Duas corridas, dois carros na primeira fila de cada uma delas. Foi isso que a Citroën conseguiu garantir na classificação realizada neste sábado (11) para a rodada dupla de Portugal do Mundial de Carros de Turismo (WTCC).
As pole-positions ficaram nas mãos do argentino José María López, que domina o campeonato até aqui, e do chinês Ma Qing Hua. Cada um terá ao lado, respectivamente, os colegas de time Sébastien Loeb e Yvan Muller.
No WTCC, o grid da segunda corrida é invertido em relação ao da primeira. Assim sendo, Muller e Qing Hua, nono e décimo, ficam com a pole da prova 2. A marca francesa claramente abriu mão dos tempos de volta com estes dois pilotos, com o chinês sendo 1min mais lento que López.
Entre os mais rápidos, a volta de 'Pechito' ficou na casa de 1min58s515. Segundo, Loeb foi 0s575 mais lento. 0s8 acima da marca do atual campeão, o francês Hugo Valente larga na terceira posição com o Chevrolet da Campos, seguido pela dupla da Honda, Norbert Michelisz e Gabriele Tarquini.
Esta é a primeira vez que o WTCC passa por Vila Real, retornando a Portugal dois anos após correr em um circuito de rua em Boa Vista. Na cidade do norte da pátria-mãe, foi montado um extenso e veloz circuito de rua. A cidade tem tradição de corridas urbanas desde a década de 1930, sendo que, na época, muros de pedra definiam os limites da pista. No entanto, houve uma pausa nos eventos desde um acidente fatal em 1991.
O traçado tem 24 curvas e mais de 7 km. Tiago Monteiro, piloto da casa, definiu a pista como uma mistura de Macau e Nürburgring Nordschleife.
Os pilotos chegaram a reclamar no briefing de duas chicanes ridiculamente lentas, que serão mudadas, mas apenas para o próximo ano. Uma delas, os carros chegam a reduzir a 41 km/h para contornar. "Fora isso, é uma pista fantástica. Rápida, sinuosa, empolgante, um desafio de verdade. O problema é só que toda volta você quase para", falou Rob Huff.
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