Copa Truck: Monteiro e Salustiano vencem em Cascavel e empatam na ponta da Quarta Copa

Beto Monteiro e Paulo Salustiano foram os grandes protagonistas do domingo da etapa da Copa Truck no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. O pernambucano levou a Volkswagen à vitória na primeira corrida do dia, seguido por Salustiano, que devolveu na mesma moeda e triunfou na segunda prova da jornada. Os dois somam agora 38 pontos na ponta da Quarta Copa, que vai definir os três últimos finalistas na luta pelo título da temporada, em Interlagos, no mês de dezembro

Em um fim de semana marcado por muita chuva, mas também por pista seca em alguns momentos, Beto Monteiro e Paulo Salustiano foram os grandes protagonistas da etapa de Cascavel da Copa Truck, disputada no último domingo (6) no Autódromo Zilmar Beux. A dupla da Volkswagen brilhou nas duas corridas do dia, com uma vitória para cada um: Monteiro triunfou na primeira jornada da tarde — a nona de 12 corridas no ano —, seguido por Salustiano, que devolveu o resultado para subir no topo do pódio da corrida 2, pouco à frente do pernambucano.
 
O resultado do fim de semana equilibrou de vez a briga pelo título da Quarta Copa, que vai definir os três últimos finalistas na luta pelo título da temporada, em Interlagos, no mês de dezembro. Monteiro e Salustiano aparecem empatados na tabela e lideram com 38 pontos.
 
Destaque para o grid recheado da Copa Truck, formado por 21 pilotos em Cascavel. A grande novidade foi a estreia de Guilherme Salas, jovem piloto que vem nadando de braçada na temporada 2019 da Stock Light. Com um Mercedes, o competidor terminou em 12º a primeira corrida do fim de semana e abandonou a segunda prova. Outro piloto da Stock Car que também teve a chance de pilotar um bruto da Copa Truck foi Átila Abreu, que testou no fim de semana.
Beto Monteiro em ação na corrida 1 da etapa de Cascavel (Foto: Duda Bairros/Copa Truck)

Outro grande destaque do fim de semana foi a estreia de Pedro Mufatto, um ícone do automobilismo brasileiro, na Copa Truck. Com incríveis 79 anos, o piloto foi 13º na primeira corrida do fim de semana e abandonou a segunda prova.

 
A pole da corrida 1 ficou com André Marques, da Mercedes. Mas tanto Marques como o segundo colocado no grid, Wellington Cirino, enfrentaram problemas, e Monteiro tomou a dianteira. A jornada do pernambucano também não foi fácil por conta do restritor de potência, aplicado na esteira das vitórias obtidas em Rivera, no Uruguai. Beto triunfou com uma vantagem bem apertada, de menos de 0s5 para Salustiano. Marques fechou o top-3.
 
“A chuva me ajudou um pouco, pois meu caminhão correu com restritor de potência e a pista molhada acabou fazendo com que eu não sentisse muito essa desvantagem. Sofri uma enorme pressão do Salu no fim e saio muito feliz com uma vitória e a liderança do campeonato, o que faz com que o trabalho na próxima etapa seja mais tranquilo”, comemorou o vencedor.
 
A segunda prova do domingo mostrou a força dos brutos da Volkswagen. Salustiano e Monteiro dividiram a quarta fila do grid, em sétimo e oitavo, respectivamente, por conta da inversão do grid em relação ao resultado da primeira corrida. A pole ficou com Luiz Carlos Zapelini.
Paulo Salustiano festeja a vitória na corrida 2 da Copa Truck em Cascavel (Foto: Duda Bairros/Copa Truck)

Mas a dupla conseguiu evoluir bem ao longo de 17 voltas e voltou a dominar a disputa, daquela vez, porém, com Salustiano à frente. Paulo venceu com pouco mais de 4s de frente para Monteiro. Grande destaque para Débora Rodrigues, que faz bela temporada e terminou em terceiro lugar na corrida.

 
Na festa do pódio, Salustiano ressaltou as dificuldades enfrentadas e superadas para conseguir triunfar neste fim de semana em Cascavel. “A gente teve um mês muito difícil, tivemos de reconstruir meu caminhão para esta corrida após o acidente no Uruguai, enfrentamos problemas no começo do fim de semana, mas, no fim, tudo deu certo. Meu foco máximo é obter a vaga entre os finalistas para brigar pelo título em Interlagos. Na última disputa a classificação passou muito perto, mas desta vez não vou deixar escapar”, declarou o vencedor.
 
A próxima etapa da Copa Truck, que vai representar também o desfecho da Quarta Copa, está marcada para 27 de outubro no autódromo do Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul.
Paddockast #36
O MELHOR PILOTO SEM VITÓRIA NA F1

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.