Superbike

Bautista vence corrida Superpole. Van der Mark bate Rea e triunfa no complemento da rodada em Jerez

Líder do Mundial, Álvaro Bautista foi dominante na corrida Superpole e alcançou o 13º triunfo na temporada 2019 do Mundial de Superbike. No complemento da rodada, o piloto da Ducati sofreu uma queda, com Michael van der Mark superando Jonathan Rea para colocar a Yamaha no topo do pódio no complemento da rodada de Jerez de la Frontera

Grande Prêmio / Redação GP, de São Paulo
Álvaro Bautista viveu um domingo (9) de altos e baixos em Jerez de la Frontera. Líder do Mundial de Superbike, o piloto da Ducati venceu a Superpole, mas sofreu uma queda na corrida 2, que viu Michael van der Mark no topo do pódio com a Yamaha.
 
Vindo de um triunfo na etapa de sábado, Bautista foi absolutamente dominante na prova sprint desta manhã. Partindo da pole após a punição recebida por Jonathan Rea por conta de um incidente com Alex Lowes na corrida 1, o titular da Ducati fez uma boa largada e logo impôs um ritmo forte para se afastar da concorrência.
Álvaro Bautista venceu a corrida Superpole (Foto: Ducati)
Paddockast #21
A primeira vez a gente nunca esquece: as vitórias dos maiores nomes do esporte



Álvaro conseguiu administrar o ritmo para receber a bandeirada para 13ª vitória em 15 corridas com 2s743 de frente para Van der Mark, que superou Marco Melandri para ficar com o segundo posto, repetindo o resultado da corrida 1 ― considerando a punição do #1.
 
4s749 atrás do vencedor, Rea ficou com o quarto posto, à frente de Tom Sykes e Leon Haslam. Toprak Razgatlioglu vem na sequência, acompanhado por Jordi Torres, Sandro Cortese e Chaz Davies. 
 
Depois de um tombo na primeira corrida ― fruto de um toque com Rea na volta final ―, Alex Lowes não teve mais sorte nesta manhã. O britânico disputou posição com Van der Mark no início da corrida, mas caiu na quarta volta, na curva 7. O gêmeo de Sam escapou ileso do acidente.
 
Van der Mark vence a primeira com a Yamaha em 2019 na corrida 2
 
No encerramento da rodada, Van der Mark fechou o fim de semana com chave de ouro, conquistando a primeira vitória da Yamaha na temporada. 
 
Seguindo o roteiro deste ano, Bautista vinha brigando na ponta, mas sofreu um low-side na curva 1 ainda no segundo giro. O #19 voltou para os boxes e até retornou a pista, mas não completou voltas o bastante para ser classificado entre os pilotos que terminaram a corrida.
 
Com o espanhol fora de combate, o foco se voltou para Van der Mark e Rea. Depois de várias trocas de posição na ponta, ‘Magic Mike’ tomou a frente definitivamente na sétima volta e começou a abrir vantagem enquanto Jonathan lidava com o desgaste dos pneus.
 
Michael logo ampliou sua vantagem e, quando a bandeira vermelha foi acionada na volta 18 por conta de um acidente com Ryuichi Kiyonari na curva 11, o resultado foi validado com o holandês exibindo 3s548 de frente para Rea. Com um início forte de corrida, Razgatlioglu assegurou o terceiro posto.
Michael van der Mark ficou com o topo do pódio no complemento da rodada (Foto: Yamaha)
A prova, no entanto, não passou livre de polêmicas. Na sexta volta, Marco Melandri e Chaz Davies se encontraram, com o #33 lançando mão de uma manobra excessivamente confiante para passar o rival da Ducati por dentro na curva 5. Os dois caíram e não completaram a disputa em Jerez.
 
Alheio aos problemas da concorrência, Michael Ruben Rinaldi ficou com o quarto posto, à frente de Haslam, Cortese, Sykes, Torres, Loris Baz e Tommy Bridwell. 
 
Para completar o fim de semana ruim, Alex Lowes caiu na primeira volta, mas voltou para receber a bandeirada em 14º, duas voltas atrás do vencedor.
 
Com o resultado desta rodada de Jerez, Bautista chegou aos 300 pontos e agora lidera o campeonato com 41 de frente para Rea. Van der Mark vem em terceiro, seguido por Lowes, Haslam, Melandri, Razgatlioglu, Davies, Cortese e Sykes.
 
No confronto das fábricas, a Ducati soma 315 pontos, 56 a mais que a Kawasaki, a segunda colocada. Yamaha, BMW e Honda aparecem na sequência.
 
Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.