FIM defende decisão do WSBK em correr na Argentina apesar de boicote

A FIM divulgou um comunicado sobre o ocorrido na etapa da Argentina do Mundial de Superbike. A Federação Internacional de Motociclismo afirmou que apoiou a decisão da categoria em realizar a corrida 1, frisando que as condições da pista estavam seguras para todos os pilotos

A FIM, Federação Internacional de Motociclismo, se pronunciou sobre o ocorrido na etapa da Argentina do Mundial de Superbike. Através de um comunicado oficial, afirmou ter apoiado a decisão de ter sido realizada a corrida 1 em San Juan.
 
A passagem pela terra dos ‘hermanos’ rendeu um grande debate e bastante polêmica para a categoria. Desde a sexta-feira os competidores estavam se queixando das condições do circuito. A organização tentou deixar tudo pronto para o sábado, mas novas quebras, além de um forte acidente de Loris Baz, acenderam a luz de alerta no grid.
 
Seis pilotos do grid, sendo eles Eugene Laverty, Marco Melandri, Ryuichi Kiyonari, Sandro Cortese, Chaz Davies e Leon Camier optaram por não disputar a primeira prova do final de semana por questões de segurança. Entretanto, 12 competidores decidiriam disputar a corrida, vencida por Álvaro Bautista.
 
Após a etapa na Argentina, a FIM liberou uma declaração explicando sua posição, afirmando que todos os pilotos estavam felizes em competir na prova e que sempre prioriza a segurança de seus competidores. Ainda apontou que nada justificava o cancelamento da disputa.
Alvaro Bautista (Foto: Reprodução/Facebook)

Confira o comunicado na íntegra:
 

“Com a decisão de seis pilotos em não participarem da corrida 1 na Argentina do Mundial de Superbike, em San Juan, no sábado, 12 de outubro, a FIM gostaria de fornecer algumas explicações. Como um pedido da FIM em 2018, o circuito de San Juan foi recapeado para receber o Mundial em 2019.”
 
“Na quarta-feira, 9 de outubro, durante a inspeção da pista, o oficial de segurança da FIM pediu para que os responsáveis pelo circuito lavassem o traçado para remover a poeira que acumulou durante os últimos dias para assegurar as condições de segurança necessárias para uma boa realização da etapa argentina.”
 
“Após uma intensiva limpeza da pista, a homologação veio na quinta-feira, durante uma nova inspeção. Esse procedimento válido para a sexta-feira e o sábado, é idêntico em cada evento do campeonato e acontece na quinta de cada corrida de acordo com as regras da FIM.”
 
“Na tarde da sexta-feira, durante a reunião da Comissão de Segurança, representantes dos pilotos expressaram suas preocupações sobre as condições e os possíveis efeitos do novo asfalto. Em acordo entre todas as partes [pilotos, representantes da FIM e Dorna], foi decidido que a reunião aconteceria no sábado às 12h locais após o terceiro treino livre para fazer nova avaliação da situação.”
 
“Nesta reunião, todos os pilotos estavam felizes com as melhorias do traçado e foi unanime a decisão de seguir com a classificação e corrida. Entretanto, após a classificação, seis pilotos do Superbike decidiram não correr na prova duas horas mais tarde.”
 
“A FIM gostaria de relembrar que a segurança de todos os pilotos é uma prioridade e gosta de frisas que nenhuma condição do traçado e do asfalto até o momento justificasse o cancelamento da corrida. Ainda, para trazer um alto nível dos fiscais, a FIM também oferece um seminário para os 150 fiscais de pista na quinta em San Juan, com o apoio da federação nacional”.
 

Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.