Tuka Rocha passa por cirurgia após acidente. Queimaduras são superficiais

Tuka Rocha teve uma cirurgia de sucesso ainda durante a madrugada de sexta-feira (15). O piloto, envolvido em acidente aéreo na Bahia, teve a boa notícia de que as queimaduras, que cobrem 80% do corpo, são superficiais

A sexta-feira (15) marca o começo do processo de recuperação de Tuka Rocha, envolvido em acidente aéreo na quinta-feira em Maraú, no sul da Bahia. O piloto de 36 anos, que teve 80% do corpo queimado, passou por cirurgia ainda durante a madrugada. A informação foi confirmada pela assessoria de Rocha ao GRANDE PRÊMIO.

 
A cirurgia do piloto foi bem sucedida. Outra boa notícia tem a ver com as queimaduras, que não são tão graves quanto inicialmente previsto.
 
"Foi constatado que as queimaduras foram superficiais, o que ajuda muito. Ele fez uma cirurgia ontem de madrugada para limpeza das queimaduras, que acabou depois das 2h. Agora, temos 72h para que a inalação dos pulmões comece um processo de reação", afirmou a assessoria ao GP.
Os restos do acidente aéreo que envolveu Tuka Rocha (Foto: Reprodução)

Outro aspecto que inspira cuidados é, portanto, o respiratório. Rocha inalou muita fumaça antes de ser resgatado no local do acidente.

 
Rocha está internado no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou que oito dos nove feridos se encontram internados na capital estadual. Um décimo passageiro não resistiu e morreu.

Entenda o acidente aéreo

 
O acidente aéreo aconteceu em Maraú, cidade localizada no sul da Bahia, na tarde de 14 de novembro. Tuka Rocha era um dos dez integrantes da aeronave que caiu durante o pouso na pista do resort Kiaroa Eco-Luxury Resort, em Barra Grande. A informação foi confirmada ao GRANDE PRÊMIO pelo kartódromo Speedland, que é administrado por Tuka.
 
A prefeitura local informou que o acidente deu-se após às 14h e que uma vítima fatal já pôde ser confirmada, uma mulher. As outras nove pessoas – incluso um garoto – conseguiram sair da aeronave antes que o fogo a consumisse e têm ferimentos graves e queimaduras. Não foi confirmada a identidade de nenhum dos ocupantes. A polícia civil já atua no caso para investigar o motivo da queda do avião.
 
Nas redes sociais, Rocha chegou a colocar uma foto confirmando que estava em uma aeronave e com uma criança. De acordo com informações da prefeitura local, as queimaduras atingem 80% do corpo do piloto.
 
A aeronave que caiu era de José João Abdalla, 74 anos, dono do Banco Clássico. Ele não estava a bordo do jatinho.
Tuka Rocha começa processo de recuperação (Foto: Duda Bairros/Vicar/Vipcomm)
Quem é Tuka Rocha?
 
Tuka Rocha, 36 anos, está ausente do grid da Stock Car, principal categoria que disputou na carreira, desde o meio de 2018. Em julho do ano passado, o piloto perdeu patrocinador e deixou a Vogel, sendo substituído por Guga Lima. 
 
O sumiço de seu patrocinador, aliás, foi um caso à parte: Hélio Caxias Ribeiro Filho, dono da empresa Híbridos, que atuava com marketing multinível em criptomoedas, desapareceu em 5 de abril de 2018.
 
Ele disputava a categoria desde 2011, com passagens anteriores pela própria Vogel BMC, RZ e RCM. Seu melhor resultado foi em 2013, com o 16° lugar na classificaão geral. Em 2015, conquistou uma vitória.
No ano de estreia, Rocha passou por acidente grave: na etapa do Rio de Janeiro, em Jacarepaguá, no dia 3 de julho, um incêndio consumiu seu carro. Ele precisou se atirar do carro, mas saiu sem queimaduras.
 
Antes de entrar na principal categoria nacional, o piloto passou pela F3 Sul-Americana, WS Nissan, F3 Britânica, F3000 Euro, A1GP, Euro 3000, F3000 Italiana e Superliga.
 

 
Paddockast # 42
QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL?

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.