Mundial de Superbike volta atrás e decide considerar corrida sprint para efeitos históricos e estatísticos

O Mundial de Superbike anunciou nesta quinta-feira (14) que vai considerar a corrida Superpole para efeitos históricos e estatísticos. Antes, a prova da manhã de domingo não seria considerada para recordes

O Mundial de Superbike voltou atrás e vai considerar a corrida Superpole para efeitos históricos e estatísticos. A primeira corrida sprint da série das motos de produção foi vencida por Álvaro Bautista.
 
A partir deste ano, o Mundial de Superbike passa a contar com uma nova prova ― que acontece às 11h dos domingos. A chamada ‘Sprint Race’ tem dez voltas e um sistema de pontuação diferente do tradicional, com apenas nove pilotos pontuando ao invés dos 15 tradicionais. O vencedor recebe 12 pontos, com o segundo colocado somando nove tentos, o terceiro sete, o quarto seis e assim por diante até que o nono piloto a ver a bandeirada some um único ponto.
Largada do Mundial de Superbike em Phillip Island (Foto: Ducati)
Inicialmente, porém, essa corrida de tiro curto não contaria para efeitos históricos e estatísticos, mas a organização do Mundial de Superbike reviu a posição e anunciou mudanças.
 
“Depois de uma avaliação mais aprofundada sobre os aspectos e os resultados da primeira etapa na Austrália da corrida Superpole, a Dorna decidiu incluir os resultados da corrida Superpole nas estatísticas e dados históricos”, disse a Dorna em uma nota à imprensa. 
 
Na prática, a mudança significa que largadas, vitórias e pódios na Superpole passarão a contar como largadas, vitórias e pódios no Mundial de Superbike.
 
“A Superpole foi introduzida para determinar o grid de largada da corrida 2 e torná-la mais empolgante”, disse Gregorio Lavilla, diretor-executivo do Mundial de Superbike. “Nós queremos oferecer um entretenimento adicionar e ação em corrida para todos os fãs que comparecem ao circuito e também para a audiência da TV”, seguiu.
 
“Depois da primeira etapa da temporada, nós ficamos encantados de ver que isso foi alcançado. Ao mesmo tempo, também percebemos que a qualidade que uma corrida tão apertada quando a Superpole ofereceu foi a definição perfeita da nossa experiência de tirar o fôlego”, apontou. “Por esta razão, nós decidimos dar mais valor a corrida Superpole e incluir os resultados dela nas nossas estatísticas e dados históricos”, concluiu.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.