Com dez carros e três marcas, TCR Sul-Americano inicia história em Interlagos

A mais nova categoria continental do esporte a motor inicia sua história pra valer nesta sexta-feira com a abertura do fim de semana de estreia do campeonato em Interlagos. Em razão dos problemas sobretudo de logística por conta da pandemia, o TCR Sul-Americano terá somente cinco equipes no circuito paulistano

Abu Dhabi revelou as mudanças no circuito de Yas Marina já a partir de 2021 (Vídeo: Reprodução)

Depois de um longo período de planejamento fora e dentro das pistas, a história do TCR Sul-Americano começa pra valer a partir desta sexta-feira (25), dia da abertura da programação do fim de semana da etapa de estreia da mais nova competição continental do esporte a motor. Interlagos, o mais importante autódromo brasileiro, será o palco das primeiras corridas do campeonato. Nesta jornada, estão inscritos dez competidores, de quatro nacionalidades diferentes, ligados a cinco equipes distintas. Três marcas estarão representadas na pista.

Diante de uma situação completamente incerta em razão da pandemia, os desafios logísticos se acentuaram, de modo que o cenário se tornou muito mais complicado em termos, por exemplo, de importação dos carros. Desta forma, cinco equipes vão alinhar neste fim de semana em Interlagos: Squadra Martino, da Argentina, e as brasileiras Cobra Racing, W2 Racing, MC Tubarão e PropCar Racing. As marcas presentes na primeira rodada dupla do calendário serão Alfa Romeo, Audi e Honda.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O TCR Sul-Americano vai iniciar pra valer seu primeiro fim de semana nesta sexta-feira (Foto: Duda Bairros)

Dentre os pilotos, vão disputar a primeira etapa do campeonato: Adalberto Baptista (Cobra Racing), Rodrigo Baptista (Cobra Racing), Marcio Basso (MC Tubarão), Fabio Casagrande (PropCar Racing), Guilherme Reischl (MC Tubarão) e Raphael Reis (W2), do Brasil; Paul Holton (PropCar), dos Estados Unidos; Ayrton Chorne e José Manuel Sapag (os dois, Squadra Martino), da Argentina, e o veterano espanhol Pepe Oriola (W2).

Segundo a organização da categoria, a perspectiva é que a categoria conte com um número bem maior de carros, provavelmente 15, a partir da segunda etapa, marcada para Curitiba. A MX Piquet Sports, com seus dois Hyundai Elantra, vai disputar a rodada dupla no Paraná, assim como dois carros da Link & Co, que seguem nos preparativos na Argentina. Quem também vai acelerar em Curitiba, diz a organização, é o piloto peruano Rodrigo Pflucker, que vai alinhar outro Hyundai i30.

Federico Punteri, diretor-geral do TCR Sul-Americano, falou sobre os desafios ao partir do zero com uma nova categoria e destacou o começo da temporada 2021.

“Promover uma nova categoria é uma tarefa muito desafiadora e, no meio do processo, veio uma pandemia para dificultar tudo. Com muito trabalho e dedicação dos profissionais das equipes envolvidas, chegamos a Interlagos para a primeira corrida da história do TCR Sul-Americano. O formato do campeonato é internacionalmente consagrado e temos certeza de que rapidamente cairá no gosto dos torcedores da região”, disse.

“Arrancamos em São Paulo para um novo capítulo do esporte a motor na América do Sul e tenho certeza que já na próxima etapa, em Curitiba, teremos ainda mais carros, pilotos e montadoras envolvidos no evento”, complementou.

As atividades de pista começam nesta sexta-feira com um treino extra e o primeiro treino livre do fim de semana. No sábado, está prevista mais uma sessão, além da sessão classificatória que vai definir o grid de largada da primeira corrida a partir de 14h30 (de Brasília). No domingo, a corrida 1 tem início previsto para 8h40, enquanto a segunda prova da primeira rodada dupla do TCR Sul-Americano vai começar às 9h50. A transmissão do evento ficará por conta dos canais esportivos do grupo Disney. A FOX Sports vai transmitir o VT das corridas 1 e 2 a partir de 11h45, logo depois do GP da Holanda de MotoGP.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar