Casella e Leonel Pernía vencem em etapa do TCR South America em Termas de Rio Hondo
Pedro Cardoso e Juan Manuel Casella partem para a última etapa da temporada 2024 do TCR South America, em Rosário, separados por apenas 2 pontos na briga pelo título. Raphael Reis também possui chances matemáticas, embora sejam menores
A nona etapa da temporada 2024 do TCR South America, em Termas de Rio Hondo, na Argentina, presenteou os fãs de automobilismo com duas corridas animadas neste domingo (10). Na busca pelo título, Juan Manuel Casella conseguiu tirar melhor proveito da rodada e se aproximou do brasileiro Pedro Cardoso, líder do campeonato, na classificação.
Depois de conquistar a segunda pole-position no ano, Rodrigo Baptista não soube tirar proveito da boa posição de largada e terminou o dia sem chegar ao degrau mais alto do pódio. Na corrida 1, o piloto da Squadra Martino foi pego de surpresa por Casella, que, da terceira colocação, saiu bem e atacou logo nos primeiros metros para tomar a ponta. Raphael Reis, que começou em segundo, só retrocedeu e cruzou a linha de chegada na quinta posição.
Com o uruguaio da Squadra Martino em primeiro lugar e Baptista em segundo, foi Matías Rossi, da Toyota Team Argentina, quem conseguiu avançar um pouco e terminar no top-3. Leonel Pernía, Reis, Cardoso, Galid Osman, Tiago Pernía, Juan Ángel Rosso e Matías Cravero completaram a lista dos dez primeiros. A corrida 1 sofreu apenas uma paralisação de safety-car, quando restavam 15 min para o fim, por causa de um toque entre Bautista Damiani e Fabián Yannantuoni, que acabou ficando preso na brita.
Com o grid invertido, a corrida 2 entregou tanta emoção quanto a primeira prova do dia. Largando da terceira posição, Cardoso tinha tudo para maximizar a oportunidade e escapar de Casella na tabela — o dono do Honda #60 venceu a etapa da manhã —, mas acabou não avançando em nada ao longo dos 25 min.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Casella segura Cravero e vence corrida 2 do TCR South America em Buenos Aires
Pedro até tentou ser agressivo e partiu para cima de Yannantuoni e Osman, mas enquanto os dois brasileiros trocavam tinta na briga pelo primeiro lugar, o argentino Leonel Pernía deu o bote e efetuou uma ultrapassagem dupla logo nas primeiras curvas. O piloto da PMO Racing, que largou em quinto, soube se defender até o final e foi o primeiro a ver a bandeira quadriculada.
Assim como na corrida anterior, o safety-car também teve trabalho e precisou ser acionado após 8 min. Desta vez, Reis e Tiago Pernía se tocaram enquanto disputavam posição e ambos acabaram saindo da pista, embora o carro #77 do brasileiro tenha ficado mais danificado. De qualquer forma, ambos conseguiram continuar normalmente até o fim.
Galid segurou Cardoso e terminou em segundo, sendo acompanhado pelo compatriota até o pódio. Depois de largar em oitavo, Casella escalou o pelotão e terminou em quarto. Yannantuoni, Damiani, Rosso, Reis, Thiago Vivacqua e Cravero completaram o top-10.
Com os resultados em Termas de Rio Hondo, Cardoso chegou a 430 pontos na classificação, enquanto Casella diminuiu a diferença e ficou apenas 2 tentos atrás, com 428. Ainda com chances matemáticas de ficar com o troféu da temporada 2024, Reis agora possui 382 pontos, em terceiro. A disputa pelo título será definida na última etapa do ano, em Rosário, na Argentina, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro no Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio.
O GRANDE PRÊMIO transmite AO VIVO e COM IMAGENS todas as emoções do TCR South America.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.