Mundial de Superbike confirma acordo de três anos e anuncia etapa na Irlanda do Norte a partir de 2019

A Dorna, organizadora e promotora do Mundial de Superbike, anunciou nesta quinta-feira que a Irlanda do Norte vai fazer parte do calendário da competição a partir de 2019. O circuito de Lake Torrent, que vai começar a ser construído neste ano, terá extensão de 3,6 km e 12 curvas. A expectativa é que, na fase de construção, o novo traçado estimule a criação de 700 postos de emprego

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O Mundial de Superbike vai ter um novo destino a partir da temporada 2019. A Dorna, empresa organizadora e promotora da competição, em conjunto com a construtora Manna Developments, anunciou um acordo com a Irlanda do Norte para sediar a categoria até 2021. A sede norte-irlandesa do Mundial vai ser o circuito de Lake Torrent, que terá o início da sua construção ainda neste ano pela Manna e deverá gerar, no prazo de 18 meses, cerca de 700 postos de emprego. O novo traçado vai ficar localizado em Coalisland, no distrito de County Tyrone, distante 40 minutos da capital da Irlanda do Norte, Belfast.

 
A intenção da Manna Developments é tornar Lake Torrent um grande polo esportivo e de geração de empregos não apenas visando o turismo, mas também negócios e engenharia. Ao todo, a área à disposição da construtora para o novo circuito é de cerca de 163 hectares. Vai ser a primeira vez que o Mundial de Superbike realizará uma etapa na Irlanda do Norte.
 
David Henderson, diretor da Manna Developments, disse que a construção do circuito de Lake Torrent é o começo da realização de um objetivo há muito tempo traçado. “Nos últimos 15 anos, esse foi meu sonho, construir um circuito para o esporte a motor que incorporasse a sensação de estar numa estrada com a segurança de uma pista de padrão internacional, e também trazer o Mundial de Superbike para a Irlanda do Norte”.
A Irlanda do Norte vai receber o Mundial de Superbike no circuito de Lake Torrent (Arte: Mundial de Superbike)
“Tendo finalmente encontrado a localização perfeita e alcançar a permissão para seu planejamento no ano passado, hoje vemos a concretização deste sonho, e é um dia em que apenas vai ser superado quando vermos os 30 mil espectadores visitando Coalisland para a primeira etapa do Mundial de Superbike na Irlanda do Norte”, afirmou o executivo.
 
“É um marco histórico para a cidade de Coalisland, o distrito de Tyrone e, de fato, para toda a Irlanda do Norte, uma vez que nós comemoramos a realização do nosso sonho de criar uma arena de caráter internacional e que vai tornar-se um local para trazer competições regionais, nacionais e internacionais por muitos anos”, complementou Henderson.
 
Quem também comemorou a entrada de uma nova praça no calendário do Mundial de Superbike foi a Dorna por meio do seu diretor-executivo, Daniel Carrera. “Estamos muito felizes por trazer a Irlanda do Norte como um destino para o Mundial de Superbike. O circuito de Lake Torrent é um projeto fantástico e que vai entregar instalações de alto nível para os competidores e espectadores. Estamos orgulhosos pelos representantes da Manna Developments terem escolhido o Mundial de Superbike como principal evento para promover o circuito e a região internacionalmente”.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

“Sabemos que uma gestão adequada deste tipo de estrutura pode proporcionar à comunidade local novas oportunidades em termos de negócios, criação de empregos, lazer e turismo. Com a longa tradição e cultura no motociclismo na Irlanda do Norte, tenho certeza de que este evento pode se tornar uma referência em nosso campeonato num futuro próximo”, finalizou o dirigente.

 
Para a temporada 2018 do Mundial de Superbike, outra novidade é a entrada da Argentina no calendário, com a construção do circuito de El Villicum, na província de San Juan. A rodada dupla no país está marcada para os dias 13 e 14 de outubro. A abertura da temporada 2018 do Mundial de Superbike acontece no próximo 24 de fevereiro, e o calendário terá ao todo 26 etapas, sendo 13 rodadas duplas.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube