Visitante, Di Grassi bate Maurício e fica com pole da Corrida do Milhão. Zonta é 7º

O treino de classificação para a Corrida do Milhão reservou a Ricardo Zonta o tão esperado sétimo lugar, mas a pole-position acabou nas mãos de Lucas Di Grassi

Quem gostaria de ficar com a pole-position para a Corrida do Milhão, definida na tarde deste sábado (24)? Em meio a tantas discussões envolvendo uma nova regra, especial para a etapa, foi o visitante Lucas Di Grassi quem aceitou o convite e cravou a posição de honra para a RC Eurofarma.
 
A 1-2 da Eurofarma, inclusive, porque Ricardo Maurício também quis brigar pela dianteira e anotou a segunda colocação. O terceiro e último entre os que entraram no Q4 foi Thiago Camilo, que já tem cinco poles no campeonato.

Ao Q3 também foram Daniel Serra, líder do campeonato, que sai em quarto; Gabriel Casagrande, quinto; e por fim Bruno Baptista, surpreendendo com um sexto lugar.

Mas o cobiçado sétimo ficou com Ricardo Zonta – a posição foi considerada pela maioria dos pilotos a ideal para a largada de domingo, já que o carro está próximo da frente do grid, mas com menos gasto de pneus e combustível que os rivais acima. 

GRANDE PRÊMIO cobre tudo da Corrida do Milhão in loco em Interlagos com os repórteres Felipe Noronha, Pedro Henrique Marum e Gabriel Pedreschi. A prova começa às 11h30 do domingo. Acompanhe tudo aqui.

Di Grassi (Foto: Gabriel Pedreschi/Grande Prêmio)

Confira com foi a classificação:

Q1 – Grupo 1 domina e todos os postulantes ao título avançam
 
Com os grupos separados e uma tarde bem mais fria que a de ontem, o treino de classificação começou com Rubens Barrichello como o primeiro piloto a zarpar na dianteira. Cacá Bueno assumiu a posição um pouco depois.
 
Mas, com todos já estabelecidos, foi Felipe Fraga quem tomou a ponta no tempo de 1min36s152. Vantagem importante para quem aparecia em segundo, Ricardo Maurício: 0s317. Foi Marcos Gomes quem bateu o piloto do #90 logo em seguida, mas por apenas 0s004.
 
Dono de cinco poles no campeonato, Thiago Camilo fechava o tempo do grupo inicial do Q1 com apenas a décima colocação e apenas duas voltas dadas. Mesma coisa de Fraga, só que o piloto da Cimed cravou a volta que precisava para não depender de ninguém. Daniel Serra foi o sexto e encaminhou a passagem.
 
O segundo grupo começou pegando ritmo, mas Átila Abreu se deu mal: o carro vermelho e branco começou a fumar e obrigou o piloto a encostar. Rafael Suzuki também teve problemas.
 
Em termos de desempenho, apenas Lucas Di Grassi mostrou força: encaixou na 14ª colocação e entrou no Q2. De resto, todos fora. Importante ressaltar que todos os postulantes ao título se classificaram.
Fraga (Foto: Gabriel Pedreschi/Grande Prêmio)
Q2 – Di Grassi lidera com trio da Eurofarma 
 
Antes do princípio da segunda parte da classificação, a direção de prova mandou à pista uma equipe de limpeza para tirar o rastro de óleo deixado pelo #51 de Abreu. Treino um pouco atrasado enquanto o trabalho com o pó de serra era realizado.
 
O pit-lane foi reaberto às 12h40 para que o Q2 enfim começasse. Barrichello puxou a fila dos que saíam para a pista e foi seguido por Galid Osman. Ainda durante a primeira volta rápida, Fraga travou os pneus e passou direto na antes do contorno do S do Senna. 
 
Logo na primeira volta rápida, Di Grassi saltou para a ponta. Com o relógio zerado, o trio da Eurofarma aparecia na ponta: Maurício em segundo e Serra em terceiro.
 
Casagrande, Camilo e Vitor Baptista foram os outros que passaram, nessa ordem, para o Q3. O premiado sétimo lugar era de Piquet até o finalzinho, mas Zonta bateu a carteira e ficou com o posto. Piquet, Fraga, Max Wilson e Barrichello formavam o top-10.
Ricardo Zonta (Foto: Duda Bairros/Stock Car)
Q3 – Evitar a pole? Que nada
 
O esquema do Q3 era uma grande questão para saber quem faria força para brigar pela pole e se ver um tanto prejudicado para a corrida, por conta da regra especial, e quem aceitaria evitar mais algumas voltas e menos combustível.
 
Sem ter a responsabilidade de pensar em campeonato, Di Grassi fez boas voltas e sobrou em relação ao segundo colocado, Maurício. Camilo, que na sexta-feira falava em ser sétimo, não tirou o pé e também ingressou.
 
Serra, Casagrande e Baptista, nessa ordem, partem em quarto, quinto e sexto.
Ricardo Maurício (Foto: Duda Bairros/Stock Car)

Q4 – Di Grassi faz pole, enquanto Maurício e Camilo batalham pelo campeonato

A novidade Q4 – ou Superpole – teve a ordem inversa dos tempos da fase anterior para a decisão do pole: Camilo, assim, foi o primeiro a ir para a pista. Mas o especialista em poles da temporada anotou tempo que não parecia estar na briga pela primeira posição: 1min36s979.

Foi a vez de Maurício ir à pista e, com 1min36s873, fez a "pole" entre os pilotos que disputam a temporada, já que bateu Camilo e Di Grassi não poderia tirar este posto.

O que o convidado podia tirar, na verdade, assim o fez: com 1min36s704, manteve o domínio das fases anteriores do treino e formou a dobradinhada RC Eurofarma. 

Stock Car 2019, Corrida do Milhão, Interlagos, Grid de Largada:

1 L DI GRASSI RC Eurofarma   1:36.704  
2 R MAURÍCIO RC Eurofarma   1:36.873 +0.169
3 T CAMILO A. Mattheis   1:36.979 +0.275
4 D SERRA RC Eurofarma   1:37.171 +0.467
5 G CASAGRANDE Crown   1:37.224 +0.520
6 B BAPTISTA RCM   1:37.413 +0.709
7 R ZONTA Shell V-Power   1:37.167 +0.463
8 N PIQUET Full Time   1:37.178 +0.474
9 F FRAGA Cimed   1:37.180 +0.476
10 M WILSON RCM   1:37.185 +0.481
11 R BARRICHELLO Full Time   1:37.201 +0.497
12 J CAMPOS Prati Donaduzzi   1:37.255 +0.551
13 M GOMES KTF   1:37.295 +0.591
14 G OSMAN Shell Helix Ultra   1:37.399 +0.695
15 C BUENO Cimed   1:37.477 +0.773
16 D NUNES KTF   1:37.120 +0.416
17 G DI MAURO Shell Helix Ultra   1:37.210 +0.506
18 F LAPENNA Cavaleiro   1:37.569 +0.865
19 M COLETTA Crown   1:37.682 +0.978
20 V BRITO Prati Donaduzzi   1:37.694 +0.990
21 L FORESTI Vogel   1:37.702 +0.998
22 D NAVARRO Cavaleiro   1:37.767 +1.063
23 C RAMOS Blau   1:37.898 +1.194
24 G LIMA Vogel   1:37.929 +1.225
25 B FIGUEIREDO A. Mattheis   1:37.900 +1.196
26 A KHODAIR Blau   1:37.929 +1.225
27 P CARDOSO Hot Car   1:38.146 +1.442
28 R SUZUKI Hot Car   1:43.734 +7.030
29 A ABREU Shell V-Power      

Paddockast #30
SHOW DO MILHÃO!

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube