Após títulos no DTM, diretor diz que BMW não pode dormir sobre seus louros para seguir forte em 2013

Jens Marquardt não quer subestimar o potencial de Audi e Mercedes e declarou que sua montadora precisará trabalhar ainda mais para seguir no topo do DTM

A BMW fez história ao retornar para o DTM após 20 anos e, logo em seu primeiro ano, faturou os três títulos disputados na categoria (pilotos, equipes e marcas). O sucesso, porém, não pode subir à cabeça. Diretor-esportivo da montadora, Jens Marquardt afirmou que será preciso muito trabalho duro para manter a BMW à frente das poderosas adversárias Audi e Mercedes.

“Vamos defender o título no próximo ano, o que é a melhor situação em que poderíamos desejar estar. É exatamente porque entramos nestas competições esportivas”, disse Marquardt. “Estamos felizes por assumir este papel, mas devemos mostrar o respeito e a humildade necessárias”, acrescentou.

Marquardt recebe Bruno Spengler nos boxes após piloto vencer em Hockenheim e conquistar título (Foto: BMW)

O dirigente não quer subestimar a capacidade de suas adversárias darem a volta por cima durante o inverno e voltarem mais fortes quando o campeonato recomeçar, em abril, no circuito de Hockenheim. “O esporte sempre será o esporte: com duas rivais fortes, como Audi e Mercedes-Benz, você nunca pode dormir sobre seus louros. Precisa trabalhar duro para continuar competitivo a longo prazo”, declarou.

Um dos motivos pelo qual a BMW precisa pegar duro no batente é a introdução de mais dois carros – a partir de 2013, a marca também terá oito carros, assim como as outras duas presentes no certame. A quarta equipe da marca será a MTEK e seus pilotos ainda não estão definidos.

“Como vocês podem ver, há muitas razões para nós olharmos para a frente para o próximo ano. Uma coisa é certa, porém: não será possível repetir este sucesso histórico que foi vencer o título em nosso ano de retorno”, concluiu Marquardt.

Como o desenvolvimento dos carros foi congelado, os bólidos usados em 2013 serão basicamente os mesmos que terminaram 2012. A última data para a homologação de novas peças foi 15 de outubro, pouco antes da etapa de Hockenheim. Novidades, só se peças homologadas dentro do prazo foram guardadas para testes de pós e pré-temporada.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube