Valério relembra teste no DTM em que ‘tomou pau’ de Bottas no Estoril e avalia: ‘O moleque é encardido’

Hoje de volta às pistas como piloto da Stock Car, Betinho Valério chegou a participar de um ‘vestibular’ por uma vaga para correr pela Mercedes no DTM. Naquele início de 2011, no Estoril, o mineiro teve a chance de ver de perto um jovem finlandês que mostrava ter um futuro promissor. Hoje, Valtteri Bottas é um dos principais nomes da atualidade no Mundial de F1

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Betinho Valério está de volta às pistas. Depois de um hiato de seis anos, o mineiro de 31 anos regressou ao grid da Stock Car na temporada 2017 como piloto da Full Time Bassani. No começo de 2011, o piloto nascido em Ipatinga teve sua primeira chance na Stock Car e disputou três corridas (Curitiba, Interlagos e Ribeirão Preto) como piloto da equipe de Amir Nasr. Mas, semanas antes do seu debute na principal categoria do automobilismo nacional, Valério teve uma chance singular: fazer parte de um ‘vestibular’ da Mercedes por uma vaga para correr no DTM. E Betinho teve a chance de medir forças com um jovem finlandês que, anos depois, se tornaria um dos principais nomes do grid do Mundial de F1.

 
Em fevereiro de 2011, a Mercedes convocou seus pilotos titulares, como Jamie Green, Bruno Spengler, Gary Paffett e Susie Wolff Stoddart, para uma sessão de testes no circuito português do Estoril. A montadora de Stuttgart também chamou alguns jovens pilotos com potencial para concorrer a uma vaga no DTM. Nomes como Renger van der Zande, Luciano Bacheta, Thomas Kostka, Christian Vietoris e Betinho Valério. Quem também fazia parte dos jovens talentos chamados pela Mercedes era Valtteri Bottas. 
 
Mas, diferente dos outros, Bottas não era necessariamente um aspirante a uma vaga no DTM. O piloto, à época com 21 anos, recebeu o teste de presente da Mercedes por ter sido o piloto da marca melhor colocado na F3 Europeia em 2010, quando terminou em terceiro. Em 2011, Bottas rumou para a GP3 e tornou-se campeão daquele ano, partindo em seguida para a Williams, primeiro como reserva de Bruno Senna e Pastor Maldonado para assumir como titular a partir de 2013. 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Betinho Valério chegou a participar de um teste no DTM e se impressionou com Valtteri Bottas (Foto: Fernanda Freixosa/Vicar)
Para Valério, o teste também era uma chance derradeira de continuar no automobilismo europeu depois de ter feito duas temporadas e meia como piloto da GP2. O mineiro acabou perdendo uma vaga na equipe italiana Coloni após a etapa de Hungaroring por conta da falta de patrocínio.
 
Ao GRANDE PRÊMIO, Betinho lembrou como se deu o convite para participar do teste naquele inverno de 2011 no circuito do Estoril e revela que, bem antes de Bottas ser conhecido do grande público, o finlandês já impressionava pelo talento.
 
“Meu engenheiro da GP2 na Coloni também trabalhava na Mercedes no DTM, e ele me indicou para o Gerhard Ungar, que na época era o chefão da Mercedes no DTM, e fui treinar com o Valtteri Bottas, o Maro Engel e o Christian Vietoris. Dos quatro, eu fui o segundo mais rápido. Só ‘tomei pau’ do Bottas. E na época eu tinha falado para meu pai: ‘O moleque é ‘encardido’’, contou o atual piloto da Stock Car.
 
“Ele vinha da F3, tinha menos experiência que eu, embora tivesse mais experiência no Estoril, e eu nunca tinha andado lá, mas ele tinha menos experiência que eu à época em carros mais potentes. E ele foi muito bem no treino, foi mais rápido que o Jamie Green, se não me engano”, lembrou Valério.
Valério chegou a participar de um teste de DTM com a Mercedes no Estoril em 2011 (Foto: XPB)
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Então ali eu vi e pensei: ‘Esse cara é diferenciado’. E acabou que ele foi para a F1, ele meio que já tinha um lugar garantido na F1, tanto que abriu mão da vaga no DTM na época”, complementou.

 
Daí em diante, o resto é história. Bottas passou quatro anos como titular da Williams, sendo parceiro de Maldonado em 2013 e, entre 2014 e 2016, foi companheiro de equipe de Felipe Massa. Com a aposentadoria de Nico Rosberg, Valtteri recebeu a chance de ouro na carreira e, seis anos depois de ter testado um carro da Mercedes no DTM, foi contratado para ser titular da escuderia prateada e tricampeã mundial de F1.
 
No último domingo, na disputa do GP da Rússia, apenas sua quarta corrida pela Mercedes, Bottas fez uma largada exuberante, passou Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen logo no início e partiu para a conquista da sua primeira vitória no Mundial de F1. Mostrando, como Valério havia pensado em 2011, que de fato é mesmo um piloto diferenciado.

A entrevista completa com Betinho Valério está na seção 'Stop & Go' do GRANDE PREMIUM.

 
EDGARD MELLO FILHO DÁ SHOW NO PADDOCK GP #76. ASSISTA AGORA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.