BMW Team Brasil aproveita pausa do Mundial de GT para treinar pit-stops pensando em disputa das equipes

Disputa paralela do Mundial de GT, campeonato de pit-stops do campeonato dá prêmio de aproximadamente R$ 5,2 mil para o time vencedor de cada etapa

Nas etapas do Mundial de GT, além da disputa na pista, há uma competição paralela, de menor porte, envolvendo as equipes: o campeonato de pit-stops. A cada etapa, a equipe que efetuar o melhor trabalho nos boxes é premiada com aproximadamente R$ 5,2 mil e, no fim do ano, os melhores da temporada serão declarados os campeões.

E a equipe brasileira da categoria, o BMW Team Brasil, está se dedicando a melhorar o trabalho de pit-stop nesta longa parada do calendário – a próxima corrida acontecerá apenas nos dias 6 e 7 de julho, na Holanda. Chefe da esquadra, Washington Bezerra afirmou que, em meio aos treinamentos, as trocas de pneus já melhoraram 10s.

Zonta e Jimenez formam uma das duplas do BMW Team Brasil (Foto: Vimages/Fabre)

“Nosso desempenho nos pit-stops já melhorou muito. Começamos o ano em 31 segundos, já conseguimos chegar aos 25 na corrida e, nos treinamentos, alcançamos a marca de 21 segundos”, relatou. “O ideal é 19, que é onde queremos chegar. Temos trabalhado constantemente para melhorar a nossa marca.”

Só que a rotina de treinos não pode ser muito puxada, já que exige bastante do físico dos mecânicos. “Cada conjunto de roda e pneu tem peso superior aos 10 kg, e há momentos em que os mecânicos precisam carregar duas rodas ao mesmo tempo. Então, procuramos treinar todos os dias, em um período curto de tempo, com muitas repetições. Treinamos um pouco, e depois analisamos onde ainda dá para melhorar, todo mundo contribui com ideias,” completou.

A liderança do campeonato de pit-stops está nas mãos da equipe belga WRT, dos pilotos Edward Sandström e Frank Stippler. Os brasileiros aparecem em oitavo (Ricardo Zonta e Sérgio Jimenez) e 11º (Cacá Bueno e Allam Khodair).

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.