Enquanto a sexta-feira foi toda da Voxx Racing, que liderou o primeiro treino livre com Antonio Pizzonia, convidado de Marcos Gomes, e o segundo, à tarde, com Felipe Fraga, a manhã de sábado (5) teve a liderança da RC. A dupla formada por Max Wilson e Vitor Meira aproveitou a pista um pouco mais fria no começo do terceiro treino livre e anotou a melhor volta da sessão: 1min19s170. O destaque, contudo, fica por dois estreantes em Curitiba com um Stock Car: os irmãos Néstor ‘Bebu’ Girolami e Franco Girolami, titular e convidado no carro #63 da Carlos Alves, vieram na sequência, somente 0s049 atrás da dupla líder da sessão. Marcos Gomes e Antonio Pizzonia mantiveram o bom ritmo ao longo do fim de semana e fecharam o top-3.
A sessão foi marcada por um equilíbrio impressionante: nada menos que 29 dos 32 carros do grid terminaram dentro do mesmo segundo. Promessa de uma classificação absolutamente imprevisível com início marcado para meio-dia, horário de Brasília.
Saiba como foi o terceiro treino livre da Stock Car em Curitiba
O sábado em Curitiba começou da mesma forma que terminou a sexta-feira, com a Voxx Racing na frente. Não levou muito tempo para a dupla formada por Marcos Gomes e Antonio Pizzonia se colocarem na ponta. Nesta sessão, as equipes foram liberadas para usar pilotos titulares e convidados. A dupla marcou 1min19s614 em sua primeira boa passagem pela pista.
Pouco depois, foi a vez da dupla formada por Diego Nunes e Dennis Dirani cravar a melhor volta da sessão: uma grande volta, aliás, na Curitiba que começava a ter a presença do sol na região do autódromo: o duo do carro #70 da Bassani anotou 1min19s278. Em seguida, o carro #65 de Wilson e Meira se colocou em segundo lugar. Segundo que virou primeiro minutos depois, com a dupla cravando 1min19s170.
Max Wilson e Vitor Meira aproveitaram a pista mais fria pela manhã em Curitiba (Foto: Vanderley Soares)
Outra dupla que fazia bom trabalho no início da sessão era a 100% argentina, formada pelos irmãos Bebu e Franco Girolami na ‘locomotiva negra’ da equipe Carlos Alves. O carro #63 se posicionou momentaneamente em segundo na metade do treino livre para o Grupo 1, apenas 0s049 atrás da marca dos experientes Wilson e Meira.
Restando 17 minutos para o fim da sessão, pintou a primeira bandeira vermelha do dia em Curitiba: o carro #12 da Full Time ProGP, guiado pelo titular Lucas Foresti e o convidado Luiz Razia ficou parado na pista, mas por pouco tempo. Logo, a sessão foi retomada normalmente.
Minutos após a pista ter sido liberada, o #63 dos irmãos Girolami rodou na saída da chicane, mas conseguiu voltar à pista sem problemas, ainda seguindo só atrás de Wilson e Meira. Nunes e Dennis Dirani vinham em terceiro, com Gomes e Pizzonia em quarto e Gabriel Casagrande e Marcio Campos fechando o top-5.
O #70 de Nunes e Dennis rodou na entrada da reta dos boxes quando faltavam nove minutos para o fim da sessão para o G1, levando a direção de prova a novamente acionar a bandeira vermelha por segurança. A segunda paralisação, tal qual a primeira, também foi bastante breve.
Allam Khodair e António Félix da Costa em Curitiba (Foto: Miguel Costa Jr.)
Na retomada do treino para os minutos finais da sessão, o #80 de Gomes e Pizzonia subiu para terceiro, ficando a apenas 0s073 dos líderes Max e Meira e só 0s024 dos irmãos Girolami. A diferença entre a dupla primeira colocada e a quarta, de Nunes e Dennis Dirani, acabou sendo de apenas 0s108. No fim, Átila Abreu e Nelsinho Piquet se colocaram em um bom quinto lugar.
O G2 do segundo treino livre trouxe 32 pilotos à pista, com Valdeno Brito e o convidado, o belga Maxime Martin, logo se colocando na frente entre o grupo e 13º na classificação geral no início da segunda parte da sessão. Mas outras duplas vinham fortes, sobretudo Felipe Fraga e Ricardo Sperafico, Daniel Serra e Danilo Dirani e Thiago Camilo e Lucas Di Grassi.
Outro duo fez uma grande volta na primeira metade da sessão para o G2: Ricardo Maurício e Guilherme Salas, que se posicionou em sexto, apenas 0s159 atrás dos companheiros de equipe Max Wilson e Vitor Meira. Vale lembrar que Maurício é o último vencedor da Corrida de Duplas, realizada em Goiânia, ao lado de Bebu Girolami.
Na sequência, Valdeno/Martin pulou para sétimo no geral, segundo do G2. Mas o rol dos cinco primeiros continuava intacto, todos oriundos do Grupo 1. Uma das razões para isso é que a pista acabou esquentando bastante ao longo da manhã, e isso a tornou mais lenta em relação ao início da sessão.
Restando menos de dez minutos para o fim do segundo treino livre, o top-5 continuava inalterado: Wilson/Meira, Bebu/Franco Girolami, Gomes/Pizzonia, Nunes/Dennis Dirani e Átila/Piquet. O melhor do G2 era a Red Bull #29 de Serrinha/Danilo Dirani, enquanto Maurício/Salas vinha em sétimo. O rol dos dez primeiros era completado por Camilo/Di Grassi, Valdeno/Martin e Casagrande/Márcio Campos. No fim, o carro #10 da A.Mattheis de Ricardo Zonta e Laurens Vanthoor garantiu um lugar no top-10 do último treino livre antes da classificação em Curitiba.
Stock Car, Curitiba, Corrida de Duplas, terceiro treino livre:
1 |
65 |
MAX WILSON
VITOR MEIRA |
BRA
BRA |
RC Chevrolet |
1:19.170 |
|
19 |
|
|
2 |
63 |
NÉSTOR GIROLAMI
FRANCO GIROLAMI |
ARG
ARG |
CARLOS ALVES Peugeot |
1:19.219 |
+0.049 |
16 |
|
|
3 |
80 |
MARCOS GOMES
ANTONIO PIZZONIA |
BRA
BRA |
VOXX Peugeot |
1:19.243 |
+0.073 |
22 |
|
|
4 |
70 |
DIEGO NUNES
DENNIS DIRANI |
BRA
BRA |
BASSANI Peugeot |
1:19.278 |
+0.108 |
13 |
|
|
5 |
51 |
ÁTILA ABREU
NELSINHO PIQUET |
BRA
BRA |
WA MATTHEIS Chevrolet |
1:19.322 |
+0.152 |
18 |
|
|
6 |
29 |
DANIEL SERRA
DANILO DIRANI |
BRA
BRA |
RED BULL Chevrolet |
1:19.323 |
+0.153 |
22 |
|
|
7 |
90 |
RICARDO MAURÍCIO
GUILHERME SALAS |
BRA
BRA |
RC Chevrolet |
1:19.324 |
+0.154 |
23 |
|
|
8 |
21 |
THIAGO CAMILO
LUCAS DI GRASSI |
BRA
BRA |
RCM Chevrolet |
1:19.341 |
+0.171 |
22 |
|
|
9 |
77 |
VALDENO BRITO
MAXIME MARTIN |
BRA
BEL |
TMG Chevrolet |
1:19.373 |
+0.203 |
23 |
|
|
10 |
10 |
RICARDO ZONTA
LAURENS VANTHOOR |
BRA
BEL |
WA MATTHEIS Chevrolet |
1:19.392 |
+0.222 |
19 |
|
|
11 |
83 |
GABRIEL CASAGRANDE
MARCIO CAMPOS |
BRA
BRA |
C2 Chevrolet |
1:19.481 |
+0.311 |
19 |
|
|
12 |
111 |
RUBENS BARRICHELLO
AUGUSTO FARFUS |
BRA
BRA |
FULL TIME Chevrolet |
1:19.543 |
+0.373 |
20 |
|
|
13 |
5 |
DENIS NAVARRO
FELIPE MALUHY |
BRA
BRA |
VOGEL Chevrolet |
1:19.560 |
+0.390 |
23 |
|
|
14 |
0 |
CACÁ BUENO
RICARDO SPERAFICO |
BRA
BRA |
RED BULL Chevrolet |
1:19.592 |
+0.422 |
21 |
|
|
15 |
18 |
ALLAM KHODAIR
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
BRA
POR |
FULL TIME Chevrolet |
1:19.603 |
+0.433 |
23 |
|
|
16 |
46 |
VITOR GENZ
DAVID MUFFATO |
BRA
BRA |
CARLOS ALVES Peugeot |
1:19.635 |
+0.465 |
22 |
|
|
17 |
3 |
BIA FIGUEIREDO
BETO MONTEIRO |
BRA
BRA |
BASSANI Peugeot |
1:19.667 |
+0.497 |
20 |
|
|
18 |
28 |
GALID OSMAN
DAMIÁN FINESCHI |
BRA
ARG |
RCM Chevrolet |
1:19.729 |
+0.559 |
20 |
|
|
19 |
9 |
GUGA LIMA
TUKA ROCHA |
BRA
BRA |
TMG Chevrolet |
1:19.753 |
+0.583 |
21 |
|
|
20 |
66 |
FELIPE GUIMARÃES
DUDA PAMPLONA |
BRA
BRA |
FULL TIME PROGP Chevrolet |
1:19.768 |
+0.598 |
21 |
|
|
21 |
110 |
FELIPE LAPENNA
MARCO COZZI |
BRA
BRA |
HOT CAR Chevrolet |
1:19.789 |
+0.619 |
18 |
|
|
22 |
12 |
LUCAS FORESTI
LUIZ RAZIA |
BRA
BRA |
FULL TIME PROGP Chevrolet |
1:19.789 |
+0.619 |
21 |
|
|
23 |
88 |
FELIPE FRAGA
RODRIGO SPERAFICO |
BRA
BRA |
VOXX Peugeot |
1:19.793 |
+0.623 |
22 |
|
|
24 |
4 |
JULIO CAMPOS
ALAN HELLMEISTER |
BRA
BRA |
C2 Chevrolet |
1:19.799 |
+0.629 |
20 |
|
|
25 |
14 |
LUCIANO BURTI
FELIPE GIAFFONE |
BRA
BRA |
RZ Chevrolet |
1:19.871 |
+0.701 |
20 |
|
|
26 |
8 |
RAFAEL SUZUKI
FRANCO VIVIAN |
BRA
ARG |
VOGEL Chevrolet |
1:19.920 |
+0.750 |
13 |
|
|
27 |
1 |
THIAGO MARQUES
CESAR RAMOS |
BRA
BRA |
RZ Chevrolet |
1:19.931 |
+0.761 |
21 |
|
|
28 |
45 |
FÁBIO CARBONE
VICENTE ORIGE |
BRA
BRA |
MICO'S Peugeot |
1:19.981 |
+0.811 |
19 |
|
|
29 |
6 |
ALCEU FELDMANN
TARSO MARQUES |
BRA
BRA |
MICO'S Peugeot |
1:20.158 |
+0.988 |
21 |
|
|
30 |
74 |
POPÓ BUENO
BETINHO GRESSE |
BRA
BRA |
CAVALEIRO Peugeot |
1:20.430 |
+1.260 |
22 |
|
|
31 |
73 |
SÉRGIO JIMENEZ
BETO CAVALEIRO |
BRA
BRA |
CAVALEIRO Peugeot |
1:20.834 |
+1.664 |
20 |
|
|
32 |
26 |
RAPHAEL ABBATE
NICOLAS COSTA |
BRA
BRA |
HOT CAR Chevrolet |
1:21.159 |
+1.989 |
13 |
|
|
VEJA A EDIÇÃO #18 DO PADDOCK GP, QUE TRAZ BATTISTUZZI, ABORDA F1, INDY E STOCK CAR
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);