Dean Berta Viñales morre aos 15 anos após acidente em etapa do Supersport em Jerez

Dean Berta Viñales foi levado de helicóptero para um hospital após um grave acidente na primeira corrida do Supersport em Jerez. Minutos depois, porém, não resistiu. O piloto é primo de Maverick Viñales, da MotoGP

Um grave acidente envolvendo diversos pilotos na corrida 1 do Supersport 300 cancelou todas as atividades de pista do Mundial de Superbike, em Jerez, neste sábado (25). Dean Berta Viñales, primo de Maverick Viñales, acabou não resistindo ao impacto e teve a morte confirmada minutos depois do incidente.

Na volta 11 da prova, Viñales sofreu uma queda e foi acertado por Alejandro Carrion, Daniel Mogeda, Harry Khouri e Yeray Ruiz. O acidente causou uma bandeira vermelha imediata e, logo depois, os comissários do WSBK anunciaram o fim das atividades por hoje.

O piloto espanhol de apenas 15 anos foi atendido ainda na pista e colocado em uma ambulância, transportado para o centro médico do circuito. Depois, foi levado de helicóptero para um hospital da região. Minutos depois, infelizmente, não resistiu e foi confirmado o óbito. De acordo com o comunicado enviado pelo Mundial de Superbike, Viñales sofreu severas lesões na cabeça e no tórax.

Dean Berta Viñales é primo de Maverick, piloto da MotoGP (Foto: Reprodução/Twitter)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Estamos profundamente consternados por informar a perda de Dean Berta Viñales. O Mundial de Superbike deseja muito amor à sua família, seus amados e sua equipe. Sua personalidade, entusiasmo e comprometimento serão sempre lembrados. Todo o mundo do motociclismo vai sentir sua falta, Dean. Descanse em paz”, diz a nota enviada pela categoria.

A organização, no entanto, não divulgou o estado de saúde dos demais envolvidos no acidente. Ainda também não há informação sobre o novo cronograma das categorias envolvidas no Mundial.

Dean Berta é primo de Maverick Viñales, piloto da Aprilia na MotoGP, e estreou nesta temporada no Supersport 300, na equipe comandada pelo tio. Nas últimas duas temporadas, disputou o European Talent Cup, mas o melhor resultado foi o 13º lugar obtido em 2020.

VEJA TAMBÉM
Como fica o grid da MotoGP para a temporada 2022?
Marc Márquez atende chamado de mãe e surpreende fã mirim em Misano
Bagnaia corta 5 pontos da vantagem de Quartararo na MotoGP. Veja classificação
Bagnaia vai da explosão à sobrevivência e gabarita de novo na pós-graduação da MotoGP
Quartararo mantém alto nível e se permite queimar gordura na reta final da MotoGP 2021
Bastianini brilha em Misano e mostra que Ducati tem mais um diamante nas mãos na MotoGP

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar