Rea e Bautista vencem na etapa de Assen do Mundial de Superbike

O britânico deu a 100ª vitória para a Kawasaki no Superbike, enquanto o triunfo do espanhol deu a ele a liderança da temporada

Jonathan Rea e Alvaro Bautista venceram, respectivamente, as duas corridas do Mundial de Superbike realizadas neste domingo (24) em Assen. O britânico triunfou na Superpole Race e deu a centésima vitória à Kawasaki, enquanto que o espanhol venceu a corrida 2. A dupla divide o número de vitórias na temporada 2022, com três cada.

Superpole Race

O pole-position era o turco Toprak Razgatlioglu, atual campeão da categoria. Na largada, ele manteve a ponta e viu Bautista saltar da quinta para a segunda colocação, já Rea era o terceiro. O trio, logo de cara, abriu distância para o restante do pelotão. Até que na volta 8, o espanhol da Ducati assumiu a liderança e o britânico passou Razgatlioglu logo em seguida.

A partir daí, líder e vice-lider da temporada travaram uma batalha roda a roda até a última volta quando, em uma manobra ousada, Rea deu o bote para cima de Bautista e partiu rumo ao terceiro triunfo no ano. A diferença entre eles ficou em apenas 0s220 para o piloto da Kawasaki. À Razgatlioglu, restou se contentar com o terceiro lugar.

Alvaro Bautista celebra vitória em Assen neste domingo (Foto: WSBK)

Corrida 2

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O pole era Jonathan Rea, que largou muito mal e logo caiu para quinto. Assim, quem assumiu a ponta foi o turco da Yamaha. O embate entre os dois durou até a sexta volta quando, em uma tentativa de ultrapasagem polêmica, o britânico fez contato com o turco ao final da curva 5 e ambos caíram, ficando de fora da prova.

Quem não teve nada com isso foi Iker Lecuona, que debuta na temporada pelo Superbike e assumiu a liderança. Mas logo, o espanhol foi ultrapassado pelo compatriota Bautista que, com os rivais fora da disputa, rumou tranquilamente para conquistar a terceira vitória no ano. Andrea Locatelli e Lecuona completaram o pódio em Assen.

Momento da colisão entre Razgatlioglu e Rea durante a corrida em Assen (Foto: Twitter/@WorldSBK)

A classificação do Mundial de Superbike tem Bautista na ponta (109), seguido de Rea (91) e Razgatlioglu (64). A categoria volta às pistas entre os dias 21 e 22 de maio, com rodada tripla a ser disputada no Circuito de Estoril, terceira etapa da temporada 2022.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.