Sem atender padrão da FIM, circuito de Monza deixa Mundial de Superbike e abre lacuna no calendário

Com o Autódromo de Monza em reformas para atender os padrões de segurança da FIM e receber homologação da entidade, etapa terá de ser adiada este ano do Mundial de Superbike. Substituta ainda está sendo pensada pelos organizadores

A etapa do Mundial de Superbike que seria realizada no Autódromo de Monza foi retirada do calendário oficial da temporada 2016. Foi anunciado nesta sexta-feira (1) que a prova italiana, que aconteceria entre os dias 22 e 24 de julho, não acontecerá.
 
O motivo da mudança foi que será necessário mais tempo para analisar e resolver os problemas do traçado para conseguir receber a categoria. O circuito está sendo reformado para atender os padrões de segurança exigidos pela FIM e receber a homologação da entidade.
Mundial de Superbike em Monza (Foto: Mundial de Superbike)
O Mundial de Superbike anunciou também que o contrato com o Autódromo de Vallelunga, que seria possível substituto, não será ativado, pois o local também não teria os requisitos mínimos para sediar uma prova da categoria.
 
Até o momento, não é certa qual será a nova etapa que irá substituir Monza no calendário. No entanto, a organização do Mundial de Superbike espera estar com uma decisão tomada até o dia 1º de maio.
 
Porém, não é apenas no Mundial de Superbike que o Autódromo de Monza não vive seus tempos mais brilhantes. Na F1, o circuito italiano está ameaçado, podendo ter Ímola como possível substituto.

Confira o calendário atualizado:

DATA PAÍS CIRCUITO
28/fev AUSTRÁLIA PHILLIP ISLAND
13/mar TAILÂNDIA CHANG
03/abr ESPANHA ARAGÃO
17/abr HOLANDA ASSEN
01/mai ITÁLIA ÍMOLA
15/mai MALÁSIA SEPANG
29/mai REINO UNIDO DONINGTON PARK
19/jun ITÁLIA MISANO
10/jul ESTADOS UNIDOS LAGUNA SECA
24/jul A SER ANUNCIADO  
18/set ALEMANHA LAUSITZRING
02/out FRANÇA MAGNY-COURS
16/out ESPANHA** JEREZ DE LA FRONTERA
30/out CATAR LOSAIL

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.