TCR anuncia criação de versão brasileira e planeja temporada inaugural em 2023

Após primeira temporada do TCR Sul-Americano, conceito de campeonato de turismo vai ganhar versão brasileira a partir de 2023

HAAS APRESENTA PINTURA DO VF-22, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React

O Brasil terá um novo campeonato de turismo a partir de 2023. Depois da temporada inaugural do TCR Sul-Americano, o conceito foi expandido para um campeonato nacional, o TCR Brasil, que será realizado de forma paralela, e vira o primeiro campeonato nacional de elite de carros de tração dianteira desde a extinção do Brasileiro de Marcas, em 2018.

Em comunicado oficial, a categoria planeja ao menos seis etapas na temporada de estreia em pistas brasileiras. O promotor do campeonato será Mauricio Slaviero, que é diretor do ETCR, segmento do campeonato dedicado a carros 100% elétricos, e que inclusive passa a fazer parte dos certames da FIA em 2023.

“O conceito TCR revolucionou a cena das categorias de turismo em todo mundo. Com uma plataforma em bom custo/benefício, consegue entregar carros de diversas montadoras equalizados e a possibilidade de uma carreira internacional para equipes e pilotos”, declarou Slaviero.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

TCR Brasil chega em 2023 (Foto: Duda Bairros)

“A temporada inaugural do TCR Sul-Americano teve participação de mais de 50 pilotos, de oito diferentes nacionalidades. A maioria das equipes é brasileira, bem como uma parcela expressiva dos pilotos no grid. É enorme o potencial do TCR Brasil, que em sua temporada inaugural vai compartilhar com a TCR Sul-Americano os eventos no Brasil e integrar eventos de outras categorias no restante do calendário”, seguiu.

Idealizado buscando ser um modelo de campeonato de turismo pautado por custos enxutos e competitividade, o TCR tem carros de tração dianteira com motores turbo e capacidade de até 2.0 litros. A temporada sul-americana teve as equipes PropCar Racing, Cobra Racing, W2 Pro GP, Scuderia CJ e MC Tubarão. O campeão foi o espanhol Pepe Oriola.

“Estamos empolgados em ver que categoria TCR continua sua expansão sete anos após o lançamento. Em 2021, a temporada inaugural do TCR Sul-Americano abriu um novo e importante mercado, proporcionando a equipes e pilotos de toda a região oportunidades de experimentar a emoção das competições de TCR. Estamos bastante satisfeitos que a participação entusiasmada de muitos competidores brasileiros agora leva ao nascimento do TCR Brasil”, comentou o italiano Marcelo Lotti, criador do conceito TCR.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.