Líder da Copa Mercosul, Giaffone comanda primeiro treino da Copa Truck em Rivera

Felipe Giaffone abriu os trabalhos da Copa Truck no Uruguai na frente. O líder da Copa Mercosul, vencedor das duas corridas na Argentina, liderou o TL1. Roberval Andrade terminou em segundo, com Wellington Cirino em terceiro

Felipe Giaffone abriu os trabalhos da Copa Truck em Rivera na frente. Na primeira sessão de treinos livres, no início da tarde desta sexta-feira (5) no Uruguai, o atual líder da Copa Mercosul anotou 1min34s425 e terminou na liderança.

 
Roberval Andrade foi um dos pilotos que menos andou, mesmo assim, quando esteve na pista, foi rápido. Virou com seu Scania 1min34s695 e finalizou na segunda colocação, batendo Wellington Cirino nos instantes finais. O #6, terceiro na tabela, liderou a primeira parte da sessão, demonstrando bom ritmo, mas fechou com 0s515 de desvantagem para o melhor tempo.
 
Seu companheiro de equipe André Marques acabou com o quarto tempo, e Leandro Totti fechou o grupo dos cinco melhores classificados.
 
Na sequência, em sexto, terminou Witold Ramasauskas, seguido de Régis Boessio. Giuliano Losacco foi o oitavo, com Pedro Paulo Fernandes em nono e Djalma Fogaça em décimo.
 
Logo mais, às 15h40, acontece a segunda sessão de treinos livres, fechando as atividades de pista desta sexta-feira.
Roberval Andrade terminou o TL1 em segundo (Foto: Duda Bairros)

Saiba como foi o TL1 da Copa Truck em Rivera

Com a pista liberada, os pilotos logo deixaram os boxes para a primeira sessão de treinos livres no autódromo Eduardo P. Cabrera, em Rivera, no Uruguai. O primeiro a marcar tempo foi Danilo Dirani 1min45s981, mas com menos de 5 minutos de treino veio uma bandeira vermelha. A interrupção, porém, durou pouco.
 
Na volta, praticamente todos os pilotos começaram a explorar o desafiador circuito, inédito para a grande maioria. Wellington Cirino virou 1min34s940 e se colocou à frente na tabela de tempos. Felipe Giaffone aparecia em segundo, com André Marques em terceiro. Com 10 minutos de treino, Dirani perdeu o controle de seu Mercedes e acabou batendo. Nova bandeira vermelha.
 

Os dez melhores a essa altura eram Wellington Cirino, Felipe Giaffone, André Marques, Leandro Totti, Duda Bana, Luiz Lopes, Rodrigo Belinati, Witold Ramasauskas, Giuliano Losacco e Fabio Fogaça.

Desta vez, a paralisação foi bem maior. Demorou até o resgate recolher o caminhão #28 para os boxes. O Mercedes, que registrou apenas quatro voltas, acabou bastante danificado. Fim de treino para Dirani.
Danilo Dirani bateu no primeiro treino livre (Foto: Vanderley Soares)
Roberval Andrade subiu para quarto e Beto Monteiro, para sexto. Ramasauskas também melhorou um pouco e chegou ao sétimo lugar. Na volta 11, Giaffone melhorou sua marca e ficou 0s017 atrás de Cirino, que mantinha a primeira colocação.
 
O treino ficou bastante movimentado, com muitas trocas de posições. Monteiro pulou para quinto e Régis Boessio colocou seu Volvo na sexta colocação. Totti reapareceu e se colocou em quarto. Já Adalberto Jardim apareceu pela primeira vez no top-10.
 
Com quase 30 minutos de treino, Giaffone encaixou boa volta e, com 1min34s425, assumiu a liderança da sessão pela primeira vez, desbancando Cirino por 0s515. Losacco pegou embalo e alcançou o quarto lugar.
A partir daí a sessão se acalmou e as posições se estabilizaram. A essa altura do TL1, Witold Ramasauskas, Giuliano Losacco, Duda Bana e Luiz Lopes eram os que mais tinham andado: 20 voltas para cada um.    
 
Na reta final do treino, Andrade subiu para terceiro, a 0s857 do Volkswagen de Giaffone. Curiosamente, o #15 era um dos que menos tinha andado, apenas oito voltas. Depois, desbancou Cirino, ficando na segunda posição.
 
Com 50 minutos veio a bandeira quadriculada colocando fim à primeira sessão, 10 minutos antes do programado.
 

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.