Campeã de tudo, BMW comemora temporada “sensacional, incrível e inacreditável” no retorno ao DTM

A BMW não conquistou apenas o título de pilotos, com Bruno Spengler. O resultado da prova de Hockenheim deu à marca também os títulos de equipes e montadoras da categoria em 2012

Desde 1992 que a BMW não disputava uma temporada no DTM. E o ano de 2012, que marcou o retorno de uma das principais montadoras da Alemanha à categoria, não poderia ser melhor. A extensa preparação resultou na conquista de todos os títulos em jogo: o de pilotos, o de equipes e o de montadoras.

Durante o último fim de semana do campeonato, a BMW se mostrou bem mais forte que suas adversárias. Bruno Spengler venceu e faturou o título de pilotos, Augusto Farfus largou na pole-position e chegou em terceiro e ainda viu Dirk Werner, Andy Priaulx e Joey Hand pontuarem. Os resultados garantiram também as conquistas coletivas.

Marquardt recebe Spengler após a vitória em Hockenheim (Foto: BMW)

A equipe campeã foi a Schnitzer, de Spengler e Werner, quinto colocado neste domingo (21). Na competição das marcas, a BMW terminou o ano com 346 pontos, contra 335 da Audi e 329 da Mercedes, que caiu muito de rendimento nas provas finais. O mais é impressionante é que a BMW disputou o campeonato com dois carros a menos – já é certo que, em 2013, a marca alinhará oito carros, assim como suas concorrentes.

A BMW também foi a marca que mais venceu nas dez provas da temporada. Venceu em metade delas: foram quatro vitórias de Spengler (Lausitz, Nürburgring, Oschersleben e Hockenheim, todas na Alemanha) e uma de Farfus (Valência, na Espanha).

Todos estes feitos deixaram Jens Marquardt, o diretor-esportivo da montadora, extasiado. “Sensacional. Incrível. Inacreditável. Eu ainda não posso acreditar no que aconteceu aqui”, declarou o dirigente. “Muitos parabéns a Bruno Spengler e à equipe Schnitzer por vencer os títulos de pilotos e equipes”, disse.

“Este é um grande dia para todos na BMW. Voltamos para o DTM após uma ausência de quase 20 anos e queríamos ser competitivos o mais rápido possível. Agora estamos aqui, em Hockenheim, e eu estou falando de vencer os três títulos na nossa temporada de retorno”, comemorou Marquardt.

“A BMW escreveu um novo capítulo na história do automobilismo hoje. Estou inacreditavelmente orgulhoso do meu time”, concluiu Marquardt, antes de antecipar que a festa do título deve ser das boas: “A noite será longa”.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias do GP direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.