Zonta abre temporada da Stock Car em Goiânia com homenagem a sobrinho: “A saudade fica para sempre”

Ricardo Zonta vai correr na rodada dupla que abre a temporada 2017 da Stock Car, neste domingo, com uma homenagem especial. Na cabeça e no coração, o piloto vai lembrar seu sobrinho e amigo, Billy Zonta Gabardo, que não resistiu após lutar durante sete anos contra um câncer raro. O piloto da TMG/Shell Racing vai disputar as provas deste domingo com a pintura do capacete usada por Billy, piloto de categorias como a Sprint Race e fã do tio Ricardo


Há um mês e um dia, Ricardo Zonta, hoje com 41 anos, perdia mais que um sobrinho querido, mas também um amigo e grande incentivador da sua carreira. No dia 1º de março, Billy Zonta Gabardo não resistiu após lutar bravamente contra um câncer raro e agressivo que foi descoberto quando tinha apenas 20 anos. Foram sete anos de luta encerrados recentemente. A saudade é e sempre será grande para Ricardo Zonta, que buscou uma maneira singela de homenagear Billy: neste fim de semana de abertura da temporada 2017 da Stock Car, o piloto da TMG/Shell Racing vai se proteger com capacete dotado do desenho que o sobrinho usava na sua carreira de piloto.
 
Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO no último sábado (1) em Goiânia, palco da primeira prova da temporada da Stock Car neste ano, Zonta falou com emoção sobre a homenagem prestada ao sobrinho e um dos grandes apoiadores da sua carreira. Foi inspirado em Ricardo que Billy se tornou piloto. Talentoso, Zonta Gabardo conquistou o título do Paranaense de Marcas em 2014 e, com o incentivo do tio, disputou a Sprint Race no ano seguinte.
 
Contudo, com o agravamento do seu estado de saúde, Billy teve de se retirar das competições para cumprir a rotina de tratamento. Mas jamais, em momento algum, deixou de apoiar Ricardo Zonta nas pistas. Depois de tantos anos com Billy acelerando para dar alegrias ao tio nas pistas, é a hora de Ricardo retribuir tamanho carinho e se inspirar no espírito de luta do sobrinho para começar bem sua 11ª temporada no grid da Stock Car.

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 3
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

Billy Zonta Gabardo incentivou a carreira do tio Ricardo Zonta até o fim (Foto: Divulgação)
“É o mínimo que eu posso fazer”, declarou Zonta. “Ele sempre me acompanhou nas minhas corridas, eu o incentivei a correr e ele lutou pelo campeonato até não conseguir mais correr porque a doença dele começou a ficar séria. Então, homenageá-lo aqui, com a pintura do capacete dele, é o mínimo que eu posso fazer… a saudade fica para sempre”, contou o ex-piloto de BAR, Jordan e Toyota na F1, campeão do Mundial FIA GT em 1998 e hoje consolidado como um dos mais experientes do grid da Stock Car.
 
Zonta, assim como a Stock Car como um todo, vive um momento de mudança em 2017. Depois de dois anos correndo pela equipe chefiada por Rodolpho Mattheis, Ricardo se mudou, com a Shell Racing e também com Átila Abreu, para a TMG, time com base em Americana, interior de São Paulo, que é comandado pelo competente engenheiro Thiago Meneghel.
Capacete de Ricardo Zonta em Goiânia vai ter a pintura usada pelo sobrinho Billy (Foto: Divulgação)
Ricardo falou sobre a chance de trabalhar com Meneghel. Piloto e engenheiro já trabalharam lado a lado durante uma etapa de endurance da Porsche GT3 Cup em 2016, quando Zonta compartilhou a direção do carro com Lico Kaesemodel. A dupla faturou o terceiro lugar na corrida disputada em São Paulo.
 
“Para mim é uma experiência nova poder trabalhar com o Thiago Meneghel e com a TMG. Mesmo tendo feito uma corrida da Porsche com ele, a Stock Car é diferente, mais competitiva, tem mais recursos, e pela experiência que tem, ele pode ajudar”, salientou.
Ricardo Zonta disputa a temporada 2017 da Stock Car pela TMG/Shell Racing (Foto: José Mário Dias/Shell Racing)
E a parceria entre a Shell e a TMG começou muito bem. No treino classificatório realizado no último sábado, os dois carros conseguiram se colocar no rol dos dez primeiros: Átila Abreu foi o quinto colocado, quatro posições à frente de Zonta. “Esse fim de semana vem sendo bem positivo, conseguindo classificar os dois carros entre os nove primeiros: o Átila em quinto e eu em nono, uma boa posição para poder disputar bons pontos, o que é muito importante.”
 
Mas Zonta não se contenta apenas com um lugar no top-10 e busca muito mais. O objetivo é chegar ao topo da Stock Car em 2017. De modo que não foi uma surpresa o bom resultado na sessão classificatória neste fim de semana em Goiânia.
 
“A expectativa era alta. Tanto que, com a Shell, a gente tem de trazer resultados. Não só os pilotos, mas nós como um todo. Então, se a gente for analisar, a Shell ganha na F1, ganha na Nascar, ganha no Turismo, ganha em todas as categorias, e na Stock Car também vai ganhar. Então a gente vai ter de trabalhar nisso, e essa e é o nosso objetivo e a meta para esse ano.”
 
Dono de 135 largadas, uma vitória e outros seis pódios na Stock Car, o piloto confia em finalmente poder lutar pelo título da principal categoria do automobilismo nacional. Inspirado pelo sobrinho piloto e guerreiro, já é possível dizer que Ricardo Zonta começa com uma inspiração a mais em busca do seu grande objetivo em 2017.
 
PADDOCK GP #71 ANALISA ETAPAS DE ABERTURA DAS TEMPORADAS 2017 DA F1 E MOTOGP

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.