Razgatlioglu vence corrida 1 em Portimão e iguala marca histórica no WSBK

Toprak Razgatlioglu chegou a 11ª vitória consecutiva na temporada 2024 do WSBK e igualou marca histórica do espanhol Álvaro Bautista e do britânico Jonathan Rea

Neste sábado (10), Toprak Razgatlioglu fez história ao vencer a corrida 1 do fim de semana do Mundial de Superbike, em Portimão, chegando a 11 triunfos consecutivos. Depois de sofrer com problemas técnicos nos treinos de sexta-feira, o turco marcou a pole-position e superou o espanhol Álvaro Bautista e o italiano Danilo Petrucci após 20 voltas no autódromo de Algarve.

No entanto, não foi nada fácil. Largando da segunda posição, o britânico Alex Lowes, da Kawasaki, saiu melhor e superou Razgatlioglu nos primeiros metros, que, por sua vez, também viu Petrucci passar por ele e caiu para terceiro. O italiano da Ducati, porém, perdeu a posição para o atual líder do campeonato logo na segunda volta.

Quando restavam 16 giros para o fim, Danilo mostrou forte recuperação e superou Toprak e Alex na mesma volta, conseguindo chegar ao primeiro lugar. O neerlandês Michael van der Mark e o italiano Nicolò Bulega acompanhavam de perto o trio da frente e, na sexta volta, chegaram a superar Lowes, que não conseguiu se manter entre os ponteiros.

Depois de largar da sexta posição e chegar a ficar de fora do top-10, Bautista fez uma ótima corrida de recuperação e conseguiu escalar o grid até cruzar a linha de chegada em segundo. Petrucci, por sua vez, liderou boa parte da prova, mas não conseguiu resistir ao ímpeto de Razgatlioglu e foi ultrapassado pelo turco. No fim, também acabou sendo superado pelo espanhol da Aruba.

Toprak Razgatlioglu atingiu marca histórica em Portimão (Foto: Divulgação/WSBK)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Rea vê Razgatlioglu “referência no WSBK”: “Não esperava que fosse tão dominante”

O #1 ainda tentou buscar a primeira posição do piloto da BMW, mas recebeu a bandeira quadriculada 0s780 atrás. Desta forma, o turcou alcançou a 11ª vitória consecutiva na temporada 2024 e igualou a marca histórica de Bautista e do britânico Jonathan Rea.

Com Petrucci em terceiro, Garrett Gerloff, Lowes, Van der Mark, Bulega, Axel Bassani, Dominique Aegerter e Remy Gardner fecharam o top-10 da primeira prova em Portugal, sétima rodada do ano. Piloto da casa, Ivo Lopes começou em 22º e avançou pouco, terminando em 19º.

Com o resultado da corrida 1, Razgatlioglu chegou aos 328 pontos e abriu 80 de vantagem para Bulega, o vice-líder do campeonato. Bautista vem em terceiro, diante de Alex Lowes e Andrea Locatelli. No Mundial de Construtores, a BMW lidera com 337 pontos, 12 a mais do que a Ducati. A Kawasaki é a terceira, com Yamaha Honda fechando o top-5.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.