Wilson vence em Brasília, e luta pelo título da Stock Car fica acirrada. Barrichello abandona

Max Wilson venceu pela primeira vez na temporada de 2012 e entrou de vez na briga pelo título, que promete ser das boas em Interlagos, em 9 de dezembro. Rubens Barrichello abandonou e voltou a reclamar dos muitos toques nas corridas da Stock Car, e Tony Kanaan pontuou em sua estreia na categoria

As melhores gatas da Stock Car em Brasília na Galeria GP

Confira as melhores imagens da etapa de Brasília da Stock Car

Demorou, mas chegou em grande estilo a primeira vitória da equipe RC na temporada 2012 da Stock Car: com uma dobradinha. Max Wilson assumiu a liderança após um problema de Thiago Camilo na metade da corrida e ali seguiu tranquilamente, sem ser incomodado por Ricardo Maurício, companheiro de time, até receber a bandeirada quadriculada em Brasília. O pódio foi completado por Nonô Figueiredo, que largou na 23ª posição.

A corrida deste domingo (11) serviu para esquentar a luta pelo título da Stock Car. Isso porque o líder do campeonato, Cacá Bueno, não foi bem. Coadjuvante na capital federal, o carioca terminou em nono e viu alguns de seus adversários no campeonato marcarem mais pontos do que ele: além dos três que subiram ao pódio, Átila Abreu foi sexto e Daniel Serra, sétimo.

Rubens Barrichello largou na oitava colocação, mas teve um dia para esquecer no Autódromo Nelson Piquet. O piloto da Medley-Full Time perdeu muitas posições nas primeiras voltas e abandonou na metade da corrida, com uma quebra na suspensão, e voltou a reclamar dos toques da categoria. Por outro lado, o ex-companheiro de KV na Indy, Tony Kanaan nem de longe apareceu tanto no fim de semana, mas conseguiu pontuar em sua estreia na Stock Car, ao concluir a prova em 19º.

A RC comemorou a dobradinha na penúltima etapa da temporada 2012 da Stock Car (Foto: Carsten Horst/Hyset)

Confira como foi a etapa de Brasília da Stock Car:

Largando por dentro, o pole-position Thiago Camilo não teve dificuldades para manter a liderança em Brasília. Com a boa aceleração no começo da prova, o paulista levou consigo Max Wilson, que ultrapassou Átila Abreu e já pulou para a segunda posição. Quem foi mal foi Rubens Barrichello, que completou a primeira volta em 12º e continuou perdendo mais e mais lugares – com seis minutos de corrida, o ex-F1 chegou a ficar em 26º e se envolveu em um toque com Julio Campos.

Ainda sobre o início da prova, merecem destaques as largadas de Daniel Serra e Allam Khodair, que pularam de 17º e 15º, respectivamente, para nono e décimo. Cacá Bueno, por sua vez, não parecia ter o mesmo bom desempenho dos treinos e lutava para continuar na 12ª posição.

No decorrer das primeiras voltas, ficou evidente que Abreu não tinha um rendimento que lhe permitisse acompanhar os líderes. Camilo e Wilson logo dispararam na ponta. Ricardo Maurício, outro que se deu bem na largada, fez a ultrapassagem e entrou no top-3. Mais tarde, o #51 seria superado também por Rodrigo Sperafico e Luciano Burti.

Thiago Camilo largou bem em Brasília, seguido por Max Wilson (Foto: Carsten Horst/Hyset)

A prova viu uma briga boa no pelotão intermediário. Khodair, Serra, Cacá e David Muffato formavam um quarteto que, no anel externo de Brasília, andavam como se estivessem em um desfile, sempre lado a lado. Pouco depois do décimo minuto, Cacá levou um chega pra lá de Khodair e alargou um pouco a curva 2. Na curva 3, espalhou para cima de Muffato e deixou o paranaense sem espaço. O campeão de 2003 saiu da pista e perdeu muito tempo na área de escape até conseguir retornar ao traçado na 22ª posição, apenas.

Lá na frente, Camilo tinha uma vantagem confortável. O ritmo de corrida do carro número 21 era bom e, a não ser que algo desse errado, a vitória começava a se desenhar como certa. Mas algo deu errado. O pneu traseiro esquerdo, muito exigido no Autódromo Internacional Nelson Piquet, estourou. Rapidamente a dupla da equipe RC pulou para as duas primeiras posições, enquanto Camilo voltava lentamente para os boxes, com a carenagem destruída. Chefe da RCM, André Bragantini lamentou demais o problema, encostado no pit-wall. Parecia não acreditar.

Lá atrás, Barrichello reclamou pelo rádio. Reclamou que levou várias batidas de outros pilotos. “Falta de respeito”, disse o piloto a sua equipe. Não era nem possível continuar. Com uma quebra na suspensão, segundo Barrichello, em decorrência dos muitos toques da corrida da Stock Car, ele precisou recolher e abandonar sua segunda corrida na categoria.

Rubens Barrichello não teve um bom domingo em Brasília (Foto: Carsten Horst/Hyset)

A dez minutos do fim, a prova via uma dobradinha da RC, com Wilson e Maurício, separados por 4s5. Havia briga pelo degrau mais baixo do pódio, entre Rodrigo Sperafico e Luciano Burti, que já havia ganho 17 posições. Átila era somente o quinto colocado, mas não por muito tempo. Seu companheiro de equipe, Nonô Figueiredo, um dos destaques da prova, também o passou – foi a sua 18ª ultrapassagem na prova desde a largada.

A vida de Cacá Bueno continuava complicada. Na 34ª volta, Ricardo Zonta passou pelo líder do campeonato e alcançou a nona posição. Na reta seguinte, foi Valdeno Brito quem ele jantou. Cacá minimizou o prejuízo ultrapassando Valdeno pouco depois, mas seu resultado não tão satisfatório servia para colocar fogo no campeonato.

As voltas finais viram um passeio de Wilson e Maurício. E premiaram a fantástica corrida de Nonô, que não tomou conhecimento de Burti e Sperafico e chegou ao pódio, para seguir com chances matemáticas de ser campeão. Átila foi sexto, seguido por Serra, Zonta, Cacá e Valdeno.

Na turma do fundão, Tony Kanaan, de mansinho, foi ganhando posições e entrou na zona de pontuação em sua corrida de estreia. Chegou em 19º. No finalzinho, uma briga grande ainda valeu o último lugar que rende pontos, o 20º. Julio Campos conseguiu segurar a posição, mas foi por muito, muito pouco. Thiago Camilo e Duda Pamplona cruzaram a linha de chegada ao seu lado, diferença de 0s1, somente.

O campeonato

Diante do resultado de Brasília, sete pilotos chegarão a Interlagos, para a Corrida do Milhão, em 9 de dezembro, com chances matemáticas de título. Cacá Bueno, que venceu em São Paulo na abertura do campeonato, segue líder, mas não tem mais uma vantagem confortável: são dez pontos de diferença para Átila Abreu, Daniel Serra e Ricardo Maurício, todos empatados com 149 pontos. Max Wilson, com 138, Valdeno Brito, com 137, e Nonô Figueiredo, com 130, são os demais postulantes ao caneco de 2012.

Stock Car, Brasília, corrida:

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.