Dois pódios e vitória: Rea alcança pentacampeonato do Mundial de Superbike na França

Com dois segundos lugares e uma vitória na corrida 2, Jonathan Rea reafirmou sua força e aproveitou o domingo (29) para garantir o pentacampeonato do Mundial de Superbike em 2019

Jonathan Rea já é pentacampeão do Mundial de Superbike. Depois de um início de temporada marcado pelo domínio de Álvaro Bautista e Ducati, o #1 recuperou a competitividade, virou o jogo para cima do espanhol e fechou a conta da temporada 2019 do domingo (29), na França, com duas etapas de antecedência ― Argentina e Catar.
 
Além de coroar o primeiro pentacampeão da história do Mundial de Superbike, a etapa de Magny-Cours de 2019 garantiu seu lugar no livro dos recordes por outra razão: a primeira vitória de um piloto da Turquia no certame.
Jonathan Rea chegou a ter 61 pontos de atraso na classificação do Mundial (Foto: Provec)
Paddockast #35
NARRAÇÕES INESQUECÍVEIS E UM CURIOSO CASO DE AMOR

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Ainda no sábado, Toprak Razgatlioglu fez uma incrível prova de recuperação na primeira corrida do fim de semana. Largando na sexta fila do grid, o piloto da Puccetti passou oito rivais apenas na primeira volta, assumindo o sétimo posto.
 
Depois de evitar um acidente na quarta volta, Toprak seguiu escalando o pelotão e, após uma queda de Michael van der Mark passou a caçar Rea pela vitória. Com quatro voltas para o fim, o #54 passou o então líder do Mundial para vencer com 0s240 de vantagem.
 
Na manhã de domingo, na corrida sprint, o turco de 22 anos repetiu a dose, de novo em um confronto com o norte-irlandês. Mais uma vez escalando o pelotão, Razgatlioglu ganhou 11 posições em duas voltas e mais duas no giro seguinte. Van der Mark foi, então, o penúltimo obstáculo do turco no caminho a Rea.
 
Na sétima volta, Toprak passou Jonathan no hairpin Adelaide e assumiu a ponta, mas, mesmo com o #1 mantendo a pressão, o #54 recebeu a bandeirada com 0s319 de frente.
 
No encerramento da rodada tripla, a coroação de Rea veio com vitória. Partindo da pole pela primeira vez, Razgatlioglu perdeu a ponta para o titular da Kawasaki ainda na primeira curva em Magny-Cours. Jonathan, porém, não se manteve no comando por muito tempo, já que Van der Mark apareceu na Adelaide para colocar a Yamaha na frente. 
 
Na segunda volta, porém, o lance decisivo para o encerramento da disputa pelo título: Razgatlioglu perdeu a traseira da ZX-10RR na curva 13 e caiu. Rival de Rea na briga pelo título, Álvaro Bautista não conseguiu evitar o turco e encerrou mais cedo sua participação na disputa.
 
Com o #19 fora de combate, Rea foi para cima de Van der Mark pela vitória, mas viu o holandês dificultar o trabalho. Depois de passar e levar o troco, Jonathan mergulhou por dentro na chicane Nürburgring na volta 13 para tomar a ponta de maneira decisiva. O #60 até se empenhou em manter contato com o piloto da Kawasaki, mas a diferença só fez aumentar até Rea receber a bandeirada para sua 12ª vitória em 2019 com 0s862 de margem.
 
Com o resultado, Rea chegou aos 544 pontos, 129 a mais que Bautista, o segundo na tabela. Alex Lowes tem o terceiro posto no campeonato, já 136 pontos atrás do rival da Ducati. Van der Mark aparece em quarto, seguido por Razgatlioglu, Leon Haslam, Chaz Davies, Tom Sykes, Marco Melandri e Sandro Cortese.
 
Na disputa entre as fábricas, a Kawasaki lidera com 554 pontos, 34 a mais que a Ducati. A Yamaha tem o terceiro posto, seguida por BMW e Honda. 
 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube