Copa Truck se antecipa e decide correr em Cascavel já no fim de semana

A Copa Truck quer correr já no sábado em Cascavel, baseando-se em novo protocolo para garantir segurança dos envolvidos. A Secretaria de Saúde local recomenda realização apenas de atividades essenciais na cidade, que tem 2.033 casos de coronavírus

A Copa Truck decidiu que já é hora de voltar às pistas. A categoria anunciou a decisão de marcar a primeira rodada dupla da temporada 2020, adiada pela pandemia do coronavírus, já para os dias 27 e 28 de junho, neste fim de semana. O palco do retorno é Cascavel, onde as atividades acontecem com portões fechados.

De acordo com o comunicado emitido pela Copa Truck, há um novo protocolo de conduta firmado com a prefeitura da cidade paranaense. Este tenta garantir segurança para os envolvidos nas atividades de pista, isso apesar de Cascavel já ter 2.033 casos de coronavírus confirmados, assim como 37 mortes.

A Copa Truck quer voltar em questão de dias (Foto: Rodrigo Ruiz/Copa Truck)

“A Copa Truck trabalhou muito para conseguir elaborar e cumprir um Protocolo de Conduta e segurança devido ao Covid-19, e assim poder garantir o retorno dos profissionais às pistas de uma forma consciente e segura. […] Esta será nossa mensagem: fique em casa seguro, respeite os decretos municipais, que estaremos também em um ambiente protegido fazendo grandes corridas para vocês”, disse Vanda Camacho, promotora da Copa Truck, através de comunicado.

Recentemente, a prefeitura de Cascavel emitiu decretos limitando atividades na cidade. O 15.499/2020, publicado em 14 de junho, veta “jogos e competições de qualquer natureza com a presença de público”.

A recomendação do Comitê de Operações de Emergência local é de que apenas serviços essenciais operem. Esta é ainda mais recente, sendo divulgada pela prefeitura em 24 de junho.

“O COE [Comitê de Operações de Emergência] trabalha em cima de uma matriz de risco, essa matriz de risco aponta hoje que Cascavel encontra-se num risco muito alto e dentro de suas matrizes isso indica que deverá funcionar apenas os serviços essenciais. Então  essa é uma recomendação do COE que será encaminhada ao Executivo”, disse Thiago Stefanello, Secretário de Saúde de Cascavel, em comunicado.

O Brasil inteiro já acumula mais de 1,1 milhão de infecções por coronavírus. São 53 mil mortes oficiais, ficando atrás apenas dos Estados Unidos em mortalidade. O calendário do esporte a motor ficou paralisado e até mesmo eventos internacionais, como o GP do Brasil, passaram a ter realização amplamente questionada.

O GRANDE PRÊMIO entrou em contato com a prefeitura de Cascavel para entender o acordo citado pela Copa Truck. Até o momento, entretanto, não houve retorno. A Secretaria de Saúde do Paraná informou ao GP, porém, que existe no Estado a orientação da não realização de eventos esportivos, mas que cada cidade tem concedido o direito de determinar suas próprias diretrizes a respeito.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.