Largando na pole-position, Cirino domina prova e vence abertura da F-Truck em Tarumã

Piloto da ABF Mercedes Benz, o piloto não deu chance aos rivais, dominou a prova e venceu com autoridade a primeira prova da categoria. Companheiro de Cirino, Geraldo Piquet ficou com a segunda posição na etapa realizada neste domingo (10)

Líder do warm-up realizado em Tarumã na manhã deste domingo (10), Wellington Cirino largou na pole-position da primeira etapa da temporada do Campeonato Brasileiro e também do Sul-Americano, que vai contar com quatro provas ao longo deste ano.

Falando da prova, Cirino não deu chance aos rivais e venceu a prova de ponta a ponta. Geraldo Piquet terminou na segunda colocação com Paulo Salustiano na terceira colocação. Regis Boessio e Valmir Benavides completaram os cinco primeiros colocados.

A sexta posição ficou com Leandro Totti, com João Maistro na sétima posição. Estreantes na temporada, Alberto Cattucci, Diogo Pachenki e Ronaldo Kastropil foram muito bem e completaram os dez primeiros da etapa de abertura da temporada.

Cirino dominou e venceu a primeira prova da F-Truck em 2013 (Foto: Orlei Silva)

Considerados favoritos, Roberval Andrade, Felipe Giaffone e Beto Monteiro não tiveram uma boa estreia e acabaram abandonando a prova de estreia, e não pontuaram. Situação diferente de Cirino, que somou todos os pontos possíveis da etapa e começa o ano liderando o campeonato.

David Muffato sofreu um acidente durante o classificatório disputado no último sábado (9) e tinha esperança de participar da prova, mas a equipe não conseguiu consertar os danos no caminhão e acabou ficando de fora da etapa deste fim de semana. Ele largaria na quarta colocação. Com isso, todos os pilotos que estavam abaixo dele ganharam uma posição. Outro piloto que não conseguiu largar foi Zé Maria Reis, que teve um problema no motor.

A próxima etapa do campeonato acontece em Londrina, no dia 7 de abril.

Confira como foi a corrida

Na largada, em movimento, Cirino manteve a primeira colocação, enquanto Andrade e Piquet, que saiu da quarta posição, disputavam o segundo posto. Regis Boessio se estabeleceu na quarta colocação e trouxe com ele Paulo Salustiano.

Com o líder da prova apresentando um bom ritmo, abrindo quase 1s de vantagem na segunda volta da prova, o duelo pela segunda colocação ficava mais evidente entre Andrade e Piquet. Pouco antes da abertura da terceira volta, Beto Monteiro acabou abandonando a prova.

Na disputa pela sétima colocação, Valmir Benavides e João Maistro protagonizavam uma boa disputa. E o piloto da Volvo conseguiu fazer a ultrapassagem e assumiu o sétimo posto. Enquanto isso, na briga pela liderança, Andrade colocava pressão em Cirino, mas o primeiro colocado resistia bem.

Na sexta volta da prova, Felipe Giaffone e Adalberto Jardim, com problemas no motor, abandonaram. Como o óleo dos caminhões ficou na pista, o Pace Truck foi chamado e entrou na pista. Leandro Reis foi outro que também deixou a prova antes da décima volta.

Na relargada, Cirino conseguiu manter a ponta e abriu vantagem para Andrade, que chegou a levar certo sufoco de Piquet. Com os três ainda estava Salustiano, quarto colocado. O piloto da ABF Mercedes Benz abriu mais de 0s6 de vantagem para o segundo colocado antes de completar a oitava volta.

Quem fazia uma boa estreia na categoria era Jansen Bueno, o décimo colocado no nono giro da corrida. Mais à frente, Leandro Totti conseguiu ultrapassar Maistro e assumiu a sétima colocação. Na décima volta, a bandeira amarela quadriculada foi acionada pela organização. Com isso, Cirino ganhou cinco pontos por cruzar a linha de chegada na primeira colocação.

Antes da nova relargada, Danilo Dirani teve um problema e seu caminhão de número 70 estava lento. Três voltas depois da paralisação obrigatória aconteceu o reinício da corrida e o cenário foi o mesmo de antes: Cirino não deu chance aos rivais, enquanto a briga pelo segundo posto rolava solta entre Andrade e Piquet.

Outro que fazia uma prova muito boa era Diego Pachenki, que largou na última colocação, mas era o 11º quando faltava pouco mais de meia hora para o final. Dirani acabou abandonando a prova, mas deixou seu caminhão em um lugar muito perigoso. Com isso, o Pace Truck entrou na pista mais uma vez para o caminhão de reboque entrar e retirar o veículo do gramado.

Na terceira vez que a prova foi reiniciada, Piquet não deu chance a Andrade e conseguiu fazer a ultrapassagem para assumir a segunda colocação. Com um problema no freio, o piloto do Corinthians tentava manter o terceiro posto, enquanto Salustiano fazia pressão para ganhar uma posição. Até que ele conseguiu superar o concorrente e pulou para a terceira colocação.

Cirino mantinha-se na ponta da prova com certa tranquilidade, quase 1s à frente de Piquet. E Andrade, que vinha perdendo rendimento, caiu para sétima colocação e tomava imensa pressão de Maistro. Entre os três melhores, Salustiano tentava ultrapassar Piquet de todas as formas, mas sem sucesso.

Outro que abandonou a prova foi Luis Lopes, que ocupava a 15ª colocação, e provocou a entrada do Pace Truck mais uma vez. Com isso, a vantagem de Cirino fui pulverizada mais uma vez e todos largariam juntos mais uma vez. Andrade não resistiu aos problemas e acabou abandonando a etapa.

Repetindo o que fez em todas as relargadas, Cirino conseguiu segurar a primeira colocação, deixando Piquet e Salustiano mais atrás no penúltimo giro da corrida. Muitas disputas por posição nas voltas finais, com Djalma Fogaça saindo da pista, por exemplo.

Na última volta, Cirino mostrou absoluto controle técnico e garantiu, com tranquilidade, a vitória na abertura do campeonato. 

F-Truck, Tarumã, Corrida, Final:

 

1
Wellington CIRINO
PR
ABF
Mercedes Benz
1:00:53.004
27 voltas
 
 
2
Geraldo PIQUET
DF
ABF
Mercedes Benz
+0.786
 
 
 
 
 
 
 
 
3
Paulo SALUSTIANO
SP
ABF
Mercedes Benz
+1.096
 
 
 
 
 
 
 
 
4
Regis BOESSIO
RS
ABF
Mercedes Benz
+2.613
 
 
 
 
 
 
 
 
5
Valmir BENAVIDES
SP
Scuderia Iveco
Iveco
+4.345
 
 
 
 
 
 
 
 
6
Leandro TOTTI
PR
RM
Volkswagen
+5.243
 
 
 
 
 
 
 
 
7
João MAISTRO
PR
Clay Truck
Volvo
+7.091
 
 
 
 
 
 
 
 
8
Alberto CATTUCCI
SP
ABF
Volvo
+7.883
 
 
 
 
 
 
 
 
9
Diogo PACHENKI
PR
ABF
Mercedes Benz
+12.490
 
 
 
 
 
 
 
 
10
Ronaldo KASTROPIL
SP
Ticket Car Corinthians
Scania
+13.557
 
 
 
 
 
 
 
 
11
Djalma FOGAÇA
SP
72 Sports
Ford
+14.425
 
 
 
 
 
 
 
 
12
André MARQUES
SP
RM
Volkswagen
+14.754
 
 
 
 
 
 
 
 
13
Débora RODRIGUES
SP
RM
Volkswagen
+19.353
 
 
 
 
 
 
 
 
14
Jansen BUENO
PR
DB
Volvo
+21.089
 
 
 
 
 
 
 
 
15
Edu PIANO
SP
Território
Ford
+27.582
 
 
 
 
 
 
 
 
16
Luiz LOPES
SP
ABF
Mercedes Benz
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 
17
Roberval ANDRADE
SP
Ticket Car Corinthians
Scania
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 
18
Danilo DIRANI
SP
DF
Ford
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 
19
Adalberto JARDIM
SP
AJ5
Volkswagen
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 
20
Felipe GIAFFONE
SP
RM
Volkswagen
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 
21
Leandro REIS
GO
Original Reis Peças
Scania
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 
22
Beto MONTEIRO
PE
Scuderia Iveco
Iveco
abandonou
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.