo aqui.

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.