Cacá avalia sétimo lugar no grid em Nogaro como “razoável” e Khodair prevê largada cautelosa

Cacá Bueno e Allam Khodair conquistaram o sétimo lugar no grid da corrida de classificação em Nogaro, na abertura da temporada 2013 do GT Series. A dupla do BMW Team Brasil se mostrou otimista com o restante do fim de semana no circuito francês


O segundo dia de atividades de pista no circuito de Nogaro, que recebe a abertura da temporada 2013 do GT Series neste fim de semana, foi de significativa evolução para a dupla do BMW Team Brasil, formada por Cacá Bueno e Allam Khodair. Guiando pela primeira vez no circuito francês, os brasileiros levaram um tempo para se adaptarem ao carro e também à pista, mas já neste sábado (30) começaram a colher melhores resultados. Líderes do segundo treino livre, Khodair e Cacá conquistaram o sétimo lugar do grid da corrida de classificação, que será disputada no domingo e vai definir o alinhamento da corrida principal, na segunda, 1º de abril, feriado na Europa.

Cacá guiou o BMW Z4 GT3 #0 no Q1 e no Q3, a Superpole, alcançando a sétima marca da sessão. Ao avaliar o resultado na classificação, o piloto carioca, pentacampeão da Stock Car, considerou “razoável”, mas disse que esperava algo melhor. Bueno entende a falta de aquecimento dos pneus acabou prejudicando o desempenho do carro bávaro em Nogaro.
Cacá disse que classificação foi razoável (Foto: Pro Photos)

“Foi razoável. Esperava um resultado melhor, principalmente porque o carro evoluiu de ontem para hoje”, contou Cacá em entrevista à assessoria de imprensa da BMW. “Na primeira parte, andei bem mais perto dos líderes, consegui ser P6, mesmo sendo atrapalhado e tendo problemas com o aquecimento dos pneus. No segundo treino, o Allam também teve problemas com os pneus e só virou no final, com os pneus já bem gastos. E, no Q3, ficamos na média, terminando em sétimo”, avaliou.

“Mas, infelizmente, não achamos uma solução para o aquecimento dos pneus. Quando eles esquentam, andamos entre os quatro primeiros, mas nas duas primeiras voltas lançadas, ainda estamos lentos e, como pela regra, no Q3 só valem duas voltas lançadas, não conseguimos a temperatura ideal”, acrescentou Bueno.

Khodair se mostrou mais satisfeito com o resultado em si, mas destacou as condições climáticas bastante inconstantes, que, na opinião do ‘japonês voador’, foi determinante para impedir uma performance melhor do carro bávaro no circuito francês. “Tivemos chuva nos dois treinos livres e tudo isso atrasou a evolução da equipe. Por isso, estar largando em sétimo, entre 24 carros, é positivo. Vamos tentar duas ótimas corridas para marcar pontos.”

Para o paulista, o importante para domingo é adotar uma tática conservadora, sobretudo na largada, para conseguir somar bons pontos logo na estreia no GT Series. “A corrida de amanhã não vale muitos pontos, mas define o grid de largada da prova principal, na segunda. Então tem de largar com precaução, para não jogar fora a corrida. E ainda teremos o pit-stop, que é diferente da GT no Brasil e temos de treinar bastante também.”

O regulamento compreende a distribuição de pontos apenas para os seis primeiros colocados da primeira corrida do fim de semana. Já a segunda e derradeira etapa oferece pontos aos dez melhores posicionados. Em cada uma das provas, a duração é de uma hora, com a janela para troca de pilotos entre os minutos 25 e 35.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.