Bulega completa domínio e faz hat-trick na rodada do Mundial de Superbike na Austrália

Depois de vencer a corrida 1, Nicolò Bulega manteve a performance dominante e garantiu os triunfos também na Superpole e na corrida 2. Titular da Ducati sai de Phillip Island com 26 pontos de vantagem para Álvaro Bautista na classificação do Mundial de Pilotos

Nicolò Bulega garantiu um fim de semana 100% na passagem do Mundial de Superbike pela Austrália. Depois de garantir a pole e vencer a corrida 1 de sábado, o italiano repetiu a dose neste domingo (23), venceu a Superpole e a corrida 2. Assim, o #11 da Ducati sai de Phillip Island com 23 pontos de frente na liderança do campeonato.

Ainda na manhã deste domingo — noite de sábado no horário brasileiro —, Bulega precisou suar para levar a melhor nas dez voltas da Superpole. Saindo da pole, o italiano sustentou a liderança, mas viu Andrea Iannone pular de sexto para segundo logo de cara para pressionar pela ponta.

Relacionadas

Nas primeiras voltas, o ex-MotoGP conseguiu fazer pressão, mas, depois, não deu conta de acompanhar o ritmo de Nicolò e viu o rival receber a bandeirada com 2s324 de vantagem. Atrás, Danilo Petrucci não conseguiu chegar na dupla de conterrâneos, mas resistiu ao ataque de Scott Redding e escapou para garantir o último posto do pódio.

Sam Lowes fez pressão em Redding, mas o piloto da Bonovo levou a melhor e acabou em quarto. Ainda assim, o quinto posto foi o melhor resultado do titular da Marc VDS na série das motos de produção — antes, o gêmeo de Alex tinha conseguido um sexto lugar na corrida 2 de Assen no ano passado.

Nicolò Bulega abriu 26 pontos de vantagem na classificação do Mundial de Superbike (Foto: Divulgação/WSBK)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Andrea Locatelli colocou a Yamaha na sexta colocação, diante de Alex Lowes e do estreante Yari Montella. Axel Bassini e Remy Gardner completam o top-10.

Toprak Razgatlioglu e Álvaro Bautista tiveram um dia menor brilhante na corrida sprint. Os dois escaparam da pista ainda na primeira volta, na curva 4. O turco recebeu a bandeirada só em 13º, enquanto o espanhol ficou com o 19º lugar.

A mesma curva 4 também foi o ponto final da corrida de Tetsuda Nagashima e Garrett Gerloff. O japonês caiu e acabou coletando o texano ainda na primeira volta. O piloto da HRC ainda conseguiu voltar, mas abandonou a disputa pouco depois.

No complemento da rodada tripla, Bulega manteve a eficiência e dominou a disputa em Phillip Island, recebendo a bandeirada com 2s603 de frente para assegurar o primeiro hat-trick da carreira no Mundial de Superbike.

Depois de uma manhã caótica, Bautista se recompôs para assegurar uma dobradinha para a Ducati após largar em 11º. Iannone, que saiu em segundo, segurou os outros pilotos independentes e ficou com o terceiro posto.

A briga pelo quarto posto, porém, foi um tanto mais animada, especialmente entre Redding e Petrucci. Os dois batalharam especialmente na segunda metade da disputa, após o pit-stop obrigatório — estabelecido por causa da preocupação com a amplitude térmica e com o desgaste dos pneus. Depois de uma série de ultrapassagens, foi Scott quem levou a melhor, restando a Danilo o quinto posto.

Sam Lowes ficou em sexto, a só 0s088 de repetir o melhor resultado dele na categoria. Locatelli foi o sétimo, seguido por Alex Lowes e Montella. Bassani fecha a lista dos dez melhores.

Assim como aconteceu mais cedo, Razgatlioglu teve um dia para esquecer. O turco escapou da pista na volta 12 e voltou para os boxes abandonando a corrida. Tarran Mackenzie abandonou ainda no início, depois de um tombo na curva 6. Remy também não viu a bandeirada, já que caiu com quatro voltas para o fim, justamente na Gardner Straight, reta batizada em homenagem ao pai dele, Wayne Gardner.

Com o resultado da etapa da Austrália, Bulega soma 62 pontos, 26 a mais do que Bautista, que tem a segunda posição. Iannone aparece em terceiro, só um tento atrás de Álvaro. Petrucci e Redding formam o top-5 dominado por motos da Ducati. Razgatlioglu é apenas o oitavo, já com 42 pontos de atraso.

Na disputa do Mundial de Construtores, a Ducati lidera com 62 pontos, 40 a mais do que a BMW, a segunda colocada. A Yamaha é a terceira, seguida por Bimota, Honda e Kawasaki.

O Mundial de Superbike agora faz uma pausa até o fim de março e volta a ativa entre os dias 28 e 30 para a etapa de Portugal, em Portimão.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.