7 destaques da corrida sprint da MotoGP na Espanha
5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Superbike

FIM defende decisão do WSBK em correr na Argentina apesar de boicote

A FIM divulgou um comunicado sobre o ocorrido na etapa da Argentina do Mundial de Superbike. A Federação Internacional de Motociclismo afirmou que apoiou a decisão da categoria em realizar a corrida 1, frisando que as condições da pista estavam seguras para todos os pilotos

 
A FIM, Federação Internacional de Motociclismo, se pronunciou sobre o ocorrido na etapa da Argentina do Mundial de Superbike. Através de um comunicado oficial, afirmou ter apoiado a decisão de ter sido realizada a corrida 1 em San Juan.
 
A passagem pela terra dos ‘hermanos’ rendeu um grande debate e bastante polêmica para a categoria. Desde a sexta-feira os competidores estavam se queixando das condições do circuito. A organização tentou deixar tudo pronto para o sábado, mas novas quebras, além de um forte acidente de Loris Baz, acenderam a luz de alerta no grid.
 
Seis pilotos do grid, sendo eles Eugene Laverty, Marco Melandri, Ryuichi Kiyonari, Sandro Cortese, Chaz Davies e Leon Camier optaram por não disputar a primeira prova do final de semana por questões de segurança. Entretanto, 12 competidores decidiriam disputar a corrida, vencida por Álvaro Bautista.
 
Após a etapa na Argentina, a FIM liberou uma declaração explicando sua posição, afirmando que todos os pilotos estavam felizes em competir na prova e que sempre prioriza a segurança de seus competidores. Ainda apontou que nada justificava o cancelamento da disputa.
Alvaro Bautista (Foto: Reprodução/Facebook)

Confira o comunicado na íntegra:
 

“Com a decisão de seis pilotos em não participarem da corrida 1 na Argentina do Mundial de Superbike, em San Juan, no sábado, 12 de outubro, a FIM gostaria de fornecer algumas explicações. Como um pedido da FIM em 2018, o circuito de San Juan foi recapeado para receber o Mundial em 2019.”
 
“Na quarta-feira, 9 de outubro, durante a inspeção da pista, o oficial de segurança da FIM pediu para que os responsáveis pelo circuito lavassem o traçado para remover a poeira que acumulou durante os últimos dias para assegurar as condições de segurança necessárias para uma boa realização da etapa argentina.”
 
“Após uma intensiva limpeza da pista, a homologação veio na quinta-feira, durante uma nova inspeção. Esse procedimento válido para a sexta-feira e o sábado, é idêntico em cada evento do campeonato e acontece na quinta de cada corrida de acordo com as regras da FIM.”
 
“Na tarde da sexta-feira, durante a reunião da Comissão de Segurança, representantes dos pilotos expressaram suas preocupações sobre as condições e os possíveis efeitos do novo asfalto. Em acordo entre todas as partes [pilotos, representantes da FIM e Dorna], foi decidido que a reunião aconteceria no sábado às 12h locais após o terceiro treino livre para fazer nova avaliação da situação.”
 
“Nesta reunião, todos os pilotos estavam felizes com as melhorias do traçado e foi unanime a decisão de seguir com a classificação e corrida. Entretanto, após a classificação, seis pilotos do Superbike decidiram não correr na prova duas horas mais tarde.”
 
“A FIM gostaria de relembrar que a segurança de todos os pilotos é uma prioridade e gosta de frisas que nenhuma condição do traçado e do asfalto até o momento justificasse o cancelamento da corrida. Ainda, para trazer um alto nível dos fiscais, a FIM também oferece um seminário para os 150 fiscais de pista na quinta em San Juan, com o apoio da federação nacional”.
 

Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM