Audi confirma participação com dois carros no restante da temporada do WEC, incluindo etapa brasileira

Líder do WEC, o Mundial de Endurance, a Audi terá dois carros competindo nas cinco etapas que restam da temporada de 2012: um e-tron quattro, o modelo híbrido, e um R18 ultra

Conquistada a primeira vitória de um carro híbrido nas 24 Horas de Le Mans, a Audi anunciou os planos para as cinco provas que restam no calendário de 2012 do WEC, que incluem as 6 Horas de São Paulo, marcadas para o dia 15 de setembro. A montadora de Ingolstadt reduzirá sua operação pela metade, e contará com um modelo de cada dos que competiram na França: um Audi e-tron quattro e um Audi R18 ultra.

O e-tron quattro híbrido estreou nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, em maio, mas foi batido pelo modelo mais antigo da Audi, o R18 ultra. Em Le Mans, enfim veio a vitória do protótipo lançado em 2012. Na realidade, uma dobradinha, com o trio formado por André Lotterer, Marcel Fässler e Benoit Tréluyer na primeira colocação, seguido por Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish. O melhor ultra, comandado por Marco Bonanomi, Oliver Jarvis e Mike Rockenfeller finalizou em terceiro.

O Audi e-tron quattro se tornou o primeiro carro híbrido a vencer nas 24 Horas de Le Mans (Foto: Facebook)

Daqui em diante, o trio vencedor da mais importante prova do endurance mundial seguirá ao volante do e-tron quattro, ao passo que Kristensen e McNish – agora sem a companhia de Capello, que anunciou sua aposentadoria na semana passada – pilotarão o segundo carro da montadora, um R18 ultra.

Ainda acompanhados de Capello, os Kristensen e McNish venceram na abertura do WEC, nas 12 Horas de Sebring, em março, nos Estados Unidos. Os três são os líderes do campeonato de pilotos do WEC, com 77 pontos, com 6,5 a mais que Lotterer, Fässler e Tréluyer.

Antes da etapa paulista, o WEC retomará suas atividades no fim de agosto, no dia 26, em Silverstone. Depois que o circo passar pelo Brasil, rumará ao Oriente, para provas no Bahrein, em 29 de setembro, em Fuji, no Japão, em 14 de outubro e em Xangai, na China, em 27 de outubro.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube