Dirani supera Giaffone e vence corrida 1 em Goiânia na estreia como dono de equipe da Copa Truck

Danilo Dirani faturou a primeira corrida da Copa Truck em Goiânia neste domingo (26) de forma surpreendente. Terceiro no grid, o #28 aproveitou a ausência do pole-position Wellington Cirino, superou Felipe Giaffone no início e venceu com autoridade

Danilo Dirani chegou com força em nova fase na Copa Truck. Agora piloto e dono de equipe, o agora representante da Mercedes venceu com autoridade a primeira corrida em Goiânia. 

O #28 aproveitou a ausência de Wellington Cirino, que ficou nos boxes por conta de um problema no caminhão, superou Felipe Giaffone em manobra ousada e recebeu a bandeira quadriculada com tranquilidade na ponta.
 
Giaffone se contentou com o segundo lugar, mas não foi ameaçado por Giualiano Losacco, o terceiro. O #90 sim teve de se preocupar com André Marques, que deu uma canseira durante toda a prova, mas não conseguiu a ultrapassagem. Beto Monteiro completou o top-5.
Danilo Dirani (Foto: Rodrigo Ruiz)

Saiba como foi a corrida 1 da Copa Truck em Goiânia

 
Antes da largada, uma notícia péssima para o pole-position Wellington Cirino. Seu caminhão apresentou problemas e, como não conseguiu sair a tempo de alinhar no grid, vai ter de largar dos boxes. Assim, o caminho ficou aberto para Felipe Giaffone. Antes da largada, os termômetros marcavam 28°C e 40°C na pista.
Giaffone largou bem e manteve a dianteira, seguido de Danilo Dirani, Giuliano Losacco e André Marques. Mais atrás, Luiz Lopes tocou Djalma Fogaça, que rodou e fez Alexandre Navarro sair da pista para evitar o contato. Cirino acabou ficando mesmo nos boxes.
 
No fim da reta da primeira volta, Dirani colocou por fora, Giaffone se defendeu, mas acabou escorregando. Assim, o #28 assumiu a ponta. Enquanto isso, Leandro Totti encostou nos boxes e abandonou. Djalma Fogaça também se dirigiu ao pit com um problema no pneu traseiro direito.
 
Dirani passou e abriu vantagem para Giaffone. Mais atrás, Beto Monteiro dava um calor em Régis Boessio na luta pela quinta colocação. Já o goiano Rogério Castro, em nono, acabou rodando sozinho. E Lopes acabou punido com um drive-through por conta do toque em Fogaça na primeira volta.
 
Com cinco voltas completadas, os dez primeiros eram: Dirani, Giaffone, Losacco, Marques, Monteiro, Andrade, Paulo, Boessio, Ramasauskas e Jardim. Grande prova de Ramasauskas, que largou em último. E do estreante Pedro Paulo.
Marques pressionava Losacco em busca da terceira colocação, e Monteiro apertava o ritmo para chegar na briga. Mais na frente, Dirani tinha confortáveis 4s2 de vantagem para o piloto da Volkswagen. Boessio, o oitavo, viu a grade de proteção frontal de seu Volvo ficar pendurada.
 
Com quase 5s de vantagem de Dirani para Giaffone, briga mesmo era pelo terceiro lugar. Losacco se segurava como podia, e Marques tentava a manobra sem sucesso, ao mesmo tempo em que ficava de olho em Monteiro, que estava bem próximo.

No fim, Losacco garantiu o terceiro lugar e seu lugar no pódio.

Resultado fina da corrida 1

1. Danilo Dirani (Mercedes-Benz), 14 voltas em 25min46s688

2. Felipe Giaffone (Volkswagen), a 2s186
3. Giuliano Losacco (Iveco), a 11s591
4. André Marques (Mercedes-Benz), a 12s578
5. Beto Monteiro (Iveco), a 14s348
6. Roberval Andrade (Scania), a 30s883
7. Pedro Paulo (Mercedes-Benz), a 33s714
8. Witold Ramasauskas (MAN), a 36s243
9. Adalberto Jardim (Ford), a 44s606
10. Duda Bana (Volvo), a 55s082
11. Debora Rodrigues (Volkswagen), a 55s267
12. Regis Boessio (Volvo), a 57s972
13. Rogerio Castro (MAN), a 1min18s088
14. Alexandre Navarro (Mercedes-Benz), a 1 volta
15. Rodrigo Belinati (Volkswagen), a 3 voltas
16. Luiz Lopes (Iveco), a 3 voltas
17. Fábio Fogaça (Ford), a 7 voltas
18. Djalma Fogaça (Ford), a 8 voltas
19. Wellington Cirino (Mercedes-Benz), a 13 voltas
20. Leandro Totti (Scania), a 14 voltas
Pódio da corrida 1 em Goiânia (Foto: Rodrigo Ruiz)
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.