Melandri vence batalha eletrizante contra Guintoli e Sykes e fatura primeira corrida no Algarve

Marco Melandri venceu uma batalha final eletrizante contra Sylvain Guintoli e Tom Sykes na parte final da primeira corrida do Mundial de Superbike em Portugal. Foi a segunda vitória do italiano em 2013

A primeira corrida do Mundial de Superbike na veloz pista do Algarve, em Portugal, viu uma grande batalha entre Marco Melandri, Sylvain Guintoli e Tom Sykes na parte final da prova, com vitória do italiano da BMW por uma diferença de apenas 0s007 na linha de chegada – quarta menor margem da história da categoria. Foi o segundo triunfo de Melandri na temporada 2013. O pódio neste domingo (9) foi completado por Sykes, da Kawasaki.

Confira como foi a primeira corrida do Mundial de Superbike no Algarve 

Marco Melandri venceu no Algarve (Foto: BMW)

A largada da primeira bateria da rodada portuguesa da Superbike, a sexta do Mundial, começou com a liderança do pole Tom Sykes, que foi seguido imediatamente por pelotão único de cinco pilotos: Marco Melandri, Eugene Laverty, Jonathan Rea, Sylvain Guintoli e Carlos Checa.

A partir da segunda volta, o piloto da Kawasaki passou a imprimir um ritmo muito forte, mas sempre seguido por Melandri, Laverty, Rea e Guintoli. Checa, mais atrás, já era atacado por Loris Baz e Davide Giugliano. E não demorou para o espanhol da Ducati ser superado pelos dois rivais.

E lá na frente, a briga entre Sykes e Laverty era grande. Na sétima passagem, o irlandês da Aprilia conseguiu a ultrapassagem em cima do britânico e tratou de tentar abrir distância para os adversários. Mas a tarefa não foi fácil. Eugene, a partir do 12° giro, passou a perder rendimento e posições até abandonar com problemas mecânicos. Melandri, então, assumiu a ponta, trazendo junto Sykes e Guintoli.

Na fase final da corrida lusitana, o desgaste dos pneus ficou maior, e isso se refletiu nos tempos de voltas dos ponteiros. Assim, a batalha era grande pela vitória. A cinco voltas do fim, Tom superou o italiano no fim da reta principal. Mas o representante da BMW não desistiu e foi atrás do rival. E a ultrapassagem aconteceu na penúltima passagem da corrida. Sykes ainda perderia o segundo lugar em seguida para o francês da Aprilia.

Mas o inglês se mostrou um duro adversário e conseguiu superar os dois ponteiros no início da volta final. Porém, a batalha não estava finita. E Melandri reagiu rápido, voltou à ponta. O mesmo fez Guintoli para cima do piloto da Kawasaki.

No fim, Marco ainda se defendeu na entrada da grande reta para garantir o segundo triunfo do ano. O gaulês passou colado no italiano. Os dois também foram seguidos de perto por Sykes. Leon Camier e Loris Baz completaram o top-5.

Mundial de Superbike, Rodada de Portugal, corrida 1, final:

1 Marco MELANDRI ITA BMW Motorrad
BMW S1000 RR HP4
  38:12.447 22 voltas  
2 Sylvain GUINTOLI FRA Aprilia Racing
Aprilia RSV4 1000
  +0.007    
3 Tom SYKES ING Kawasaki Racing
Kawasaki ZX-10R
  +4.224    
4 Leon CAMIER ING Fixi Crescent Suzuki
Suzuki GSX-R1000
  +9.479    
5 Loris BAZ FRA Kawasaki Racing
Kawasaki ZX-10R
  +12.057    
6 Chaz DAVIES ING BMW Motorrad
BMW S1000 RR HP4
  +16.610    
7 Michel FABRIZIO ITA Red Devils Roma
Aprilia RSV4 1000
  +21.350    
8 Jules CLUZEL FRA Fixi Crescent Suzuki
Suzuki GSX-R1000
  +22.337    
9 Carlos CHECA ESP Ducati Alstare
Ducati Panigale 1199R
  +23.662    
10 Federico SANDI ITA Pedercini
Kawasaki ZX-10R
  +1:26.995    
11 Vittorio IANNUZZO ITA Grillini
BMW S1000RR
  +1:27.119    
12 Ivan CLEMENTI ITA HTM
BMW S1000RR
  +1:29.096    
13 Max NEUKIRCHNER ING MR
Ducati Panigale 1199R
  +3 voltas    
14 Ayrton BADOVINI ITA Ducati Alstare
Ducati Panigale 1199R
  NC    
15 Eugene LAVERTY IRN Aprilia Racing
Aprilia RSV4 1000
  NC    
16 Leon HASLAM ING Pata Honda
Honda CBR1000RR
  NC    
17 Jonathan REA ING Pata Honda
Honda CBR1000RR
  NC    
18 Alexander LUNDH SUE Pedercini
Kawasaki ZX-10R
  NC    
19 Davide GIUGLIANO ITA Althea
Aprilia RSV4 1000
  NC    

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube