Zonta alia performance e estratégia para vencer corrida 2 da rodada dupla no Velo Città. Barrichello é 2º
Ricardo Zonta encerrou com vitória o segundo fim de semana da temporada 2019 da Stock Car. O piloto da Shell V-Power assumiu a liderança durante a janela de pit-stops e confirmou a boa performance exibida desde sábado. Rubens Barrichello foi o segundo e Cacá Bueno completou o pódio
Pela terceira vez em três anos, a Shell V-Power encerrou a rodada dupla do Velo Città com vitória. Se em 2017 e 2018 a equipe chefiada por Thiago Meneghel viu Átila Abreu no topo do pódio, neste domingo (5) foi a vez de Ricardo Zonta triunfar em Mogi Guaçu, interior de São Paulo. Com uma forte performance exibida desde o treino classificatório de sábado, o dono do carro #10 encaixou a melhor estratégia ao superar seus adversários diretos, como Diego Nunes, Julio Campos e Rubens Barrichello nos boxes para alcançar sua quinta vitória na Stock Car.
Barrichello bem que tentou encurtar a diferença para Zonta no fim, mas saiu do interior paulista com um bom resultado ao cruzar a linha de chegada na segunda colocação com o carro #111 da Full Time. O pódio 'pesado' da corrida 2 do Velo Città foi completado pelo pentacampeão Cacá Bueno, da Cimed.
Relacionadas
Gabriel Casagrande foi o quarto colocado, seguido por Allam Khodair, consolidando um fim de semana positivo da Blau. Felipe Fraga novamente terminou entre os primeiros colocados, em sexto, logo à frente de Felipe Lapenna. César Ramos foi o oitavo, seguido por Valdeno Brito, que largou em 22º e terminou em nono. Ricardo Maurício foi o décimo. Thiago Camilo abandonou com problemas no carro, enquanto Daniel Serra foi o 16º.
A terceira etapa da temporada 2019 da Stock Car acontece em duas semanas, no dia 19 de maio, no Autódromo Internacional de Goiânia. O GRANDE PRÊMIO cobre 'in loco' com o repórter Felipe Noronha.
Saiba como foi a corrida 2 da Stock Car no Velo Città
Rafael Suzuki, Valdeno Brito, Julio Campos, Ricardo Zonta, Gaetano di Mauro e Daniel Serra foram os seis vencedores do Fan Push nesta segunda etapa da Stock Car e largaram com um botão de ultrapassagem extra na corrida 2 no Velo Città.
Campos, por ter sido o décimo colocado na corrida 1, largou na pole na prova complementar da rodada dupla. Só que, diferente da primeira prova, a segunda teve a largada bastante conturbada, com problemas logo na reta dos boxes. Lucas Foresti e Galid Osman se envolveram em um grande incidente e rodaram ali mesmo, com o brasiliense da Vogel indo parar no gramado. Pouco depois, foi a vez de Nelsinho Piquet rodar e bater no guard-rail. Lá na frente, Diego Nunes passou Campos e assumiu a liderança.
O prejuízo foi imenso para Daniel Serra, que de nono no grid de largada caiu para 17º lugar. Marcos Gomes também enfrentou problemas e teve um pneu furado, consequência de um enorme amontoado de detritos no asfalto por conta das batidas.
Diego vinha em primeiro, com Campos em segundo, à frente de Rubens Barrichello, Ricardo Zonta e Gabriel Casagrande, quinto colocado. Na esteira de tantos problemas nas primeiras voltas, o grande beneficiado acabou sendo Valdeno Brito, que largou em 22º, mas já ocupava a nona colocação.
Na abertura da quinta volta, Campos usou o Fan Push na entrada da primeira curva e fez a ultrapassagem, retomando a liderança da corrida com uma grande manobra. Teve também mudança na terceira posição, que passou a ser de Zonta, que superou Barrichello.
E Zonta, que mostrava ter o carro mais equilibrado, já reduzia a diferença para Diego e Julio Campos, mas Barrichello continuava perto e trazia Fraga, outro que vinha num ritmo bastante forte. Os cinco primeiros já apareciam na mesma imagem na transmissão da TV. E enquanto um carro da KTF seguia na briga pela vitória, o outro, de Marcos Gomes, abandonava a corrida.
O momento decisivo da corrida veio a partir da volta 12 com a abertura da janela de pit-stops obrigatórios. Justamente neste período, Thiago Camilo, vencedor da corrida 1, enfrentou problemas no carro #21 e encostou na área gramada ao lado da reta dos boxes. Na base da estratégia, Barrichello esticou ao máximo seu stint, enquanto Zonta, Campos e Diego Nunes já haviam feito suas respectivas paradas. Na volta dos boxes, Zonta passou o #4 da Prati-Donaduzzi, restando ver a real posição de Barrichello após seu pit-stop.
Mas Barrichello perdeu muito tempo no seu pit-stop e voltou dos boxes bem atrás de Zonta, o novo líder da corrida. Rubens também foi superado por Julio Campos na saída da curva 1, caindo para a terceira colocação, logo atrás de Cacá Bueno, que fez um longo reabastecimento e trocou os quatro pneus na primeira corrida para priorizar a segunda disputa.
Com o carro #10 da Shell V-Power, Zonta caminhava para vencer a prova derradeira do fim de semana no Velo Città e tinha uma vnatagem bastante consistente para Campos, de 6s5. A grande luta era mesmo pelo segundo lugar, com Julio disputando posição com Barrichello, Cacá Bueno e, mais atrás, Gabriel Casagrande.
Campos não resistiu ao melhor desempenho do carro de Barrichello e foi ultrapassado pelo #111 da Full Time, que abriu larga vantagem desde então. O paranaense ficou na alça de mira de Cacá Bueno, na luta pelo seu primeiro pódio no ano. Mais atrás, Piquet se envolvia em um incidente com Vitor Baptista e abandonava a corrida.
Com 5 minutos para o fim da corrida, Cacá finalmente fez a ultrapassagem e assumiu a terceira posição. Julio, sem ritmo, liderava uma enorme fila que tinha Casagrande, Diego Nunes, Allam Khodair, Ricardo Maurício, César Ramos e Guga Lima. Na penúltima volta, em meio a todo o bolo de carros, Campos acabou sendo ultrapassado por Nunes. E depois, sem conseguir controlar o carro, acertou a traseira do carro #70. Diego rodou e viu pelos ares a chance de marcar um bom resultado.
Ao fim de 27 voltas, Zonta confirmou uma vitória em que aliou desempenho e estratégia para sair do Velo Città como um dos candidatos ao título da Stock Car em 2019.
#GALERIA(9741)
Stock Car 2019, Velo Città, corrida 2, final:
1 | R ZONTA | Shell V-Power | 41:51.659 | 27 voltas |
2 | R BARRICHELLO | Full Time | +4.858 | |
3 | C BUENO | Cimed | +16.615 | |
4 | G CASAGRANDE | Crown | +23.640 | |
5 | A KHODAIR | Blau | +24.326 | |
6 | F FRAGA | Cimed | +24.902 | |
7 | F LAPENNA | Cavaleiro | +26.229 | |
8 | C RAMOS | Blau | +26.806 | |
9 | V BRITO | Prati Donaduzzi | +29.045 | |
10 | R MAURÍCIO | RC Eurofarma | +35.168 | |
11 | G DI MAURO | Shell Helix Ultra | +35.514 | |
12 | M WILSON | RCM | +36.242 | |
13 | B BAPTISTA | RCM | +37.583 | |
14 | D NAVARRO | Cavaleiro | +39.737 | |
15 | V BAPTISTA | Shell V-Power | +40.549 | |
16 | D SERRA | RC Eurofarma | +41.304 | |
17 | B FIGUEIREDO | A. Mattheis | +42.928 | |
18 | D NUNES | KTF | +45.595 | |
19 | R SUZUKI | Hot Car | +55.049 | |
20 | J CAMPOS | Prati Donaduzzi | +1:21.928 | |
21 | L FORESTI | Vogel | +1:59.886 | |
22 | G LIMA | Vogel | +1 volta | |
23 | M COLETTA | Crown | +2 voltas | |
24 | N PIQUET | Full Time | +7 voltas | |
25 | T CAMILO | A. Mattheis | +15 voltas | |
26 | M GOMES | KTF | +17 voltas | |
27 | R REIS | Carlos Alves | +20 voltas | |
28 | P CARDOSO | Hot Car | +26 voltas | |
29 | G OSMAN | Shell Helix Ultra | -27 voltas |
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante. Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível. |