Com dez carros e três marcas, TCR Sul-Americano inicia história em Interlagos

A mais nova categoria continental do esporte a motor inicia sua história pra valer nesta sexta-feira com a abertura do fim de semana de estreia do campeonato em Interlagos. Em razão dos problemas sobretudo de logística por conta da pandemia, o TCR Sul-Americano terá somente cinco equipes no circuito paulistano

Abu Dhabi revelou as mudanças no circuito de Yas Marina já a partir de 2021 (Vídeo: Reprodução)

Depois de um longo período de planejamento fora e dentro das pistas, a história do TCR Sul-Americano começa pra valer a partir desta sexta-feira (25), dia da abertura da programação do fim de semana da etapa de estreia da mais nova competição continental do esporte a motor. Interlagos, o mais importante autódromo brasileiro, será o palco das primeiras corridas do campeonato. Nesta jornada, estão inscritos dez competidores, de quatro nacionalidades diferentes, ligados a cinco equipes distintas. Três marcas estarão representadas na pista.

Diante de uma situação completamente incerta em razão da pandemia, os desafios logísticos se acentuaram, de modo que o cenário se tornou muito mais complicado em termos, por exemplo, de importação dos carros. Desta forma, cinco equipes vão alinhar neste fim de semana em Interlagos: Squadra Martino, da Argentina, e as brasileiras Cobra Racing, W2 Racing, MC Tubarão e PropCar Racing. As marcas presentes na primeira rodada dupla do calendário serão Alfa Romeo, Audi e Honda.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O TCR Sul-Americano vai iniciar pra valer seu primeiro fim de semana nesta sexta-feira (Foto: Duda Bairros)

Dentre os pilotos, vão disputar a primeira etapa do campeonato: Adalberto Baptista (Cobra Racing), Rodrigo Baptista (Cobra Racing), Marcio Basso (MC Tubarão), Fabio Casagrande (PropCar Racing), Guilherme Reischl (MC Tubarão) e Raphael Reis (W2), do Brasil; Paul Holton (PropCar), dos Estados Unidos; Ayrton Chorne e José Manuel Sapag (os dois, Squadra Martino), da Argentina, e o veterano espanhol Pepe Oriola (W2).

Segundo a organização da categoria, a perspectiva é que a categoria conte com um número bem maior de carros, provavelmente 15, a partir da segunda etapa, marcada para Curitiba. A MX Piquet Sports, com seus dois Hyundai Elantra, vai disputar a rodada dupla no Paraná, assim como dois carros da Link & Co, que seguem nos preparativos na Argentina. Quem também vai acelerar em Curitiba, diz a organização, é o piloto peruano Rodrigo Pflucker, que vai alinhar outro Hyundai i30.

Federico Punteri, diretor-geral do TCR Sul-Americano, falou sobre os desafios ao partir do zero com uma nova categoria e destacou o começo da temporada 2021.

“Promover uma nova categoria é uma tarefa muito desafiadora e, no meio do processo, veio uma pandemia para dificultar tudo. Com muito trabalho e dedicação dos profissionais das equipes envolvidas, chegamos a Interlagos para a primeira corrida da história do TCR Sul-Americano. O formato do campeonato é internacionalmente consagrado e temos certeza de que rapidamente cairá no gosto dos torcedores da região”, disse.

“Arrancamos em São Paulo para um novo capítulo do esporte a motor na América do Sul e tenho certeza que já na próxima etapa, em Curitiba, teremos ainda mais carros, pilotos e montadoras envolvidos no evento”, complementou.

As atividades de pista começam nesta sexta-feira com um treino extra e o primeiro treino livre do fim de semana. No sábado, está prevista mais uma sessão, além da sessão classificatória que vai definir o grid de largada da primeira corrida a partir de 14h30 (de Brasília). No domingo, a corrida 1 tem início previsto para 8h40, enquanto a segunda prova da primeira rodada dupla do TCR Sul-Americano vai começar às 9h50. A transmissão do evento ficará por conta dos canais esportivos do grupo Disney. A FOX Sports vai transmitir o VT das corridas 1 e 2 a partir de 11h45, logo depois do GP da Holanda de MotoGP.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.